música, som e plantas

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

música, som e plantas

Mensagem por Daniel Souza »

música, som e plantas

[img]http://1.bp.blogspot.com/_WeJb5AJgBtk/S ... 9music.jpg[/img]

Charles Darwin procurou saber se a música influenciava o crescimento das plantas. Conta-se que ele sentou diante de uma Mimosa L. e tocou seu fagote para estimular o movimento das folhas dessa planta. A experiência foi um fiasco, mas despertou o interesse de outros cientistas. 100 anos depois de Darwin, pesquisadores da Universidade de Madras submeteram a Mimosa L. a 25 minutos diários de música Karnática (estilo do sul da Índia) tocada ao violino. Os autores relataram o aumento considerável do número de brotos, da produção de galhos e do número de folhas.
Os pesquisadores R. Klein e P. Edsall analisaram seis grupos de Tagetes erecta L. expostos a canto gregoriano, uma sinfonia de Mozart, jazz de Dave Brubeck, Beatles, uma big band – e um último grupo controle em silêncio. (Peraí, mas isso é experimento científico ou é uma happy hour?). As plantas recebiam a sonorização duas vezes ao dia e eram mantidas em ambiente com temperatura, umidade e fotoperíodo controlados. A experiência não apresentou resultados significativos entre os grupos.
Não há problema com uma pesquisa dessa ordem. Aliás, como diz Umberto Eco no indispensável Como fazer uma tese, não existe objeto de pesquisa que não seja digno de estudo, o que há são metodologias de pesquisa pouco nobres. Aí reside o problema. Quando avaliamos o impacto acústico, como a influência das freqüências sonoras sobre as plantas, temos um objeto de pesquisa. Quando, porém, as respostas biológicas dos vegetais ao fenômeno sonoro são transferidas para a área da recepção humana ao fenômeno musical, então temos um sério equívoco metodológico.
Há quem acredite que estilos musicais podem auxiliar ou corromper o desenvolvimento de uma planta. A notória experiência de Dorothy Retallack nos anos 70, é usada para atestar que os gêneros musicais afetam o crescimento dos vegetais, embora nenhuma outra experiência posterior obtivesse resultado semelhante. Naquele experimento, algumas plantas teriam crescido em direção às caixas de som que tocavam música clássica europeia e outras plantas teriam crescido em direção oposta à fonte sonora que tocava rock. Logo, se as plantinhas pareciam querer escapar do rock, os seres humanos deviam evitar o rock a todo custo. Sabe-se lá a que tipo de pauleira musical os pobres vegetais foram expostos, tadinhos.
Não podemos descartar a agressividade de muitas músicas a nossa fisiologia. De outro lado, não se pode negar que outras tantas músicas são capazes de tranqüilizar nossos nervos urbanos estressados.
No entanto, uma recente pesquisa do Instituto de Biociências da UNESP avalia que é “grande a dificuldade de se comprovar a possível influência de estilos ou composições musicais sobre um organismo vegetal” (p. 71).

Essa pesquisa relata que uma planta pode responder de maneira diferente a um mesmo estímulo sonoro. Vai depender se a frequência e a intensidade estão adequadas. Observou-se ainda que mesmo um ligeiro estresse pode ser benéfico ao desenvolvimento das plantas. Desse modo, uma maior amplitude sonora, se não for prolongada demais, contribui para uma melhor germinação.
As plantas não dependem de estilos musicais para sua germinação, mas da interação das ondas sonoras. Quando os resultados obtidos com plantas são usados para aplicação em seres humanos, ouve-se que tais e tais estilos e ritmos "mataram" os vegetais e outros tais estilos fizeram as plantas crescer fortes e viçosas. Contudo, o argumento unicamente biológico ou fisiológico não corresponde à totalidade da experiência humana, que é afetada social e culturalmente.
Plantas não são capazes de julgamento estético, não têm arquivo sonoro interior, não fazem opções musicais, não passam roupa ouvindo música, não cantam para os raminhos dormirem nem assobiam um hino quando estão felizes.
Além disso, seria preciso submeter os indivíduos às mesmas condições de controle das plantas dos experimentos. Somente sob padrões específicos e adequados de temperatura, luz e sonorização os vegetais apresentam as devidas reações. As pessoas teriam que experimentar ambientes semelhantes, o que não corresponderia à realidade acústica e musical vivida por aquelas pessoas em seu cotidiano.
Muitos dizem que certos estilos de música popular aceleram os batimentos cardíacos e transtornam os indivíduos. Entretanto, práticas esportivas ou um encontro entusiasmado entre amigos causam efeitos semelhantes. O problema com as músicas não será de ordem fisiológica (ou não apenas, se as pesquisas fossem conclusivas), mas de ordem cultural, intelectual e espiritual.
O estudo conclui dizendo que “todos os seres humanos têm um aparato sensório, neurológico, psicológico e cognitivo, que os permite responder a partir da interação que a percepção tem com seu histórico musical e mesmo estado emocional” (p. 78).
Como criaturas emocionais e intelectuais, podemos selecionar nossa escuta a partir do que faz bem para nossa estabilidade racional, inteligência e recreação. Como criaturas espirituais, podemos selecionar músicas que nos aproximem do Criador e mantenham nossa mente voltada para valores morais dignos.

Citações da dissertação de "Estudos sobre a ação de vibrações acústicas e música em organismos vegetais", de Marcelo Silveira Petraglia (UNESP - Biologia Geral e Aplicada) - PDF da pesquisa disponível nos linkis seguintes: - LINK e aqui : - LINK


FONTE: - LINK


mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Concluindo: Não foram feitas pesquisas o suficiente pra dizer se as plantas são estimuladas por música.

Será?

Prefiro investir mesmo é na luz e na água hehe :P


Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Eu dou uma dose diária de umas 2 a 3 horas do melhor rock :D
ACDC, Metallica, Iron Maiden.... Pantera, Sepultura ...... Aparentemente elas gostam :D


Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

hahaha, bom como sou bem ecletica...aqui rola de tudo, rock, pop, forro, jazz, eletronica, tango e outros tipos....
acho que elas não se encomodam e faz bem a mim na hora de cultivar, e por consequencia...faz muito bem a elas....rsrsrs


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito boa a matéria Daniel, tipow acredito que a musica influencie elas sim, pois as musicas são frequências, mesmo que elas não escutem elas sentem...
aqui sempre ta rolando musica, eu não fico sem, por mais de 3 horas, posso garantir, uashduhawd se for sair, levo o MP3 na orelha kkk
Acredito que a sensação que a musica nos passa nós passamos as plantas se estivermos por perto, tipow uma forma mais indereta de afeta-las com os sentimentos das musicas.
Sempre ta rolando musica eletrônica, e os estilos que eu gosto trabalha muito com as frequencias, as frequencias baixas é o que mais marca nas musicas, os SUBs... Creio que as plantinhas aqui devem gostar, pois sempre ficaram perto da musica que eu ouço.
Mete uma caixa nos 60 Htz colado nas Pcs kkk vai tremer a bixinha, ou ela vai morrer, ou vai crescer que nem trepadeira :lol:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

ahhhhhhhhhhhh...esse é seu segredo né felipe....por isso aquela nep enooooooorme!
:) :lol:


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Também escuto bastante música, bem alta kkk
Quero ver como vão ficar quando eu comprar meu baixo (vou começar as aulas amanhã LOL) Espero que gostem kkkkk

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Eu concordo com a Roberta, as plantas não se importam com a musica, mas quem as cultiva geralmente sim. Então se eu estou ouvindo musica boa isso afeta meu estado de espirito, logo passo isso pro cultivo e para as plantas.

Como a maioria dos organismos, as plantas podem sentir o mundo ao seu redor e reagir de forma adequada a ele.
A planta Desmodium gyrans conhecido por “planta dançante” ou “planta semáforo” reage a vibraçoes sonoras apresentando pequenos tremores em toda a planta e mexendo seus varios pares de folhas menores fazendo graciosos movimentos mesmo sem ventos para balança-las.
Não sei realmente se as plantas apreciam ou não musicas e sons, mas ao menos no caso da "planta dançante" prova-se que existem vegetais que reagem em contato com musicas (vibraçoes sonoras). :mrgreen:

Tentarei filmar os movimentos das mudas de Desmodium que tenho aqui em cultivo, entao mostrarei a voces.


Abraço


Abaixo um video que mostra Desmodium gyrans "planta dançante"
[youtube][/youtube]


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Caramba, bem legal esta Planta ai Daniel, eu vi um cara metendo o Celular com uma musica insuportavel uma vez...
acho que a planta Dançou para se livrar logo kkkk

Pois é Roberta, talvez o segredo das nepenthes seja esse kkk
Mas tenho que descobrir a frequência que elas produzem ascidios adoidado também, mesmo com o clima inapropriado :lol:

A musica do vídeo é bem legal tmb, eu gosto de musica classica, não costimo ouvir, mas a vez que fui em um conserto foi de mais, acho que é uma das musicas que mais passam emoções as peçoas. Só não me arrepiou como as musicas que eu curto de mais faz :lol:

abç


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Essa planta ai é bem engraçada me lembra um brinquedo dos anos 80's até 90's chamado dancing flower, não sei se ainda existe
minhas primas tinham e eu achava bem engraçado!!


Fabio Castro.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem