Mistura de substratos

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Avatar do usuário
BRUNOLUCIO939
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 122
Registrado em: 14 Abr 2014, 18:13
Localização: Rio De Janeiro-Belford Roxo
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 10 vezes
Contato:

Mensagem por BRUNOLUCIO939 »

Kato escreveu:Como estou sem musgo agora, o que poderia usar para substituir? Aumentar a quantidade de coco?
ola Kato
olha eu acho que não tem como substituir o sphagnun se não for para nepenthes mas tem como fazer o musgo render mais eu utilizo aqui 1 parte de musgo e uma de fibra de como mas sempre deixo o substrato úmido deixando o pratinho sempre com água espero ter ajudado. : joia :

E eu queria fazer uma pergunta eu estava tendo um probleminha com algas mas reparei que era só superficial então eu removi a parte verde e adicionei fibra de coco por cima :roll: isto ajuda em algo(com relação as algas)?


Avatar do usuário
Kato
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 14 Mai 2014, 11:35
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Kato »

BRUNOLUCIO939 escreveu:E eu queria fazer uma pergunta eu estava tendo um probleminha com algas mas reparei que era só superficial então eu removi a parte verde e adicionei fibra de coco por cima isto ajuda em algo(com relação as algas)?
Isso eu posso falar até pelas plantas aquáticas que cultivei emersas, fibra de coco não da tanta alga quanto musgo ou a areia e tem algicidas de aquário também podem funcionar


Avatar do usuário
BRUNOLUCIO939
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 122
Registrado em: 14 Abr 2014, 18:13
Localização: Rio De Janeiro-Belford Roxo
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 10 vezes
Contato:

Mensagem por BRUNOLUCIO939 »

:mrgreen: obrigado Kato : joia :


tuco
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 142
Registrado em: 03 Ago 2011, 10:05
Localização: canoinhas - sc - brasil
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por tuco »

também uso algicida de aquário e tenho conseguido manter as algas sob controle. para plantas maiores costumo cobrir o substrato com areia para 'sufocar' as algas...


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Também acredito que um composto com uma porcentagem de terra vegetal ou com húmus não traga problemas para certas PCs. Na dúvida, pesquisem sobre o habitat da espécie.
Isso depende de testes, mas já sabemos que existem cultivadores que têm sucesso com espécies consideradas difíceis, outros que usam adubo, etc.

Juntando os pontos desse assunto e de outros tópicos que já foram abordados aqui no fórum, percebemos que algumas carnívoras habitam solos ricos em nutrientes sim. Se pesquisarem sobre evolução das PCs, encontrarão hipóteses de que o cenário para o surgimento das carnívoras nem sempre foi o mesmo no qual estão hoje. Os mecanismos de captura apareceram em outra época e outros locais, o berço das Nepenthes não foram as florestas da Indonésia, por exemplo, e suas características foram mantidas ao longo da evolução, sendo passíveis de outras pressões ecológicas como alteração do formato das armadilhas em resposta à adaptação aos tipos de presas, mas a planta inteira se adaptou e consequentemente a fisiologia das raízes também ao tipo de solo do ambiente novo.

Nesse sentido, o que leva muitos cultivadores a perderem suas plantas talvez seja a preocupação de cultivá-las baseando-se apenas no fator clima/altitude e não considerar a função primordial nutricional do solo, o que pode explicar o crescimento "lento" de algumas quando estão no vaso.
Talvez um solo mais rico possa garantir o desenvolvimento das Nepenthes tidas como difíceis.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Para complementar ainda mais este tópico eu disponibilizo abaixo um link para um tópico no PCBR, aonde o amigo Jadson relata um experimento que esta fazendo com uma de suas Neps:

Teste de "subtrato" para Nepenthes

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

A dúvida/curiosidade em relação ao substrato é um tema recorrente. Todo ano voltamos a ela.

Um substrato perfeito?

Não existe. São centenas de espécies de vários gêneros de plantas carnivoras.
Quem vender essa idéia está enganado ou enganando.

Existe o sphagnum, o substrato de coco, a perlita, a vermiculita, a argila expandida, a areia. A composição do substrato pode e deve ser feita considerando as necessidades de cada planta carnivora.

Valdemar, Ono, Wesley, e demais produtores estarão sempre a procura de novos meios de produzir com o menor o custo possivel. Lidam com isso diariamente. :geek:

O produtor comercial tem o objetivo de baixar os custos, sempre. Visa-se o lucro. Se não tem lucro quebra. Afinal, é uma empresa.

Não é sempre que podemos ou devemos aplicar estes procedimentos no cultivo ornamental. Muito menos sem o devido conhecimento. Nutrientes externos devem ser adotados com consciência e cautela. E somente divulgados os resultados depois de 'anos' de trabalho. Do contrário, veremos um monte de neo-cultivadores fazendo experiências, intoxicando suas plantas carnivoras, por que viram ou ouviram relatos sem fundamento.

É dificultar o que deve ser prático e fácil.

A menos que a intenção não seja a de ter apenas um hobby. :ugeek:

É fato sim, o solo original da maioria das carnivoras é composto de nutrientes. Solo este, composto de inúmeros parasitas e extensa fauna, impossível de replicar. Parasitas, insetos e outros que, certamente, também são importantes para a planta.

O ambiente natural de cada espécie tem suas características próprias que abrange o clima, o solo, a geografia, a fauna e a flora local. É o conjunto de tudo isso que faz a diferença.

Devo providenciar determinado tipo de esquilo para fazer cocô dentro do ascideo de uma N.lowii? Faz parte da nutrição original desta espécie. :roll:

E para a N.ampullaria, devo fornecer detritos orgânicos que em seu ambiente natural cairiam de determinada arvore (folhas secas e dejetos de pássaros)? É a adaptação desta espécie. :roll:

No cultivo ornamental, tudo o que fazemos tem a intenção de proteger a planta de doenças e parasitas e proporcionar condições para seu desenvolvimento pleno.

A sugestão do uso do sphagno como substrato básico surgiu, há muitos anos, para proteger uma planta que foi largamente utilizada para o mesmo fim. O xaxim.

Para toda regra existe exceções, é claro.

“Posso limpar um banheiro da maneira que eu quiser, se ficará limpo é outra história, desde que antes eu saiba como realmente um banheiro deve ser limpo.” :geek:

O cultivo de plantas carnívoras não é novidade e a maioria das 'anunciadas novas experiências’ já foram feitas n vezes por n cultivadores.

Até o momento não há novidades.

Abc

ps lembro que em um passado não muito distante ficaríamos inconformados, muitas vezes até revoltados, em ver experiências sendo feitas com essas plantas. Eu ainda fico. : bad :
ps lembro também que neste mesmo passado não muito distante, não permitiamos que participassem das doações aqueles que declaradamente não importavam-se com a vida das suas plantas.


Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Concordo com você amigo, toda experiencia só é valida quando estamos munidos de informações para embasar a mesma. Quando o Ono, o Wesley, o Valdemar utilizam algo em seu cultivo e em suas plantas para venda, não é algo intuitivo, é algo que foi pesado, estudado, analisado os resultados e por fim aplicado. Até chegar as plantas que vão a venda tem todo um processo. Afinal, como foi dito é um negocio, e perder um lote de nepenthes "por um teste" é no minimo insano.

Acho que testes sempre são validos, porem para inovar devemos dominar o basico. Para eu poder testar em meu cultivo tal substrato ou X produto inovador, é primeiro preciso que eu entenda as necessidades da planta, que eu entenda o que é um substrato, o papel dele, quais interações com o clima ocorrem nele, e etc.

Não adianta nada alguem ler "um teste inovador de substrato em X Nepenthes", e replicar sem entender o que foi feito. No fim, uma técnica nova e que seja maravilhosa nas mãos de alguém que a entenda, se torna terrivel na mão de alguem que só segue receitas de bolo sem buscar entender os porquês.

É como a nutrição (ainda polemica) de carnívoras: existe muitas lendas, existem muitas generalizações e medos irracionais.

A Maioria desses medos e generalizações são culpa dos proprios cultivadores, que ouvem ou veem alguem utilizando X produto, usam sem entender o que é nutrir uma planta, e quando perdem a planta culpam o produto, não a falta de pericia.

E combinemos, existem cultivadores que tomam o empírico como regra, e em minha opinião tem de ser um balanço harmônico entre o novo e o tradicional, modificando e melhorando parâmetros de cultivo para nosso objetivo: Plantas belas e saudáveis.

Esses dias me interroguei: Até onde as plantas ditas "chatas" não estão com parâmetros de cultivos errados? Desde regas, solos, umidades nas raizes, no ar, etc etc etc?

Afinal, temos uma "cartilha básica" que não é tratada como básica e genérica, mas como vital e universal.

Bem, só minha opinião.

Abraços galera. :D

Obs: Esperar alguns meses para podas e trocas de vasos para pensar em umas mudanças leves no meu cultivo, nada muito radical. :P

P.S: Temos tambem de parar com essa lenda de que na natureza os parametros são SEMPRE e COMPLETAMENTE ideias. Não são. Existem diversos patógenos, predadores, parasitas, e outros muitos limitantes do crescimento das plantas, afinal, na natureza existe todo um sistema harmônico de equilíbrio dinâmico. Do ponto de vista do organismo, e do que se deseja para plantas ornamentais (crescimento pleno), eliminar essas "restrições" fazem toda a diferença. A questão é eliminar as restrições (patogenos, parasitas, competição por sol, agua e nutrientes, etc etc), mantendo os fatores de crescimento (solo ideal, luz ideal, umidade ideal, etc etc etc)


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
BRUNOLUCIO939
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 122
Registrado em: 14 Abr 2014, 18:13
Localização: Rio De Janeiro-Belford Roxo
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 10 vezes
Contato:

Mensagem por BRUNOLUCIO939 »

alguém sabe qual a proporção ideal de musgo e de areia para dionaea?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Uma proporção em torno de 2:1, ou seja, 60% de musgo e 40% de areia será mais que o suficiente para esta PC : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem