Mistura de substratos

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Kato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 14 Mai 2014, 11:35
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mistura de substratos

Mensagem por Kato »

Olá pessoal
Sempre usei a mistura de pó de coco + perlita + musgo em partes iguais, depois comecei a misturar um pouco de areia também, mas não tive muito sucesso com essa mistura...
Como estou sem musgo agora, o que poderia usar para substituir? Aumentar a quantidade de coco?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Na boa Kato, por aqui o pessoal só utiliza os subprodutos do coco (chip, fibra ou pó) no cultivo de Nepenthes. Para os demais géneros carnívoros vai o bom e velho substrato padrão mesmo, ou seja musgo Sphagnum + areia.

A proporção varia, mas no geral algo como 1:1 ou 2:1 esta de bom grado. Sinto não poder opinar sobre o seu problema, mas temo dar-lhe uma dica errada que venha a comprometer o seu cultivo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Faz muito tempo que as minhas Nepenthes estão em chips+sphagno e o substrato continua em boas condições. Até agora só vejo pontos positivos.

Abç


Avatar do usuário
Kato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 14 Mai 2014, 11:35
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Kato »

Legal, to encontrando diversas formas de fibra de coco que nem sabia que existiam rs Obrigado


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

A título de curiosidade, Kato, esse substrato q você quer preparar é pra qual PC?


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Kato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 14 Mai 2014, 11:35
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Kato »

Principalmente Droseras, mas depois pretendo pegar algumas Sarracenias e Nepenthes e talvez uma Pinguicula para a estufa


tuco
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 142
Registrado em: 03 Ago 2011, 10:05
Localização: canoinhas - sc - brasil
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por tuco »

interessante, visitei o valdemar schossland em joinville (sc) semanas atrás, um grande cultivador de sarracenias e nepenthes e ele cultiva suas plantas com terra preta na composição do substrato, dessas que se acha em qualquer floricultura e as plantas dele estão ótimas. ele disse que usa a terra há muito tempo e sempre funcionou, sou testemunha do sucesso dele....
até mais,
tuco.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Até um tempo atrás eu diria que o uso de terra para se cultivar Neps ou Sarras era inviável, pelo simples fato da mesma conter uma grande quantidade de nutrientes, o que poderia ser fatal para estas PCs, mas ao conversar com alguns amigos (brasileiros e estrangeiros) eu percebi que a realidade é outra.

Sim, existem carnívoras que necessitam viver em solos ácidos e pobres em nutrientes, por exemplo a grande maioria de Drosera, mas há também um bom número de plantas que vivem em solos alcalinos como as Pinguicula (exceto aquelas nativas dos EUA e Bahamas e a P. lusitanica) e o Drosophyllum lusitanicum e pasmem, os solos alcalinos são ricos em nutrientes o que por si só já derruba parte da tese de que toda PC não suporta adubação.

A mesma situação vale para todas as plantas carnívoras que vivem em regiões de florestas, como as Nepenthes...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
tuco
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 142
Registrado em: 03 Ago 2011, 10:05
Localização: canoinhas - sc - brasil
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por tuco »

na verdade rodrigo, se nós analisarmos as plantas carnívoras em seu habitat, veremos que uma enorme variedade de plantas crescem junto a elas, inclusive árvores enormes e todo tipo de vegetais que não contam com o mecanismo de complementação alimentar das pc's. como elas estão lá se o solo fosse tão pobre? ainda existe muito que precisamos descobrir sobre o cultivo de carnívoras, já faz um bom tempo que tenho pensado a respeito do substrato e depois que conversei com o valdemar fiquei mais intrigado ainda...
até mais.


Avatar do usuário
Kato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 14 Mai 2014, 11:35
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Kato »

É essa da terra preta eu li em alguns sites da internet, mas ainda acho que a quantidade é muito pequena certo? Ou não? rs
Realmente o solo onde se encontram as Sarras não é tão pobre...
A busca pela mistura perfeita continua rs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem