Nem sempre é fácil reconhecer um erro

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Nem sempre é fácil reconhecer um erro

Mensagem por rdrgobra »

As vezes na vida, diante de um impasse, é melhor voltar atrás em uma decisão tomada do que colher o fel amargo de uma perda. Creio que todos (ou alguns) de vocês se lembram que decidi testar um substrato neutro/alcalino em uma P. gigantea que ganhei do Fernando (WFERnando), bom o percebi que a planta não estava gostando do mesmo e antes que ela viesse a falecer removi-a do mesmo e a replantei em um substrato padrão (Sphagnum + Areia) eo resltado e esse que segue:

Foto 1

[img]http://farm9.staticflickr.com/8187/8415 ... 99ba_z.jpg[/img]

A planta estava abandonando seu formato de roseta, com suas folhas dobrando-se em direção ao centro. Notei também que a mesma estava amarelando e suas minusculas raízes estavam saindo do substrato como que procurando uma saída do meio "tóxico em que se encontravam.

Foto 2

[img]http://farm9.staticflickr.com/8493/8414 ... 0ec2_z.jpg[/img]

Isso serviu-me de lição, pois experiências só devem ser feitas quanto temos mais de uma planta :( . Além do mais, o bom senso diz que não devemos desdenhar daquilo que nos é dado de bom grado :oops: .

Fica aqui o alerta ;) .

Obs.: Futuramente, quando conseguir produzir mudas de minha P. x "Aphrodite", prosseguirei com as experiências de cultivo deste género de PC em substratos neutros/alcalinos.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,


E quem não erra nesse mundo? No cultivo de plantas carnívoras eu cometi uma série de erros que postei no fórum.

O importante agora é que pinguicula gigantea está se recuperando.

Minha frustração é que até agora não consegui fazer clones das minhas em compensação as minhas P. Sethos fazem clones naturalmente.


Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:...E quem não erra nesse mundo? No cultivo de plantas carnívoras eu cometi uma série de erros que postei no fórum.

O importante agora é que pinguicula gigantea está se recuperando...
Pois é Paulo, ainda bem que eu não dei uma de turrão e levei esta experiência até o fim. Espero que ela se recupere e venha a me proporcionar grandes alegrias :mrgreen: .
Paulo escreveu:...Minha frustração é que até agora não consegui fazer clones das minhas...
Um dia você acerta amigo, não esmoreça. Sucesso aí para você.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

rdrgobra escreveu: ...As vezes na vida, diante de um impasse, é melhor voltar atrás em uma decisão tomada do que colher o fel amargo de uma perda... : joia :
Isso serviu-me de lição, pois experiências só devem ser feitas quanto temos mais de uma planta :(
Sábias palavras. 8-)


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Estou mantendo as minhas em substrato alcalino e estão indo bém, crescem bem devagar, ainda preciso testar se é questão de clima ou substrato mesmo, pois se não me engano para P. gigantea não precisa ser alcalino.
As minhas outras crescem quase todas em uma mistura alcalina também.

Sucesso com esta bela espécie : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem