Mostrando a minha dionaea!

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
lucianamottola
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 49
Registrado em: 26 Mar 2013, 19:47
Localização: porto alegre/rs
Contato:

Mostrando a minha dionaea!

Mensagem por lucianamottola »

Bom dia pessoal! comprei uma dionaea há uma semana e to apaixonada! segue uma fotinho para vcs!

fotinho da minha dionaea


Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

-Parabens, sua Dionaea esta muito bonita , deixea bastante no sol que ela vai agradecer com otimas cores...No caso é preciso trocar o substrato ela, este ai é o famoso 'mistureba' que vem nas Dionaeas de mercados etc.. ele prejudica a planta com o tempo, o correto é voce transplantala para um vaso com substrato composto por Musgo sphagnum , areia lavada e higienizada...pode usar ate um pouco de carvão mineral bem granulado moido. O dificil é que sua planta esta com mais de um ponto de crescimento ou seja, tem mais de uma Dionaea neste vasinho :) , por isso tem que ter mais atenção na hora de trocar..voce pode deixa-las juntas ou separalas e ter mais de um vaso... Eu comprei varias esses dias e mudei devaso mas tem uns vasinhos quetem tantas plantas que to ate com medo de mexer kkk...até mais : joia :


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A sua planta esta muito bonita, meus parabéns pela aquisição. O amigo Vitor já lhe deu a maioria das dicas então, a mim só resta disponibilizar a você o link para alguns tópicos que lhe serão úteis no trato desta PC:

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Higienizando areia de construção

Minha 1ª experiência com dormência induzida

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
lucianamottola
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 49
Registrado em: 26 Mar 2013, 19:47
Localização: porto alegre/rs
Contato:

Mensagem por lucianamottola »

tá mais qual a ordem? coloco primeiro areia depois o Sphagnum? acho aonde esses materiais? se ela ficar nessa terra ela morre?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Preste atenção:

1) O musgo pode ser comprado em Garden Centers/floriculturas ou então encomendado sites da internet.

2) O musgo deve ser misturado na areia na proporção 1:1.

3) Se você deixá-la aí ela irá definhar até a morte, o que deve acontecer de 1 a 3 meses ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Luciana,

Sua planta está com boa aparência. : joia :

Ela ainda está se adaptando a sua casa. Muito provavelmente a planta ainda sofre com o estresse gerado pelo tempo em que ficou a venda e pelo transporte.

Caso não se sinta segura em trocar agora o substrato por um novo, aguarde mais um ou dois mêses, observando o seu desenvolvimento. Durante este tempo você vai pesquisando, aprendendo e se acostumando com a idéia de manusear a planta/raíz.
Dentro de dois meses será hora de colocá-la para 'dormir' (dormência induzida).

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Concordo com o Marciel, apesar da planta não estar no substrasto correto ela está muito bem.
E o Vitor também está correto, deve ter umas 3 a 4 plantas nesse vaso.

A melhor coisa a ser feita é deixar como está e ir acompanhando o desenvolvimento da planta nos próximos meses o que dará tempo para a Luciana se familiarizar com o cultivo das dionaeas.
E quando ela começar a apresentar os sinais de necessidade de dormência então o substrato pode ser trocado.

Essa é a primeira vez que vejo uma planta tão bonita num substrato tipo "palmeiras" (de segunda). normalmente quando usuários nos apresentam plantas nesse tipo de substrato a planta está feia.

Que me perdoem os palmeirenses pelo adjetivo que dei ao substrato, eu não tenho culpa.

Abraços,

Paulo
(Palestrino de Coração)


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
lucianamottola
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 49
Registrado em: 26 Mar 2013, 19:47
Localização: porto alegre/rs
Contato:

Mensagem por lucianamottola »

obrigada pelas dicas! me são de grande ajuda! irei troca-lá de vaso com certeza! essa semana irei ver todo material que preciso! sim a muda está linda! sábado irei buscar outra!


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Bela planta Luciana! seguindo as dicas do pessoal elá ficara ainda melhor.
Sucesso com elas : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Jimbo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 77
Registrado em: 25 Fev 2013, 13:06
Localização: Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Jimbo »

Parabéns pela aquisição, esta dionéia está muito bonita com um número de armadilhas considerável, concordo com o felipe ''seguindo as dicas do pessoal elá ficara ainda melhor''
agora ela vai desenvolver ainda mais e te surpreender com as armadilhas aéreas : joia :


as carnívoras são a maior prova real de que as plantas são tão vivas quanto nós
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem