Mudas de Byblis morrendo

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Olá Edson, onde elas estão elas pegam várias horas de Sol, é que anda nublado mesmo, quanto as coisa ruim elas começam a aparecer semana passada, as Byblis já estavam a meses ali, elas se atrasaram bastante, o tanino pode atrasar a germinação, mas eu fiz um longo tratamento, não devia ter mais, vou cuidar pra ver se não tem algum inseto, algumas formigas transitam por ali, mas acho que não causaram danos, ficam apenas a passeio, devo ter errado em alguma coisa, espero descobrir com o tempo, abraço!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

comigo, germinavam blza. mas muda jovem 2/3 cm secavam de um dia pra outro. deduzo q 90% do meu problema foi a formiga local.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Olá amigos, só como atualização, hoje notei 5 "micro byblis" germinando na fibra de coco, depois de mais de 5 meses semeadas :shock: , eu já nem esperava que algo saísse de lá :?
Mais 5 chances pra mim, por sorte aprendi como controlar a cianobactéria 8-)
Outras coisa, essas sementes que germinaram foram várias vezes cobertas pelas cianobactérias, mas depois que elas acabaram as sementes germinaram, eu nem sabia que isso era possível.
Abraço!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Elinston,

a minha última germinação de 07/05

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/Foto0843.jpg[/thumbnail]

acho q estavam bonitas. passou-se o tempo e foram secando... não ficou nenhuma. por ventura você ver formigas circulando próximo, ou seria ácaros q o Rodrigo comentou? faça algo, o que não sei. :| mas peço me ensinar depois.

tem acho q um mes q tenho algumas em germinação, mas nem sinal até agora. mas tbm não é uma época indicada e vou aguardar. na guerra q estamos passando, quem descobrir o segredo de como conseguir, ensina o outro. nossa batalha tá pesada amigo.

outra, após isso, 2 mudas surgiram ao lado de uma drosera aqui, pensei q a drosera iria ajudar a proteger, mas tbm secou após este tamanho.

qto a germinação em cianobactérias e após 5 meses, sabemos q a germinação da byblis é alta, mas assim foi raridade.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

É Edson, tá difícil mesmo, eu também achei incrível germinar aquelas Byblis, ainda mais no frio que anda por aqui, para alguns parece tão fácil cultivar Byblis, pra mim acho que germinar um Cepha poderia ser mais fácil :lol:
Abraço amigo, em breve a gente descobre o problema! :mrgreen:


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

acho que consegui vencer a guerra. : tony : : tony :

[img]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... to1007.jpg[/img]

ainda não coletei sementes, mas já tem várias cápsulas, flores, e em formação. espero ter muitas sementes e ter vencido esta batalha feia de muitas luas.

*dicas:
- deixei em um pires gde, com mais água ao redor do vaso,
- usei fita durex duplex. tive essa ideia louca de deixar grudento ao redor do vaso e bloquear a subida de insetos andarilhos, parece q funcionou.
- plantei algumas outras sementes de byblis no centro de outros vasos com várias droseras ao redor e tbm funcionou (tenho outras mudas). ou seja as droseras baixas, ou vaso cheio protegem a muda. mas acho que a melhor dica é passar fita durex duplex no vaso. "dica" : joia :

agradeço a paciência dos amigos Ricardo e Walace em doação de sementes. o Walace me deu sorte. :cump: :cump:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Martiu
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 245
Registrado em: 29 Ago 2016, 18:55
Localização: Tefé/AM
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 64 vezes

Mensagem por Martiu »

Está realmente lindo o trabalho não há satisfação maior que conseguir algo que buscamos com tanta luta


" Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a a fazê-lo também."
(3º Pressuposto da Programação Neurolinguística - PNL)

Se Inscrevam no meu canal..

https://youtu.be/YleZDrn5G60
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem