O 'pH' da chuva ácida

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

O 'pH' da chuva ácida

Mensagem por MarcielS »

Chuva ácida
Se você morar no campo, verá marcas de árvores enfraquecidas e mortas. Se morar na cidade, verá construções de pedra deterioradas, riscos no capô do carro ou grades e estátuas metálicas corroídas. Você pode observar os efeitos da chuva ácida praticamente em todo lugar, mas com a atenção do público e da mídia voltada para a ameaça do aquecimento global, a chuva ácida foi deixada de lado. O castigo do céu parece um problema do século XX - uma questão tratada nas décadas de 80 e 90 pela legislação.

A chuva ácida ocorre com mais freqüência no Hemisfério Norte - a parte mais industrializada e poluída do globo. Os ventos podem soprar os gases das chaminés altas e carregar os poluentes para longe, atravessando estados e fronteiras nacionais no processo. Pode não ter a mesma abrangência global que os gases de estufa, mas é um problema transfronteira, conseqüentemente, internacional.

Também conhecida como deposição ácida, é provocada por emissões de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NOx) de usinas de energia, carros e fábricas. Fontes naturais, como vulcões, incêndios florestais e relâmpagos também contribuem para a poluição feita pelo homem. SO2 e NOx tornam-se ácidos quando entram na atmosfera e reagem com o vapor d'água. Os ácidos nítrico e sulfúrico resultantes podem cair como deposições secas ou úmidas. A deposição úmida é a precipitação: chuva ácida, neve, granizo ou neblina. A deposição seca cai como particulados ácidos ou gases.

O pH da chuva ácida
Os cientistas expressam a acidez da chuva ácida usando a escala de pH. A escala define a acidez, a neutralidade ou a alcalinidade de uma solução com base em sua concentração de íons de hidrogênio. Os ácidos possuem uma alta concentração de íons de hidrogênio e um baixo pH. A escala varia de zero a 14, com a água pura a um 7.0 neutro. A maior parte da água, no entanto, não é exatamente pura. Mesmo limpa, a chuva normal possui um pH de aproximadamente 5.6. Isso porque ela reage com o dióxido de carbono na atmosfera e forma o ácido carbônico levemente ácido antes de se transformar em chuva.

A chuva ácida possui um pH de 5.0 ou menos. A maior parte da deposição ácida varia de pH 4.3 a 5.0 - algo entre a acidez do suco de laranja e do café preto. Mas a comparação entre a chuva ácida e os ácidos naturais e seguros pode ser enganosa. Mesmo sendo mais fraca, a chuva ácida destrói os ecossistemas, impedindo o crescimento de plantas sensíveis e matando ovos aquáticos delicados.
Os programas que monitoram a chuva ácida analisam o conteúdo de hidrogênio para determinar o pH. Eles também medem as concentrações atmosféricas de ácido nítrico, nitrato, dióxido de enxofre, sulfato e amônio. Nos Estados Unidos, o NADP (National Atmospheric Deposition Program - Programa Nacional de Deposição Atmosférica) supervisiona a deposição úmida, enquanto o CASTNET (Clean Air Status and Trends Network - Rede de Tendências e Status do Ar Limpo) observa a deposição seca. O monitoramento da deposição ácida ajuda a determinar as cargas críticas, ou a quantidade de poluentes que um ecossistema pode suportar antes de ser prejudicado. As cargas críticas precisas ajudam a estabelecer metas eficazes de reduções do SO2 e NOx.

Ácido Carbônico + Chuva
Na ausência de qualquer contaminante atmosférico, a água precipitada pela chuva é levemente ácida, sendo de esperar um pH de aproximadamente 5,2 a 20 ºC, valor inferior ao que resultaria se a solução ocorresse em água destilada (pH = 5,6) devido à presença de outros compostos na atmosfera terrestre não poluída.[3] Essa acidez natural, apesar de localmente poder ser influenciada pela presença de compostos orgânicos voláteis e de óxidos de azoto gerados por trovoadas, resulta essencialmente da dissociação do dióxido de carbono atmosférico dissolvido na água, formando um ácido fraco, conhecido como ácido carbónico, segundo a reacção:
CO2 (g) + H2O (l) ? H2CO3 (aq)

O ácido carbónico sofre ionização em solução aquosa, formando baixas concentração acidificantes de iões hidrónio:
2H2O (l) + H2CO3 (aq) ? CO32- (aq) + 2H3O+(aq)

A ionização acima referida ocorre tanto nas gotículas de água atmosférica (nas nuvens, nevoeiros e neblinas), na água existente na superfície de gelos ou cristais de neve e ainda no orvalho e na água adsorvida em partículas sólidas em suspensão no ar. É devido a essa multiplicidade de vias de formação que o termo chuva ácida, apesar de muito difundido, deve ser preferencialmente substituído por deposição ácida, já que a acidificação da precipitação, com todas as consequências ambientais resultantes, pode ocorrer na ausência de chuva.

Em resultado dessa acidez natural, o limite para se considerar a precipitação como ácida é em geral um pH inferior a 4,5 (a 20 °C), o que corresponde a precipitação que contém concentrações mensuráveis de um ou mais ácidos fortes e que pela sua acidez causa comprovados efeitos negativos sobre as plantas, os organismos vivos aquáticos e as estruturas construídas e equipamentos com os quais entre em contacto.

Águas das superfícies
As águas das superfícies e seus ecossistemas frágeis talvez sejam as vítimas mais famosas da chuva ácida. A maior parte da precipitação que penetra um lago, rio, canal ou pântano deve primeiro passar pelo solo e infiltrá-lo. Todo solo tem uma capacidade de tamponamento, ou capacidade de resistir às mudanças da acidez e alcalinidade. A capacidade de tamponamento do solo determina a acidez de um corpo de água. Se a capacidade for baixa, ou se tiver chegado ao limite, a chuva ácida poderá passar sem ser neutralizada.

A maioria dos seres vivos vive confortavelmente a um pH quase neutro - longe do pH 7.0, e os organismos delicados começam a morrer. O plâncton e os invertebrados são sensíveis às mudanças de acidez e acabam morrendo primeiro. A um pH 5.0, as ovas de peixes degradam e os filhotes não conseguem se desenvolver. Os peixes adultos e as rãs às vezes podem tolerar a acidez que chegue a pH 4.0, mas eles morrem de fome à medida que suas fontes de alimentos mais fracas morrem. Quando a chuva ácida quebra a cadeia alimentar, a biodiversidade se reduz.
A deposição de nitrogênio da chuva ácida também prejudica as águas costeiras e os estuários. A água rica em nitrogênio suporta o crescimento maciço das algas e sua proliferação. As bactérias decompõem as algas mortas, proliferam-se e absorvem o oxigênio disponível da água. Peixes, moluscos, ervas marinhas e recifes de corais morrem nas águas sem oxigênio e cheias de algas. Os cientistas estimam que de 10% a 45% do nitrogênio produzido pelo homem que chega nas águas costeiras originam-se da deposição atmosférica.
A maioria dos corpos de água ácidos não parece poluída. À medida que a matéria orgânica que decai se assenta, a água acidificada pode parecer clara e azul. Algumas espécies, como junco e musgo, podem se desenvolver em condições ácidas. Mas as verduras e as águas límpidas não suportam ambientes nocivos. Há uma queda da diversidade, e as espécies sem predadores geralmente crescem de modo preocupante.

Fonte: Environmental Protection Agency - (Agência de Proteção Ambiental)
Fonte: ambiente.hsw.uol.com.br
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Chuva
Colaboração de Daniel Souza.
Editado pela última vez por MarcielS em 27 Jan 2011, 14:04, em um total de 2 vezes.


crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Material interessante, bom saber um pouco sobre o ph da chuva.

Parabéns, valeu pela contribuição!! :D


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito boas as informações, obrigado por compartilhar : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Concordo! Ótimo material é sempre bom aprender um pouco mais! : joia :


Fabio Castro


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Olha belo material... não sabia que era tão prejudicial a chuva acida. É uma pena os Paises de potencia não se preocupa tanto quanto os pequenos, poderia ter uma lei mundial pra essas coisas... E os humanos deveriam pensar menos em dinheiro, poder e petroleo. O raça maldita...

valeu pelo material Marciel...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

O problema é que mesmo tendo as leis, para alguns paízes 'não vale a pena' cumprí-las...
O protocolo de Kyoto, por exemplo, os EUA preferem pagar a multa por poluir do que poluir menos e não pagar... Eles acham que vale a pena, não enxergam a situação do planeta... Tinham que ter mais punições para isso, assim começaria a 'valer a pena' cumprir essas leis...

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Para os EUA o planeta é eles... o resto que se lasque...

=/


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem