nepenthes highland - aclimatização

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

nepenthes highland - aclimatização

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Alguém por aqui já conseguiu aclimatizar as nepenthes highland?
Pelo que andei pesquisando elas precisam de calor e frio o que não é comum por aqui.


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

paulo escreveu:Pessoal,


Alguém por aqui já conseguiu aclimatizar as nepenthes highland?
Pelo que andei pesquisando elas precisam de calor e frio :roll: o que não é comum por aqui.


Abraços,


Paulo
Não entendi... :)


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Caio,

No que andei lendo é que as highland precisam de calor durante o dia uns 30C e uns 12C a noite.
O que é normal para grandes altitudes.
E aqui no Brasil não temos essa variação de temperatura nas cidades.

Por isso que pergunto se alguém já conseguiu aclimatar as highland.


Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Todos os projetos que tenho sobre cultivo de neps high ainda não sairam do papel, rs falta verba, enquanto isso vou levando as minhas ultra-high na 'gambiarra'.

Faço assim:
Troco a rega da noite por algumas pedras de gêlo em cada vaso. Ao derreterem, umedecerão o substrato com a agua em temperatura muito mais baixa que a do ambiente, garantindo uma maior diferença de temperatura entre o dia e a noite.

Dá trabalho e muitas vezes esqueço ou não tenho tempo de realizar este procedimento, mas penso que as plantas estão gostando ter as noites mais frias. : joia :


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Bela dica Marciel, gostei muito, vou ver se ultilizo este método quando estiver na primavera.

Paulo, tenho a N. x Ventrinermis que cradito que seja hibrido de uma N. ventricosa (highlander) e de N. inermis (highlander) também.
Ela se dá muito bem por aqui nesta época do ano, talez ela seja uma cruza de N. ventricosa (intermediaria) não tenho certeza, mas ela se desenvolve no inverno, com climar bem frio até de dia, e noites bem frias. Acho que o que vale mais é a quade brusca da temperatura e a alta umidade, para estas nem tanto o calor, mas poço estar bem enganado quanto a isso.

Comprei a poucos dias 7 nepenthes highlanders, agora poderei saber melhor como elas reagem por aqui.

Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Bom, por enquanto as minhas vão bem... A truncata 'pasian' passou bem o verão, mas ela é uma das highs mais fáceis... Acho que já conseguí aclimatar a N. sibuyanensis, mas ainda não passei pelo verão com ela, então não sei...
Acho que se fizer muito calor vou usar água gelada que nem o Marciel falou... Não tem problema em queimar as raízes com o frio? Tipo, pegar água direto da jarra que estiver na geladeira e molhar com ela?

Abrçao


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Bruno, acho que seria uma boa, deixar uns gelos por cima mesmo, do substrato para que ele vá derretendo sozinho, e acho que uma boa seria borrifar água bem gelada emcima delas, nas folhas e tal...


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Pessoal...

Aclimatização não é bem o que vocês explicaram... Vocês estão explicando o método de cultivo que usam... Pelo menos na minha visão... Que com toda certeza se eu estiver equivocado quero que me corrijam...

Mas vamos a matemática... Vejo aclimatação como uma transição entre x e y. Sendo x o estado que ela se encontrava( com quem te vendeu a planta por exemplo) e y estado que ela vai ficar(seu método de cultivo padrão por exemplo). O que vocês exemplificaram é o y da coisa... rs... Mas a aclimatação em si é a transição de x para y, que deve ser aos poucos para a planta sentir o minimo possível.

Bom vamos exemplificar uma Nepenthes de estufa, que geralmente tem umidade relativa á 100% e baixa taxa de contaminação(quando a estufa está em dia) de fungos e bactérias(apesar de estufas ser mais vulneráveis).
Se você tirar ela da estufa e colocar direto no sol e na umidade baixa existe uma grande chance de não suportar a mudança brusca e morrer...
Mas se você for gradativamente diminuindo a umidade, que da pra fazer com uma estufa intermediaria abrindo cada vez mais a tampa, até acostumar com umidade ambiente e após isso ir expondo ao sol pouco a pouco e cada vez aumentando um pouquinho do tempo logo sua planta estará livre da estufa e sem parar crescimento o estável que tinha dentro da estufa.

Já recebi nepenthes que sempre foram cultivados em estufas(x) e por eu não saber disso chegar aqui e introduzir direto no meu metodo de cultivo(y) e morrem...

No caso das highlander tem que fazer a mesma coisa, só muda as variáveis...
Tu tem que saber +- como o vendedor cuidava, ou ir na fonte, trata-la como em habitat.
Usando uma estufa refrigerada(usa-se gelo para refrigerar como solução barata), com umidade a 100%.
E ir adaptando aos poucos até o desejado, como usar só o gelo direto no substrato, por exemplo, ou até quem sabe conseguir colocar junto as suas lowlanders, conseguindo um crescimento estável.

Nada impede de você ir direto ao y da coisa, que não deixa de ser uma transição... Mas como já disse é uma mudança brusca demais, podendo estacionar por um bom período o crescimento da planta ou até matando-a.

Melhor ainda se o vendedor tiver um clima igual ao seu... Ai você não precisa aclimata-la, apenas acostumar com seu método de cultivo, que não deixa de ser um tipo de aclimatação, só que mais leve...

Bom a ideia que tenho de aclimatização é essa... Pode ser que eu esteja equivocado, mas acredito que não, por isso me corrijam se for necessário e opinem...

Falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

tbm acho e percebo isso!!
Acho que as palntas do Ono já vêm relativamente aclimatadas...devido a estufa mega comunitária de nepenthes que ele tem...mas qndo as compramos ela tem de passar novamente por um processo de aclimatação...
Vejo que as vezes o processo pode demorar bastante...e isso não se deve só às plantas high como tbm as low...que chegam e são submetidas aos nossos hábitos de cultivo e que por muitas vezes entram em choque...e acabamos por perder as pobrezinhas...
Não tenho plantas high e nem ultra high por não ter como aclimatá-las aqui....sendo minha cidade muito quente no verão e muito fria no inverno....são poucos os momentos de frescos e as noites não têm um queda brusca de temperatura necessária para cultivá-las...então....esse é um projeto bem futuro...


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Avatar do usuário
Japownes
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Fev 2015, 01:51
Localização: Mauá - SP
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Japownes »

MarcielS escreveu: 31 Ago 2011, 12:19 Todos os projetos que tenho sobre cultivo de neps high ainda não sairam do papel, rs falta verba, enquanto isso vou levando as minhas ultra-high na 'gambiarra'.

Faço assim:
Troco a rega da noite por algumas pedras de gêlo em cada vaso. Ao derreterem, umedecerão o substrato com a agua em temperatura muito mais baixa que a do ambiente, garantindo uma maior diferença de temperatura entre o dia e a noite.

Dá trabalho e muitas vezes esqueço ou não tenho tempo de realizar este procedimento, mas penso que as plantas estão gostando ter as noites mais frias. : joia :
Boa noite, gostaria de saber como suas plantas estão hoje em dia, usando esse método do gelo.


Paulo André

Gentileza gera gentileza (TM)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem