Nova espécie de Nepenthes é descoberta nas Filipinas

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Nova espécie de Nepenthes é descoberta nas Filipinas

Mensagem por rdrgobra »

Olá amigos, venho comunicar-lhes que acabaram de publicar um artigo que trata da descoberta de uma nova espécie de Neps, chamada de N. alzapan, nativa das Filipinas, Sudeste Asiático. Deixo logo abaixo o link com as informações a respeito desta PC:

Nepenthes alzapan (Nepenthaceae), a new species from Luzon, Philippines

Obs.: Esta espécie é tão recente que sequer existem fotos dela na galeria de imagens do Google :shock: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito legal Rodrigo, desta eu não sabia e pela comparação é tipo uma N. belli mais robusta e pelo desenho dela deve ser uma planta muito bonita, cresce a 1800m, perfeito, um dia consigo uma :mrgreen:

Valeu Rodrigo : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Felipe_Steinthaler escreveu: ...é tipo uma N. belli mais robusta e pelo desenho dela deve ser uma planta muito bonita, cresce a 1800m, perfeito, um dia consigo uma :mrgreen:
Na verdade Rodrigo e Felipe,

Essa planta é vendida a alguns anos como "N.belli - mindanao".
Como o processo de identificação de espécie é muito lento, somente agora ocorre a 'descoberta'. 8-)

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

MarcielS escreveu:Essa planta é vendida a alguns anos como "N.belli - mindanao".
Como o processo de identificação de espécie é muito lento, somente agora ocorre a 'descoberta'. 8-)
Quer dizer então que não há nada de "recente" nesta descoberta, mas que informação interessante. Agora entendo o porque que de não achar fotos delas na Web :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

MarcielS escreveu: Essa planta é vendida a alguns anos como "N.belli - mindanao".
Legal, acho que eu não tinha ouvido falar nesta, podiam por belli highland kkk
Sempre assim, demorado para catalogarem uma espécie, enquanto isso a galera das redondesas vão cultivando ela hehe.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
gumboski
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 14 Fev 2013, 09:25
Localização: Rio Negrinho - SC
Contato:

Mensagem por gumboski »

MarcielS escreveu: Essa planta é vendida a alguns anos como "N.belli - mindanao".
Como o processo de identificação de espécie é muito lento, somente agora ocorre a 'descoberta'. 8-)

Abç
Será que é isso mesmo, Marciel?
Vi que o Rodrigo comentou isso no PCBR no post do colega Gonella, fiquei em dúvida e fui atrás (um pouco, rsss).
Embora sejam ilhas próximas, olha só as diferença de localidade:
- Luzon é a maior ilha das Filipinas, localizada ao sul, o monte Alzapan se localiza na cadeia de montanhas de Sierra Madre.
- Mindanao é a segunda maior ilha das Filipinas, localizada mais ao sul, com diversas outras montanhas mas nenhuma com o mesmo nome da Alzapan!
São áreas que, embora próximas, são claramente distintas.
Eu não acho que os coletores de N. alzapan tenham errado a localidade de coleta (até porque a coleta é muito antiga!!!), mas desconfio da informações de coletores com fins comerciais!
Marciel, de onde você tem essa informação?
Apesar de tudo seria bom se essa nova espécie realmente tivesse diversos exemplares espalhados por aí!

O exemplar tipo que dá nome a N. belli (a verdadeira) é de Mindanao e também encontrada na ilha de Dinagat!


Abraço


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem