Nepenthes: folhas marrons e insetos

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
pontesh
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Mai 2014, 21:03
Localização: Belém, PA
Agradeceu: 4 vezes

Nepenthes: folhas marrons e insetos

Mensagem por pontesh »

Oi gente, tudo bem?

Hoje faz uma semana que estou com minha nova nepenthes e tenho muitos cuidados bem sérios pra que ela se desenvolva bem, to curtindo bastante ter uma em casa :)
Mas tenho 1 probleminha e 1 curiosidade, se puderem me ajudar eu agradeço de verdade.

1- As folhas estão ficando com umas manchas pequenas marrom avermelhadas e com o tempo elas vão crescendo e aparecendo em diferentes locais, não sei se é queimadura ou coisa assim. A planta fica no sol pela parte da manhã embaixo de um pé de acerola pra pegar a sombra das folhas e não fica 'fritando' lá. Na minha cidade sempre chove a tarde (sempre mesmo) então eu não rego com mais nada, apenas tenho um pulverizador pra caso a chuva tenha sido muito fraca pra molhar o substrato. Será que ela pode estar apodrecendo??? :(

2- Percebi que aranhas adoraram fazê-la de abrigo. Mini aranhas, pra ser mais exata. Ontem estava analisando as folhas e substrato e percebi uma micro formiguinha na folha, tentei tirar e ela caiu "no ar" - na teia de uma aranha minúscula - e a aranha na mesma hora foi lá e enrolou e fez tudo o que devia. Hoje vi outra aranha bem pequena e branca na parte de baixo de uma das folhas (a aranha moradora anterior é marrom) e eu só enxerguei por causa dos olhos dela. Enfim, a curiosidade é se as neps de vocês abrigam insetos também, alguns que não caem nas armadilhas mas as usam para viver. Vocês acham que isso pode ser prejudicial pra minha planta?

Minha planta é uma nepenthes x wrigleyana e é um 'broto lateral' de uma planta já adulta, porém comprei com as 4 folhas primeiras folhas e 1 por vir.

Até mais :D

[edit] De última hora lembrei de mais um problema! Eu li que é normal ela ter pontos pretos nos ascídeos etc, mas esses pontos são intensamente propagados pela planta, nas folhas eles ficam por baixo e fica bem marcado em cima.. eu não consigo tirar pra ver o que é e estão fortemente presente nos jarros também. Isso é normal mesmo???? [/edit]



--
"Only boring people are boring" - Katherine Neville
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

OI, Hanna!
Tava garimpando umas fotos minhas e a melhor q encontrei foi essa:

É uma Nepenthes x wrigleyana tb... embaixo dá pra ver a folha pintadinha.. Se você se refere à pintinhas assim, tá tudo ok... eu brinco q a minha é sardentinha...

[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-Voti ... G_6262.JPG[/thumbnail]

Qto às aranhas... em todas as minhas neps e nas dios eu sempre encontro uma aranha inquilina... acho q elas se aprovitam do poder q as pcs tem de atrair insetos pra fazer uma "boquinha" de forma mais fácil... rs...rs... Até aqui. no meu cultivo, eu não vi nenhum problema nessa convivencia... :mrgreen:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Como a Fatikn disse, as aranhas se hospedam pela capacidade de atração das nepenthes sim, uma evolução bem interessante.

Aqui há um artigo interessante que você pode ler se quiser

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10. ... .12037/pdf

Tomara que abra, senão eu dou ctrl c e colo aqui


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
pontesh
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Mai 2014, 21:03
Localização: Belém, PA
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por pontesh »

Muito obrigada pela explicação! E as folhas são assim mesmo hehe, então deve ser normal e da espécie, achei que elas estavam apodrecendo aos poucos..

Otavio, o artigo não abriu, pede login e senha. Se puder compartilhar, agradeço :)



--
"Only boring people are boring" - Katherine Neville
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem