O uso de carvão em substrato encharcados

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
ttorres
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 12 Jun 2013, 12:21
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por ttorres »

De fato não pretendo utilizar o carvão em meu cultivo mas para quem anda apanhando do carvão vegetal, acredito que o carvão ativado tenho um efeito similar alem de já vir em forma de pedriscos, acho que seria valido estudarmos a utilização do mesmo em substratos assim como comprovar se existe relação do carvão vegetal com algas.


[url=http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=24&t=11152]Growlist & Wishlist[/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Em uma pinguícula gigantea eu usei bastante carvão no substrato e ela está muito bem. É sphagnum + carvão + vermiculita e nem lembro a porcetagem.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Torres,

O carvão vegetal comum pode ser visto como substrato, por causa de suas caracteristicas. Para conhecer outras opções de substrato veja este Tópico

O carvão vegetal ativado tem propriedades adsortivas ampliadas. Pode ser utilizado na composição do substrato.

Carvão Vegetal ATIVADO

fitoterápico , o carvão vegetal para uso medicinal provém de certas madeiras moles e não resinosas (extraído de partes lenhosas, cascas e serragens), obtidos por combustão incompleta, o que lhe confere a capacidade adsorvente.

Utilizado para remoção de gases tóxicos  devido a sua capacidade adsorvente sendo um material extremamente poroso. Entre os índios brasileiros  também há registro de uso, misturado às gorduras animais no tratamento de tumores e úlceras malignas

Devido a sua rapidez de ação, o carvão vegetal é considerado ainda um agente útil no tratamento de envenenamentos. O carvão ativado liga-se ao tóxico residual no lúmen do trato gastrointestinal e reduz rapidamente a absorção deste.

Tem a propriedade de adsorver substâncias que, em contato com bactérias intestinais, contribuem para a produção de flatulência. Diante dos resultados de estudos, o uso do carvão vegetal é indicado em casos de dores no estômago, mau hálito, aftas, gases intestinais, diarreias infecciosas, desenteria hepáticas e intoxicações.

Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

observando um pq vaso q fiz para germinação de cactos, cismei de testar o mesmo substrato (só areia e carvão moído, nada mais) e a muda q plantei está a 2 meses. no vaso dos cactos fiz 2 pq's buracos e coloquei uma muda de aphorodite e uma folha de gigantea. a muda tá ok, a folha duas para tres semanas aparenta 2 mudas vindo.

por hora somente carvão e areia aparenta as ping's terem aceito, embora é cedo e estão em observação.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem