N. Alata, alguém pode explicar?

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Falei em broto por que algo parecido aconteceu com minha wrigleyana, que também apresentou problemas no desenvolvimento de um galho do mesmo modo que sua alata. Mas voltou ao normal da mesma maneira que as plantas de nossos colegas Math, Felipe, FT e Canova.

Concordando com o que já foi dito, essas alterações no ambiente afetam sim o ritmo de desenvolvimento da planta. 8-)


Avatar do usuário
Father_Time
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 224
Registrado em: 05 Jun 2011, 14:56
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 17 vezes
Contato:

Mensagem por Father_Time »

Um pouco fora do tópico no que diz respeito ao assunto principal que é a alata, mas, ainda falando dessas alterações no ambiente e coisa do gênero, há alguns meses postei aqui um problema que tinha com uma northiana que estava linda, mas, a danada não vingava um bendito jarro! Este aqui é o tópico, caso queiram conferir: post27936.html?hilit=northiana#p27936" onclick="window.open(this.href);return false;

Muitos amigos contribuiram, o Marciel parecia estar passando exatamente pelo mesmo problema e o Daniel falou em usar cimento antigo de construção... No dia seguinte fiz isso e, poucas semanas depois, lá estavam dois jarros formados. Hoje a planta não despreza um jarrinho sequer, é uma enchadada para uma minhoca! A mesma coisa aconteceu com uma rafflesiana alata... Mudei a posição da planta no jardim, e lá está ela produzindo bem.

Nepenthes parecem realmente muito sensíveis às mínimas alterações e qualquer detalhe pode mudar tudo.

Acredito que logo esta alata volte ao normal como se nada tivesse acontecido!

Abraços! : joia :

FT


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goeth)
Acesse minha Galeria [url=http://plantas.carnivoras.com.br/galeria-father-time-t1596.html?hilit=Father]aqui![/url]

Acesse minha Growlist e Wishlist [url=http://plantas.carnivoras.com.br/father-time-growlist-t1733.html?hilit=Father]aqui![/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Obrigado por todas as dicas, acabei de ler a que o FT passou sobre o lance de cimento que o Daniel informa.

Talvez seja o solo que esteja ácido demais, ou então o clima. Em São Paulo está uma loucura, estamos em pleno verão e tem dias que estou suando demais e no outro tenho que colocar moleton.

Como eu disse ela está no mesmo lugar que ficou desde que recebi e transplantei. Bate luz indireta quase o dia todo, só entre as 13 e as 15 é que bate um sol fraco em cima dela.

Aproveitando o gancho o Crytech me disse que deu uma muda de nepenthes para a sogra dele, explicou como cuidar, mas ela colocou humus em cima do substrato. Segundo o Crytech a nepenthes parece que tomou umas bombas, pois ficou enorme. Vai entender?

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Father_Time escreveu: ...o Daniel falou em usar cimento antigo de construção... No dia seguinte fiz isso e, poucas semanas depois, lá estavam dois jarros formados. Hoje a planta não despreza um jarrinho sequer, é uma enchadada para uma minhoca! ...
Pôxa que legal Gino! Então deu certo, que bom! : joia :

A minha eu somente diminui a acidez do substrato e não surtiu efeito algum. Vou então experimentar a sugestão do Daniel, e que deu certo aí, e mudar novamente o substrato.
Paulo escreveu: ...o Crytech me disse que deu uma muda de nepenthes para a sogra dele, explicou como cuidar, mas ela colocou humus em cima do substrato. Segundo o Crytech a nepenthes parece que tomou umas bombas, pois ficou enorme. Vai entender?...
Talvez por ser natural o humus não cause na hora um grande problema, mas e no decorrer do tempo? Será que não teria um efeito negativo?

Fiz algumas experiências com Osmoscote em nepenthes por pelo menos seis mêses.
Em algumas delas usei o adubo diretamente nos ascideos, em outras no substrato.
Não percebi nenhum ganho no desenvolvimento de nenhuma delas, a não ser uma alata que teve o adubo colocado diretamente no substrato. Esta planta cresceu mais rápido que as outras alatas (pelo menos 60cm a mais) que não tiveram o substrato alterado, durante o periodo de testes.
Hoje essa planta está 'travada' em relação as outras que já estão quase do mesmo tamanho.

Sobre adubos, devemos realizar outros testes para ter certeza das vantagens e desvantagens.
8-)


Avatar do usuário
Father_Time
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 224
Registrado em: 05 Jun 2011, 14:56
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 17 vezes
Contato:

Mensagem por Father_Time »

Paulo escreveu:Pessoal,


Obrigado por todas as dicas, acabei de ler a que o FT passou sobre o lance de cimento que o Daniel informa.

Talvez seja o solo que esteja ácido demais, ou então o clima. Em São Paulo está uma loucura, estamos em pleno verão e tem dias que estou suando demais e no outro tenho que colocar moleton.

Como eu disse ela está no mesmo lugar que ficou desde que recebi e transplantei. Bate luz indireta quase o dia todo, só entre as 13 e as 15 é que bate um sol fraco em cima dela.

Aproveitando o gancho o Crytech me disse que deu uma muda de nepenthes para a sogra dele, explicou como cuidar, mas ela colocou humus em cima do substrato. Segundo o Crytech a nepenthes parece que tomou umas bombas, pois ficou enorme. Vai entender?

Abraços,


Paulo
Pois outro dia fiquei com "cara de tacho" no CEASA daqui, justamente por causa de uma alata. :lol:

Conversando com uma colega cultivadora de orquídeas que me perguntou que adubo eu recomendava para as Nepenthes, eu falava da questão de solos pobres em nutrientes, sobre a água, etc... Os 10 mandamentos que todos nós conhecemos e falamos até dormindo se alguém perguntar...

Ela fez cara de espanto e comentou sobre uma alata, criada na terra da casa dela, que recebe adubo e casca de fruta (compostagem) quinzenalmente, há anos... É claro que eu disse que era impossível e, semana seguinte, quando fui buscar uma terra para as pimenteiras aqui, lá estava ela com a foto da alata... Parecia um Jacarandá de tão grande, enroscada por tudo que é canto e com uns jarros do tamanho de beringelas... Não faço a mínima idéia de como essa planta reaja a essas condições, sinceramente... Falei para a moça que quero ver pessoalmente para fotografar e postar aqui. Vai entender... :shock:

Marciel, pode colocar o cimento velho e correr para o abraço! A danada gosta mesmo...

Abraços! : joia :

FT


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goeth)
Acesse minha Galeria [url=http://plantas.carnivoras.com.br/galeria-father-time-t1596.html?hilit=Father]aqui![/url]

Acesse minha Growlist e Wishlist [url=http://plantas.carnivoras.com.br/father-time-growlist-t1733.html?hilit=Father]aqui![/url]
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Nossa! fiquei curioso pra ver essa nepenthes gigante!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Father_Time
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 224
Registrado em: 05 Jun 2011, 14:56
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 17 vezes
Contato:

Mensagem por Father_Time »

WFERnando escreveu:Nossa! fiquei curioso pra ver essa nepenthes gigante!
Rapaz, vai entender qual era a dessa planta! No meio da terra e com mais de dois metros tranquilamente... A daqui de casa é um custo para crescer, com água tratada, musgo limpinho... hehehe

Vou tentar descolar uma ida até a casa da moça e fotografar essa Nepenthes doida!

Abraços!


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goeth)
Acesse minha Galeria [url=http://plantas.carnivoras.com.br/galeria-father-time-t1596.html?hilit=Father]aqui![/url]

Acesse minha Growlist e Wishlist [url=http://plantas.carnivoras.com.br/father-time-growlist-t1733.html?hilit=Father]aqui![/url]
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Gino, fiquei bem curioso em ver fotos desta nepenthes alata em solo comum e com adubação.
Mais ainda em saber se isso é verdade mesmo, se ela gosta de solos ferteis e terra comum, seria a salvação algumas PCs minhas passarem a se adaptar a terra e crescerem melhor com mais matéria organica no solo, fora o fato dos ascidios gigantescos :shock:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Acredito que esse crescimento não tenha uma relação com o adubo ou a terra.

Tenho por base a N.alata que está na casa da minha mãe. Cresceu absurdamente mesmo estando do lado de fora da casa, recebendo chuva, ventos e toda a variação térmica possivel e em substrato comum (sphagnum + areia + vermiculita).
Hoje está tentando se enrolar nas telhas da casa e está com pelo menos tres metros nos dois maiores galhos e com ascideos enormes.

Já ví algumas nepenthes cultivadas por muito tempo de maneira errada (terra e adubo) em péssimas condições, apesar de continuarem vivas.

É um tema complexo. 8-)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem