Molécula "dionéia" pode capturar resíduos radioativos

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Molécula "dionéia" pode capturar resíduos radioativos

Mensagem por MarcielS »

Daily Tec
Molécula "dionaea" pode capturar resíduos radioativos

[thumbnail]https://images.dailytech.com/nimage/138 ... lecule.png[/thumbnail]
Tanto para os riscos de segurança, uma nova molécula "dionaea" descoberta literalmente engole íons (resíduos nucleares). A molécula poderia ser utilizada para limpeza de Usinas nucleares e fazer futuras instalações ainda mais seguras.

Mercouri Kanatzidis, um cientista do Departamento dos EUA de (DOE) da Energia do Argonne National Laboratory , e Ding Nan, um químico da Northwestern University, descobriram uma pequena molécula que pode fazer uma grande diferença no debate da energia nuclear, tornando as usinas nucleares mais seguras.

A molécula possui um mecanismo bizarro em que se comporta como uma planta carnívora (dionaea), fechando seletivamente sobre íons radioativos . Isso é um grande negócio, pois poucas moléculas no passado demonstraram o potencial de forma eficaz e que isolassem permanentemente partículas radioativas.

Os pesquisadores estavam explorando maneiras de capturar íons de césio radioativo, um componente perigoso de águas residuais nucleares . Isótopos radioativos de césio normalmente têm uma meia-vida longa o que significa que se forem liberados acidentalmente eles representem um sério risco à saúde. Um isótopo de césio, Césio-137, que tem uma meia vida de 30 anos, tem desempenhado um papel fundamental na manutenção de níveis perigosos de radioatividade da zona de desastre de Chernobyl. Moradores da região tiveram taxas mais elevadas de câncer e de outros problemas.

É por isso que é tão excitante encontrar uma molécula que poderia isolar essas partículas dispersas e permitir que sejam filtradas no abastecimento de água local.

Descreve o professor Kanatzidis: "O nome do jogo na limpeza de resíduos nucleares é concentrar os isótopos perigosos de forma tão eficiente quanto possível. É aí que este novo material faz seu trabalho."

O novo material é uma estrutura rígida composta de sulfetos de metal com carga negativa. Seu interior tem um poro que atrai íons carregados positivamente. Íons não-radioativo de sódio são atraídos livremente dentro do poro, e depois são trocadas com outros íons de sódio. No entanto, quando íons radioativos de césio entram no poro, eles ficam presos.

Os pesquisadores descobriram a razão por trás disso. Do sódio, como a mais íons carregados positivamente, atrai uma concha de água que ajuda a isola-lo dentro do poro. Césio, um íon de grande porte, apenas fracamente interage com a água, por isso é relativamente desprotegido.

O professor Kanatzidis elabora, "Imagine o quadro como uma planta carnívora. Quando as garras da planta são abertas, você pode deixar cair uma pedra que a planta não vai fechar-se sabendo que não é a comida. Quando uma mosca entra, no entanto, as mandíbulas fecham. "

Ele acrescenta: "Tanto quanto sabemos, este processo da planta carnívora é único. Ele também trabalha através de uma ampla gama de acidezes, uma propriedade essencial para a limpeza em locais diferentes ao redor do mundo, onde o pH pode variar consideravelmente."

A pesquisa foi publicada na prestigiosa revista Nature Chemistry e poderia levar a descobertas de moléculas 'dionaea' similares que poderiam ser usados ??para capturar outros íons radioativos.

...


Avatar do usuário
teus-42
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 203
Registrado em: 25 Out 2011, 15:01
Localização: Guará II -DF
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por teus-42 »

:vixe: Cara muito útil esta molécola, se fosse descoberta a bem mais tempo poderia aliar os effeitos de Fukushima e daquele acidente ocorrido em goiás (acho que em Goiânia)!


Se bem que as plantas podiam invadir o mundo...

Sempre Alerta
FelipeAlv
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 64
Registrado em: 16 Dez 2011, 12:26
Localização: Minas Gerais João Monlevade

Mensagem por FelipeAlv »

O problema é se a molecula capturar a radiação e por causa da conservação de energia continuar seguindo o caminho que a radiação estava, podendo ser até pior para nos seres humanos pois o "buraco" ia ser maior.


Avatar do usuário
teus-42
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 203
Registrado em: 25 Out 2011, 15:01
Localização: Guará II -DF
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por teus-42 »

Mas exatamente por ser maior ela se difere pois assim ela é "filtrada" pelo sistema de tratamento de água das cidades. e além disso ela isola a molécula radiativa.


Se bem que as plantas podiam invadir o mundo...

Sempre Alerta
FelipeAlv
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 64
Registrado em: 16 Dez 2011, 12:26
Localização: Minas Gerais João Monlevade

Mensagem por FelipeAlv »

Sim, mais imagine uma pequena bola vindo em sua direção a 200KM/h
Agora imagine uma grande bola vindo em sua direção a 100KM/h
Foi isso que eu quis dizer :D


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Vou dar meu pitaco nessa história, para quem não sabe todo ser vivo em todo planeta é radioativo desde a primeira explosão nuclear que foi nos EUA, eu não sei a data precisa, sei que foi a bomba teste antes de Hiroshima.

A coisa é tão séria que o primeiro teste para verificar se um quadro datado datado de antes dessa explosão é falso ou não é o teste de radioatividade.
Por causa disso os grandes falsificadores compram tecido de algodão do inicio do século passado e custa uma nota ou então compram um quadro antigo sem valor e lavam para usar apenas o tecido da tela.

Nosso planeta é um ser vivo e para certos fatos não importa aonde tenha acontecido e o planeta inteiro é atingido.


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem