Nova nepenthes nascendo a partir da primeira

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Nova nepenthes nascendo a partir da primeira

Mensagem por alinec »

Pessoal, da minha nepenthes alata nascendo a partir da parte de baixo do caule da primeira. O que e isso? Ela esta nascendo daquela parte bem seca da primeira planta e essa nova esta com varios ascideos. Isso e normal? E para deixar assim mesmo? Prestando atençao hoje notei que parece que o mesmo acontecerá com minha N.sanguinea X N. rafflesiana ´nivea` tem uma coisinha de menos de 1 cm saindo dela.

Obrigada

Aline


Avatar do usuário
Vinicius12
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 247
Registrado em: 14 Abr 2015, 16:28
Localização: Campina Grande-PB
Agradeceu: 23 vezes
Agradecimentos: 78 vezes

Mensagem por Vinicius12 »

Você poderia postar uma foto para podermos discutir melhor a respeito!


"Falar muito de si mesmo pode ser um jeito de esconder aquilo que realmente é."

(Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Aline.

Bom sinal. : joia :

Suas Nepenthes estão crescendo. São brotos nascidos a partir das gemas axiais. As condições que dispõe para suas plantas estão boas, visto que estão brotando.

Como disse o Vinicius, fotos ajudam a ter uma informação mais precisa. 8-)

Abç


alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por alinec »

Aqui a Nepenthes que nasceu no caule da outra (não consigo controlar a população de Droseras nos vasos!)

[thumbnail]https://www.tickimg.com.br/uploads/_novanep1.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://www.tickimg.com.br/uploads/_novanep2.jpg[/thumbnail]

Essa nep está assim, é lagarta?

[thumbnail]https://www.tickimg.com.br/uploads/_novalagarta.jpg[/thumbnail]

Aqui a outra Nep, que disse que é pequenininho o que nasceu

[thumbnail]https://www.tickimg.com.br/uploads/_nepgrande1.jpg[/thumbnail]

Uma dúvida, essa Drosera maior (a que tem 2 iguais), eu nunca a comprei, ela nunca veio no vaso de outra, faz 9 meses que comprei a planta que está no vaso que ela nasceu e faz cerca de 2 meses que essa plantinha nasceu aí, que espécie é?

[thumbnail]https://www.tickimg.com.br/uploads/_novaqual.jpg[/thumbnail]


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Vamos lá:

1) Conforme dito, é normal as Nepenthes ativarem gemas axiais e brotos basais (que saem direto do solo), portanto pode ficar sossegada que isto é sinal de que a planta goza de boa saúde.

2) É possível que sua planta esteja sendo atacada por lagartas e, neste caso eu sugiro que fique de olho perincipalmente a noite q e de manhã que é quando esses insetos procuram se alimentar.

3) Meus parabéns, pois comprou uma Neps e de brinde veio uma D. adelae. Esta espécie de Drosera não aprecia Sol pleno (diferente das demais plantas deste género), de forma que seria prudente deixá-la aonde esta ou se quiser replante-a num vaso a parte e protegida do "astro rei" ;).

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por alinec »

Obrigada pela resposta.

A outra nepenthes é o mesmo caso de broto basal, que está pequenininho? e eu deixo assim, uma "pendurada" na outra ou tem que separar?

Quanto a lagarta fucei e não encontrei nada =/

Na foto das mudinhas, a folha que só aparece um pedaço é uma adelae que veio junto com uma nep, e por sinal nunca está bem e nunca esteve bem, vive vermelha e sem mucilagem (eu a deixo junto com as nepenthes, não por saber que deveria fazer isso, mas não tinha onde por e sou meio procrastinadora), as outras 2 pequenininhas são adelae também? Nunca vi flor, nunca vi semente, nunca vi nada, essas 2 pequenininhas simplesmente apareceram do nada.

Outra coisa, enquanto eu estava viajando acho que minha mãe esqueceu de por água na minha sarracenia e ela ficou completamente queimada, achei que estava morta. Eu tirei do substrato e podei inteira, tirei parte do sphagnum que estava sem condições, coloquei ela de volta, parte dela ainda estava verdinha, a outra parte seca, conforme foto. Como disse tenho o hábito de adiar as coisas, e tem sphagnum a menos no vaso porque eu não tinha sphagnum tratado, está voltando a nascer, o que faço com essa grande parte seca? isso tudo deve ficar coberto de sphagnum ficando somente os copinhos para fora do musgo? Obrigada

[img]https://www.tickimg.com.br/uploads/_novaqueimada.jpg[/img]


Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

O certo é musgo em volta, mas se não for tratado...Minha Sarracenia secou todos os jarros, talvez seja uma época do ano que não conheço :roll:


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A sua Sarracenia entrou em dormência de forma natural, somente na Primavera ela irá retomar o seu crescimento. Mantenha o substrato úmido, mas não o encharque.

Quando as Drosera da 5ª foto (na 4ª postagem), com exceção da plantinha mais acima que é uma D. intermedia (famosa arroz de festa, hehehe) as outras duas na parte inferior são D. adeale mesmo. Esta PC não produz sementes viáveis pelo simples fato delas não se autopolinizarem, ou seja, precisam de polinização cruzada ou nada feito.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
alinec
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 56
Registrado em: 23 Out 2013, 18:56
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por alinec »

Mas e normal dormência natural em março estando calor? A sarra estava linda e enorme, quando voltei o substrato estava todo seco e os tubos verdes ainda mas murchos e caídos, ai podei tudo. Essas adelae pequenas tem as pontas das folhas arredondadas. A outra maiorzinha as folhas são bem pontudas por isso nao pensei que fosse a mesma especie. Como a adelae se reproduziu? Eu tenho D. burmani e D. intermedia em todos os vasos de forma incontrolável, esqueço de tirar as sementes e acabei perdendo totalmente o controle. D. spatulata esta em quase todos os vasos mas e menos. As Dionaea e D. capensis so se reproduziram no próprio vaso e sarras, D. binata var multifida e Neps nada de reprodução.

Essa parte escura da Sarracenia não esta seca e morta?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Normal não é, mas fazer o que se a planta quer descansar agora. Quanto a explicação para o surgimento das adelae no vaso da sua Neps, eu deduzo que uma folha da planta-mãe tenha encostado no substrato úmido e gerado esses dois clones. Esta Drosera apesar de não produzir sementes viáveis, se reproduz de forma muito eficaz por via de leaf cutting (estaquia foliar) e root cutting (estaquia de raiz).

A D. binata var. multifida também não gera sementes viáveis pelas mesmas razões da D. adelae. As suas Neps precisam atingir a maturidade para florescerem, mas como este género de PC tem sexos separados você terá que ter a sorte de ter uma planta macho e outra fêmea ou nada feito ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem