Nepenthes que não desenvolvem o "jarro"

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Notei que ela esta atraz de uma cortina, pode ser deficiência de sol tb (explica ate o crescimento acelerado para cima em busca de sol), elas gostam de sol a fraco mais na total sombra pode ser muito pouco para ela tb, o substrato dando uma ampliada aqui parece casca de pinus mais não da para saber oq mais tem nele, ate onde sei se for composto apenas por casca de pinus pode ser um problema tb


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Frlika
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Jun 2016, 07:30
Localização: France

Mensagem por Frlika »

Edson, sim eu vi as dicas para borrifar 2 ou 3 vzs ao dia, obrigada! Qto ao local, vou deixa-la proximo a janela sem mais mudanças, é o unico local que não tem sol direto e iluminação durante todo o dia. Qto as fotos eu não troquei não rsrs postei mais 3. Qdo mudei a planta de vaso, deixei a raiz com o substrato que veio, e na emergência, completei com terra normal, que compramos em saco. As lojas aqui vendem a planta, mas não sabem informar como tratar :-(

Fatikn, obrigada pelas dicas, no inicio mudei algumas vzs de lugar pq não sabia exatamente onde coloca-la. Agora que ela cresceu, não tenho mais opções de lugar e ela fica na janela. Qto a cortina, como não tínhamos sol, ela ficava fechada. Agora com a chegada do verao o sol não esta tão forte, mas normalmente abro de manhã e como o sol da tarde é um pouco mais forte eu fecho a cortina. Mas vou evitar de mexer com o vaso e seguir todas as dicas que me foram dadas.
Assim que perceber mudanças ou encontrar um substrato bom eu posto aqui.
você disse que a sua começou a produzir jarrinhos depois de 6 meses!! kkkk verdade o problema é que temos pressa para tudo e esquecemos que até a natureza tem seu tempo!
Obrigada pelas dicas! e bom cultivo!


Lika
Avatar do usuário
Wictor
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 156
Registrado em: 26 Dez 2014, 05:38
Localização: Alagoa Grande, PB
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Wictor »

Será que ela não desenvolve os jarros por já haver disposição dos nutrientes na terra? Se eu fosse você optaria por um substrato inerte. Já que a função dos ascídios é exatamente capturar e absorver os nutrientes das presas. A planta deve ter parado de produzi-los e focado no crescimento. Mas vamos esperar a opinião dos mais experientes.


"Um homem que ousa desperdiçar uma hora do tempo não descobriu o valor da vida."
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

e na emergência, completei com terra normal
acho q será bom você trocar este substrato. não usamos terra no substrato de nep, ou de outras pc's. agora é problema saber o q você pode achar aí. talvez ache até um outro componente substituto de sphagnum e melhor. mas para esta dica, fico devendo...


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Haohmaru
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 53
Registrado em: 30 Jul 2015, 22:51
Localização: Bauru - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Haohmaru »

Galera venho passando o mesmo dilema com a minha Nepenthes, quando comprei ela estava linda e cheia de acídeos. Agora eles estão todos secando e nenhum mais nasce =/
Ela fica no mesmo lugar a mais de meses e toma sol algumas horas por dia, não sei dizer ao certo quantas.

Quando ela chegou...
Imagem

A situação atual =S
Imagem

Imagem

Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Haohmaru,

você tem borrifado água na planta toda diariamente (dias quentes mais vezes) e pelo menos 1 vez no por semana no substrato?

outra duvida, pela foto não conseguir ver bem, o substrato tá ok? lembra-se a composição deste e é mesmo o sphagnum?

lembrando tbm o fator inverno e umidade do ar (por isso a borrifação nas folhas). com estas informações terá uma resposta mais ok de nossos colegas. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Considerem a estação do ano (inverno). 8-)


Avatar do usuário
Haohmaru
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 53
Registrado em: 30 Jul 2015, 22:51
Localização: Bauru - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Haohmaru »

Edson Poscai escreveu:
você tem borrifado água na planta toda diariamente (dias quentes mais vezes) e pelo menos 1 vez no por semana no substrato?
oO não, não borrifo ela todo santo dia =/
Na verdade nunca borrifei a mesma =S
Borrifar é algo obrigatório?
E sempre rego a planta pelo pratinho, algumas vezes na semana, pra evitar água parada a longo prazo e dengue.


outra duvida, pela foto não conseguir ver bem, o substrato tá ok? lembra-se a composição deste e é mesmo o sphagnum?
Na verdade nunca mexi no substrato da mesma, possuem 3 plantas no mesmo recipiente e estou com medo de mexer e acabar matando alguma. Tive uma nep uns anos atrás e a mesma viveu uns 4 ou 5 anos com o substrato que veio, então pensei que talvez a troca agora não seria tão importante.
Qual seria a melhor época de trocar o substrato das mesmas?


lembrando tbm o fator inverno e umidade do ar (por isso a borrifação nas folhas). com estas informações terá uma resposta mais ok de nossos colegas. : joia :
Conclusão, descobri que conheço menos do que eu imaginava sobre o cultivo das nepenthes xS


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Borrifar é algo obrigatório?
não obrigatório, recomendável. eu considero a borrifar muito importante. épocas de seca, ar seco, se possível borrife pelo menos dia sim, 2 não, isso nas folhas. no substrato 1 vez por semana até pingar de excesso, épocas quentes mais vezes em ambos.

qto ao substrato, qdo a planta está pedindo trocamos o substrato. a vida útil do substrato é variável, acho viável em média a cada 2 anos ou antes se a plantar pedir. melhor época começo de set/out. épocas de temperatura melhores, não agora inverno.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Frlika
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Jun 2016, 07:30
Localização: France

Mensagem por Frlika »

Ola Pessoal!!

Depois de algum tempo que enviei a primeira mensagem com as fotos da minha Nepenthes, reclamando que ela não estava desenvolvendo acídeos, estou voltando para contar um pouco do ocorrido desses ultimos meses. Alguns de vcs me orientaram a trocar a terra por substrato e continuar a borrifar agua nas folhas pelo menos dia sim dia não. Tentei seguir essa regra a risca, mas confesso que não fiz todos os dias. Com relação ao substrato, eu acabei não mexendo, uma vez que a planta esta com bom aspecto.
Mas vamos ao assunto que interessa! Desenvolvimento de acídeos!
Como havia escrito anteriormente, mantenho a minha planta dentro de casa, pois o clima aqui não é tropical como no Brasil, no começo de julho, estavamos de ferias e iriamos passar 2 semanas fora e a minha mente ferveu.. Como a minha planta ficaria 2 semanas sem agua? Pensei em deixa-la no jardim, mas o sol aqui nessa época do ano é de lascar e o vento tb. Então sem alternativa, coloquei algumas "bolas reservas" de agua no vaso e a coloquei na sala de banho, pois era o unico lugar que poderia deixar a janela um pouco aberta para ter uma claridade solar. Partimos em viagem e eu com o coraçao apertado. Quando voltei, a primeira coisa que fiz foi correr para ver como estava a minha planta e para a minha surpresa haviam 3 ou 4 acídeozinhos ja grandinhos! E ai pulei de alegria. Depois desse dia passei a não coloca-la mais para tomar sol, pois ja havia percebido que os acídeos que começavam a nascer estavam morrendo antes mesmo da formação. Acho que a minha planta não gosta muito de sol.
Continuo borrifando agua nas folhas dia sim dia não (na medida do possivel) e sempre que chove procuro capturar essa agua para borrifar nela depois, ou então coloco o vaso para fora por alguns minutos até que o mesmo esteja bem molhado.
Estou enviando algumas fotos para que vcs possam acompanhar a evolução da minha planta.
Bom cultivo a todos e obrigada pelas dicas!!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Lika
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem