O que será?

Assuntos diversos, sobre qualquer assunto que não seja plantas.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

O que será?

Mensagem por Edson Poscai »

Pessoal,

recebi de uma amiga a doação de lentilha d'água, esta tem uns 20 dias e está em observação. não troquei a água nenhum dia, mas estou diariamente olhando com lentes para ver qto ao surgimento de dengue. está sendo uma experiência proposital.
há dias atrás vcs observaram minha vontade de ter um peixe junto aos vasos. esta planta para vetar parcialmente o sol, fazer sombra e eu ter um peixe para prevenir/evitar a dengue. esta ideia eu deixei de lado, mas continuo em observação a planta e primeiramente a água.

a planta:

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/lentilhadagua.jpg[/thumbnail]

A pequena planta aquática Spirodela polyrrhiza,“duckweed”, no Brasil conhecida como “lentilha d’água”. Foto de Mike Yablonski
fonte: https://www.ecodebate.com.br/2009/04/09 ... ir-etanol/

hj em meu observar, em uma das plantas vi algo se mexer e me despertou tamanha curiosidade de saber o que é. eu acostumado com a palavra carnívora, logo imaginei uma larva(?) carnívora caçando. lembrando q neste pote plástico tem uns 20 dias sem troca de água.
gravei, ficou péssimo, mas espero que consigam ver.

[BBvideo 640,480][/BBvideo]

observem uma pq larva, cor creme se mexendo, observem a folha escura me mexendo e outra ou a parte desta q tbm aparece deste outro lado. será díficil ver esta minúscula larva. observem para ajudar a sombra q se faz.

eu devia esperar mais acompanhando o desenvolvimento. mas minha ansiedade é tamanha... será um verme, será o inicio de formação de óvulos da dengue, será uma larva q caça?

os movimentos aparentam caçando, ou é impressão minha?

*não reparem o tremer do inicio do vídeo onde tive q focalizar, aumentar a lente do cel e usar lente de aumento.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 290
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 49 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Isso é um larva/verme, agora do que eu não sei, mas não da dengue, a da dengue desde bem pequenininha, mas bem pequena mesmo, já tem o formato característico, essa larva/verme aí eu já vi duas vezes aqui em casa, na primeira vez foi nos vasos das dioneias que comprei do Japa, a segunda foi nessa semana em um pratinho com água que eu deixo um dos vasos em cima, porém na cor vermelha, parece que elas se alimentam de outros micro-organismos que estão na água. Nojento.....


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

parece que elas se alimentam de outros micro-organismos que estão na água. Nojento.....
foi isso q pensei tbm pelos movimentos aparentam ser de caça.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Edson, o uso da Lentilha-d'água em conjunto com o peixe Betta (ou o Colisa) é uma ideia genial. Esta técnica já é usada há alguns anos por cultivadores de PCs e plantas aquáticas com relativo sucesso.

Agora quanto a esta larva (ou verme, sei lá) aquático, saiba que o mesmo é inofensivo servindo aliás como linha de frente para combater a Dengue uma vez que a mesma é uma predadora voraz. Abaixo deixo um link que explica a origem desses "Bllodworms":

Bloodworm

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Edson.

São Oligoquetas, vermes anelidios assim como as minhocas, bloodworms, microfex, tubifex, sangue sugas e planárias.
Oligoquetas são vermes geralmente pequenos, não ultrapassando alguns centímetros, que se movem no substrato como minhocas, ou nadam à meia-água com movimentos serpentiformes. Sua cor é variável, desde animais brancos ou incolores até de cores avermelhadas e escuras. As mais comuns pertencem à família Naididae e Tubificidae.

Por serem animais detritívoros, a presença de um grande número destes vermes indica excesso de matéria orgânica. Alguns chamam estes vermes de "detritus worms" ou "threadworms". São hermafroditas, com alta fecundidade, se reproduzindo rapidamente quando há alimento disponível. São tolerantes à poluição, e suportam também algum grau de salinidade.

Têm um nado ordenado e costumam nadar mantendo a cabeça relativamente fixa, como uma serpente.

Com raríssimas exceções, não causam doenças, e não são prejudiciais a peixes, plantas, ou ao homem. As duas grandes exceções são as Planárias e as Sanguessugas.

Geralmente são introduzidos ao local junto com plantas, sendo com freqüência detectados durante a ciclagem, enquanto o equilíbrio biológico ainda não foi plenamente atingido.

... : joia :


Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 290
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 49 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Os vermes eu eu vi aqui são os que o Marciel disse.


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

agradeço Walace, Rodrigo e Marciel.

li atentamente o link q o Rodrigo me passou e a sua nota explicativa Marciel. Agradeço pessoal : joia :
...embora poucas espécies sejam predadoras.
mas e se forem predadoras e comerem óvulos da dengue, penso q ajudará muito. talvez até deva ser estudado.
como disse acima, esta água é a mesma q coloquei as lentilhas a mais de 20 dias. nenhuma vez troquei, nenhum sinal de dengue! será mera casualidade?

mas deixo esclarecido q olho diariamente. :geek: e irei continuar a observar.

irei torcer para serem carnívoras, se forem carnívoras, ter mais desde q não gerem outros problemas e ter em cada pote de água q deixo os pq's vasos. quem sabe...

complemento,
Em biologia chama-se detritívoros, saprófagos ou necrófagos aos animais que se alimentam de restos orgânicos (plantas ou, animais mortos), reciclando-os e retornando-os à cadeia alimentar para serem reaproveitados pelos demais organismos vivos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Detrit%C3%ADvoro

penso então não serem possíveis caçadoras de larvas de dengue. mas ao mesmo tempo, o mesmo link diz q ...embora poucas espécies sejam predadoras. irei acompanhar.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 290
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 49 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Rapaz..... duvido um pouco que ele possa comer larvas ou ovos da dengue, em um pratinho aqui entre 3 a 4 dias tem ovos e eles são maiores que esse verme pouca coisa. Vou fazer um teste aqui na próxima vez que eu for lavar o prato(na verdade é uma tampa).


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Edson,

Estou fazendo o teste aqui com lebiste estou tendo sucesso contra dengue. Utilizo poucos recursos nos vasos porém o mesmo apresentam estar saudável.
Estou atrás dessa porção de lentilha d'água caso abra uma doação. :mrgreen:


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Estou fazendo o teste aqui com lebiste estou tendo sucesso contra dengue.
opaaaa boa notícia : joia :
Estou atrás dessa porção de lentilha d'água caso abra uma doação
sinto, mas irá demorar e muito. você observando no vídeo verá q tenho pouco (ganhado recentemente). mas muitas daquelas folhas estão subdividida em mais de 20. penso em breve se soltarem e ter bem mais. o q consegui fácil aqui onde resido foi alface d'água e salvínia, mas me desfiz destas. estas só para gdes espaços.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem