Muitas dúvidas: Germinação, Polinização, Cultivo...

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Fael
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 63
Registrado em: 18 Out 2016, 16:09
Localização: Alvorada/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Muitas dúvidas: Germinação, Polinização, Cultivo...

Mensagem por Fael »

Eai, pessoal...

Desculpem-me, mas vou abusar um pouco da boa vontade de vocês. Hahaha

Vamos às dúvidas:

1. É possível reaproveitar sementes que foram atacadas por fungos? Minhas sementes de Nepenthes, 10 dias pós o plantio, passaram a apresentar micro "bolores" da cor cinza próximos ao centro da sementes. A aparência é muito similar a de um fungo no microscópio. Logo, assumi que realmente era fungo. Cuidadosamente, removi os bolores daquelas sementes que apresentavam menor incidência de fungo e as armazenei na geladeira. Elas parecem intactas. Adianta replantar?

2. Tenho sementes de Dionéia típica e de Drosera Capillaris plantadas em musgo esfagno há quase 20 dias (ainda não brotaram). Estou dando banhos de sol diários de umas 4 horas. Tem problema em expor as sementes ao sol dessa forma? (o substrato está sempre úmido)

3. Por que vejo algumas pessoas se referindo às Dionéias com códigos como "B52"? É uma identificação da espécie?

4. Pretendo cultivar Dróseras Capillaris, Madagascariensis, Affinis, Capensis Alba, Filiformis Red e Sessilifolia. Alguma dessas é anual?

5. Adquiri duas Nepenthes: Graciliflora e Ventricosa. É possível produzir um híbrido dessas duas plantas? Como? Polinização cruzada?

6. Existe alguma PC que se possa cultivar indoor sem estufa. Tipo planta de escritório? Alguma Pinguicula talvez?

7. Ao fazer leaf cutting com PCs, a planta que nasce é considerada uma planta nova? Ou, por brotar de uma planta adulta, terá ciclo de vida menor também?

8. Nepenthes precisam de sol direto também? Ou podem viver saudáveis com sombra e luz indireta também?


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Vou tentar te ajudar com base na minha vivencia, pois cada cultivador acaba encontrando o procedimento q acaba dando mais certo em seu cultivo ;)
Fael escreveu:1. É possível reaproveitar sementes que foram atacadas por fungos? Minhas sementes de Nepenthes, 10 dias pós o plantio, passaram a apresentar micro "bolores" da cor cinza próximos ao centro da sementes. A aparência é muito similar a de um fungo no microscópio. Logo, assumi que realmente era fungo. Cuidadosamente, removi os bolores daquelas sementes que apresentavam menor incidência de fungo e as armazenei na geladeira. Elas parecem intactas. Adianta replantar?
Essa eu vou passar, pq minha experiencia com germinação de neps é péééssima.. .rs...rs..
Fael escreveu:2. Tenho sementes de Dionéia típica e de Drosera Capillaris plantadas em musgo esfagno há quase 20 dias (ainda não brotaram). Estou dando banhos de sol diários de umas 4 horas. Tem problema em expor as sementes ao sol dessa forma? (o substrato está sempre úmido)
Dependendo das condições da semente (qto mais frescas mais rapido germiarão), ainda tá no prazo... qto a tomar banho de sol, desde q você não as mantenha coberta, não vejo problemas. Aqui ja germinei droseras e dios ao tempo (abrigadas da chuva, claro), e em estufa...
Fael escreveu:3. Por que vejo algumas pessoas se referindo às Dionéias com códigos como "B52"? É uma identificação da espécie?
Essa denominação "B52" indica um cultivar de dionaea... dê uma olhada aqui no fórum.. há um topico falando sobre cultivares de dionaea... vai ver muita coisa interessante!! ;)
Fael escreveu:4. Pretendo cultivar Dróseras Capillaris, Madagascariensis, Affinis, Capensis Alba, Filiformis Red e Sessilifolia. Alguma dessas é anual?
Como eu não tenho certeza, vou pular essa.. vai q eu te passo uma info errada.. mas se você olhar aqui no forum tem uma seção de fichas de cultivo... é bem interessante tb...
Fael escreveu:5. Adquiri duas Nepenthes: Graciliflora e Ventricosa. É possível produzir um híbrido dessas duas plantas? Como? Polinização cruzada?
Bom... ´primeiro de tudo você tem q esperar a floração e torcer pra q uma seja macho e outra femea... Dê uma olhada tb aqui no forum.. me lembro de ter visto uns bons tópicos sobre isso (com fotos das flores macho e das flores fêmea)... se eu os localizar eu te aviso... ;)
Fael escreveu:6. Existe alguma PC que se possa cultivar indoor sem estufa. Tipo planta de escritório? Alguma Pinguicula talvez?
Até dá, mas desde q você tenha uma boa iluminação... Acredito q pinguiculas e algumas neps tb. Mas.. .assim.. não posso afirmar com 100% de certeza pq meu cultivo é outdoor
Fael escreveu:7. Ao fazer leaf cutting com PCs, a planta que nasce é considerada uma planta nova? Ou, por brotar de uma planta adulta, terá ciclo de vida menor também?
Essa eu não entendi direito... mas você fazendo um leaf cutting, você terá uma nova planta com as mesmas caracteristicas da planta mãe. Ela seria um clone... A diferença entre a oriunda de LC e a de semente é a velocidade com q as duas se desenvolvem. Com o LC, a planta atinge a maturidade mais rápido...
Fael escreveu:8. Nepenthes precisam de sol direto também? Ou podem viver saudáveis com sombra e luz indireta também?
As minhas gostam do sol da manhã.. se dão melhor assim... mas se você tive um local com luz indireta e beem iluminado, acredito q elas se desenvolverão bem tb ;)

Agora meu tempo tá curto.. por isso, assim q eu tiver um tempo maior, vou procurar os posts q comentei lá em cima.. mas isso não te impede de garimpá-los por aqui tb e aí, tendo dúvidas, pergunte pra gente de novo!! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

tentando complementar... mas a nossa amiga Fátima q conhece bem mais que eu já lhe disse tudo : joia :

1 - você limpando com cuidado tentando retirar com um cotonete por exemplo, pode arriscar replantando em outro vaso, não no mesmo para evitar o problema passar as outras. e isso com um percentual bem baixo de chances. nosso amigo Rodrigo, diz não ser possível. se quiser arriscar, você tenta.

3 - sim, é uma descrição da espécie. dionaea muscipula típica, única, as demais são híbridos (cruzamento de espécies)

4 - minha opinião a madagascariensis (descrito não ser) mas comigo após as sementes morrem :( e a sessifolia.

5 - será q ter boa sorte para ambas florirem ao mesmo tempo e ser uma macho outro fêmea. mas boa sorte : joia :

7 - se você se refere a qto a idade de sua nova muda, por leaf, será uma nova. há plantas, em minoria, q as sementes são inférteis, não permitem nem cruzamento (ou cruzamento com uma de outra origem mas q no Brasil todas praticamente são da mesma fonte. agora não me lembro o nome para dar o exemplo), e sua propagação somente por leaf. a d. binata é uma assim, mas esta é fácil outras fontes e fazer o cruzamento.

espero ter complementado e não ter cometido enganos. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Fael
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 63
Registrado em: 18 Out 2016, 16:09
Localização: Alvorada/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 15 vezes

Mensagem por Fael »

Ótimas respostas, pessoal. Obrigado!

Ainda gostaria de receber mais comentários nesse tópico. Vamos ver se mais alguém se motiva a me ajudar.

Aí posto minhas considerações finais para deixarmos tudo esclarecido. hehe

Quanto às sementes de Nepenthes, vou replantar. Não custa nada tentar. Vamos ver no que dá!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem