Nepenthes - Líquido dos Ascidios

Os mitos sobre o cultivo de plantas carnívoras que assombram os brasileiros.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Infelizmente não Errera, pois na água que você colocar no jarro não haverá enzimas digestivas que ajudarão no processo de digestão das presas :cry: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
viniciusferalbu
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 26 Nov 2016, 17:15
Localização: Unaí - MG
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por viniciusferalbu »

Comprei minha N. maxima, que tinha um ascídio metade superior seca, mas com líquido ainda dentro, eu aspirei com uma pipeta Pasteur e coloquei no outro ascídio que estava 100% vivo mas com pouco líquido, faz uma semana e o ascídio permanece vivo e bem colorido. Hj botei duas mini lagartas de couve dentro do ascídio, vamos ver se ela trabalha bem!


"O conhecimento não serve de nada, a não ser que se ponha em prática" Anton Tchekhov
Errera00
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 159
Registrado em: 08 Out 2016, 14:18
Localização: sao paulo - sp, itaquera
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 18 vezes

Mensagem por Errera00 »

Rdgroba, vlww pela info.

12345678901234567890


Fael
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 63
Registrado em: 18 Out 2016, 16:09
Localização: Alvorada/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Fael »

Errera00 escreveu:Se um jarro estiver sem o liQuido, apenas com um pouco d agua, e um inseto cair la e se decompor na agua... A planta retira a energia desse inseto q caio no ascidio q.cotem apenas agua????
rdrgobra escreveu:Infelizmente não Errera, pois na água que você colocar no jarro não haverá enzimas digestivas que ajudarão no processo de digestão das presas :cry: .

Abs,

Rodrigo F. Costa

Rodrigo, acredito que isso não esteja certo.

Mesmo sem o líquido digestivo/enzimático, um inseto mergulhado em água sofrerá o processo de descomposição orgânico natural (mais lento) em função de bactérias e microrganismos decompositores que atuam nesse processo. As glândulas que absorvem nutrientes da solução interior do jarro ainda estão presentes no fundo do ascídeo, mesmo sem líquido digestivo.

Então acredito que, mesmo enchendo um ascídeo com água, insetos sofrerão decomposição e a planta poderá absorver os nutrientes liberados na água pelas ação dos organismos decompositores naturais. Porém, será mais lento e menos efetivo que o efeito do liquido enzimático original do ascídeo.

Por isso, sempre encho com água 1/3 dos ascídeos vazios das minhas nepenthes. : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem