Novo tipo de luz artificial eficiente, barata e fácil

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

rdrgobra escreveu:...quando as dróseras crescerem irei alimenta-las manualmente
Há quem alimente suas plantas com ração de peixes Lorran, dê uma vasculhada no fórum que se não me engano existe um tópico que trata disso.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Dá para otimizar o crescimento de Droseras.

Esse tópico fala sobre isso.

Abç


Avatar do usuário
Lorran Kajola
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 12 Jan 2013, 12:40
Localização: Resende RJ
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 8 vezes
Contato:

Mensagem por Lorran Kajola »

Nossa valeu a dica aew galera : joia :

irei fazer isso em minhas pequeninas dróseras amanha mesmo :lol: :lol: :lol:


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Como esse tópico está sempre em evidencia hoje eu percebi um detalhe, que está abaixo.
A luz solar é um composto de todas as cores e as plantas só absorvem as cores vermelha (75%) e azul (25%)
Eu penso que essa informação não está correta, essa quantidade de absorvição de luz vai depender de planta para planta.

Como foi dito no inicio desse tópico a luz solar é composta por todas as cores e está correto, mas as cores que enxergamos é justamente a que não é absorvida.

Exemplos:
1- Plantas verdes, absorvem todas as cores e refletem o verde
2- Plantas vermelhas, absorvem todas as cores e refletem o vermelho
3- Uma planta que é verde e vermelha estão jogando essas cores fora.
4- Uma dionaea da variedade vermelha, não aproveita nada dessa cor refletindo tudo.

As cores que enxergamos de qualquer objeto é um principio básico da física, o objeto está absorvendo uma gama enorme de cores e refletindo outra gama.
O unico objeto que absorve todas as cores é o preto, pois absorve tudo e não reflete nada. Um objeto branco é ao contrário, não absorve nada e reflete tudo.

Com isso explicado eu prefiro a luz do dia 6400k tubular que mais se aproxima da luz solar e para complementar uma lampada que forneça UV.


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:Com isso explicado eu prefiro a luz do dia 6400k tubular que mais se aproxima da luz solar e para complementar uma lampada que forneça UV.
Paulo este tipo de lâmpada não é perigoso por emitir radiação que pode provocar câncer?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:
Paulo escreveu:Com isso explicado eu prefiro a luz do dia 6400k tubular que mais se aproxima da luz solar e para complementar uma lampada que forneça UV.
Paulo este tipo de lâmpada não é perigoso por emitir radiação que pode provocar câncer?

Abs,

Rodrigo F. Costa
Rodrigo,

No meu caso não existe perigo, pois a estufa é envolvida com papel alumínio, então não existe vazamento.

Já no caso em que as estufas não tem essa proteção, não é recomendado.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Blza, Paulo.. Você tem razão em parte e sua dúvida faz sentido mas o que acontece é o seguinte, a informação está correta.
Na verdade não é a planta como um todo que absorve ou reflete apenas essas cores. No caso da molécula de clorofila, que está dentro dos cloroplastos, é ela que absorve exclusivamente o vermelho e o azul durante a fotossíntese, então são esses comprimentos de onda que importam no processo e isso explica o uso das lâmpadas de crescimento em estufas, que potencializam isso e podem tornar o gasto de energia mais eficiente.

Mas temos que lembrar que existem outros pigmentos na folha que inclusive podem auxiliar a fotossíntese, como alguns carotenoides, que tem outro comportamento/função e geralmente refletem amarelo e alaranjado. Também existem pigmentos hidrossolúveis que algumas plantas armazenam em vacúolos nas células, tem certos casos que a quantidade é muito desproporcional e acaba mascarando a presença dos cloroplastos, mas eles estão lá cumprindo seu papel e fazendo fotossíntese. Um caso assim é o da trapoeraba roxa, que acumula antocianina dessa forma nos vacúolos e não vemos os cloroplastos senão pelo microscópio. A proporção dessas outras substâncias que dão a cor geral da folha. Podemos separar esses pigmentos pela técnica de cromatografia em papel. Pra ver os lipossolúveis (clorofila, caroteno, betacaroteno) usamos um solvente orgânico (ex. álcool) e um papel filtro. Existem técnicas diferentes e pode ser feito com qualquer planta, até no capim encontramos carotenoides (xantofilas).

Ideia legal pra feira de ciências:
pontociencia.org.br/experimentos-intern ... +CLOROFILA
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc20/v20a10.pdf
ebah.com.br/content/ABAAAAWAUAL/separac ... matografia

Abço


minervino
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 03 Ago 2013, 17:41
Localização: São Paulo
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por minervino »

Prezados, estava lendo este tópico e me deparei com a possibilidade de compra desta lâmpada (já fiz compras nesse site muitas vezes) : https://dx.com/p/2w-led-green-house-gro ... ening-8372

Tem outras parecidas, mais potentes. Gostaria de saber o que vocês acham


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Parece que é a lâmpada adequada, mas a prudência me diz para esperarmos a opinião de foristas que utilizem iluminação artificial antes de dar o assunto por encerrado ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Minervino,

Além de caro 2w é muito pouco. Será necessário no mínimo 10w de LED por m².

No anúncio não menciona o ângulo de abertura do facho de luz, que deve ser o menor possível.

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem