Minhocas arejando o substrato

Os mitos sobre o cultivo de plantas carnívoras que assombram os brasileiros.
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Tal do "fungus gnat" é a pior coisa cara, tenho varios copinhos descartaveis com sementes de nepenthes e algumas droseras, e os !#%!@# já estão chegando, eu sempre dou uma mechida bem de leve no substrato, sempre acho um ou dois deles, ae mato com uma pinça. Deveria ter um vermifugo para essa praga kkkkkk.
A respeito do tópico, é claro e obvio que minhocas e Carnivoras não combinam :D.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pois é Rodrigo!

Cara, era meu começo de cultivo e ninguem sabia me dizer qual era o problema com a planta.
Foi graças a alguma pesquisa e observação que descobri essas pragas.
Ela faz uma rede de túneis no substrato (vários furinhos minusculos) por onde percorrem o vaso danificando a raiz.
Parecem uma 'miniatura de taturana' transparente e com a cabeça preta. Mas não achei nada sobre como acabar com elas.
A solução que encontrei foi trocar todo o substrato.
Tem até um tópico no PCBR em que falo sobre isso. 8-)


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

isso é chato... Por isso, assim que começar as chuvas aqui, vou trocar o substrato de todas as PCs que tenho...
Menos a da Cephalotus que já fiz uma higienização que estáva com larvas e outras coisas... Agora ela está se recuperando...

Não achei minhocas ainda no substrato...
Mas tinha um formigueiro na minha N gracilis, ela abortou um jarro, secou outro e as folhas começaram a definhar, minha sorte foi que vi umas formigas rondando, se não, nem ia desconfiar... Agora ela está se recuperando... Pena que ela é muito lenta aqui...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

guigacaldeirão escreveu:o problema é que nesse canteiro esta lotado de caramujos africanos,ou seja o que nasce naquele canteiro morre depois da chuva...

Essa foi mais uma estupidez humana, no boom do escargot criadores trouxeram essa praga para o Brasil. Quando passou o encanto pelo escargot simplesmente largaram esses bichos a vontade.
Como eles não tem predadores naturais estão se infestando por todo lugar que passa e o pior de tudo ele é hospedeiro de parasitas que matam os animais, inclusive o homem.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Bom, então o mito tá detonado mesmo!! Eu já pensava isso, mas rezolví conferir =P
Eu não sei de onde que a minhoca veio, mas as plantas estão crescendo bem e não achei nenhuma minhoca no vaso delas, como são grandes, acho que eu encontraria...

Depois de ler isso da dionaea sawtooth acho que vou trocar o substrato de todas as droseras e dionaeas =S

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
rodgaba
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 05 Ago 2010, 19:13
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por rodgaba »

Tomei um susto depois de ler o topico, final de semana vou dar uma revirada no substrato principalmente das dionaeas, e se bobear vai ser um final de semana de troca de substrato


Um dia de sol, outro de chuva = obrigado pelas sementes :)
Bom cultivo
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

ESTAS MALDITAS MINHOCAS se me permitem falar já falando, é cria de uma mosquinha pequena que ronda os vasos... tomem cuidado com elas, aqui está enfestado, passo veneno e as porcarias não somem....
Elas danificam outras plantas além das Carnivoras tomem cuidado >;


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Felipe_Steinthaler escreveu:ESTAS MALDITAS MINHOCAS se me permitem falar já falando, é cria de uma mosquinha pequena que ronda os vasos... tomem cuidado com elas, aqui está enfestado, passo veneno e as porcarias não somem....
Elas danificam outras plantas além das Carnivoras tomem cuidado >;
Nesse caso não seriam larvas? :roll:

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Minhocas sao detritivas, e basicamente se alimentam de restos organicos, a digestão disso gera o humus, que é uma materia organica em decomposição tambem, porém rica nos macro nutrientes nitrogenio, fosforo e potassio, além de alguns outros.
As minhocas so comem detritos, elas não comem nada vivo, muito menos raizes de plantas, isso sim é uma lenda, inclusive o lado bom é que elas até fariam uma faxina comendo os pedaços podres das raizes mortas, oque evitaria eventuais fungos em raizes.
Segundo oque eu li, são conhecidas mais de 3.000 especies de minhocas. :mrgreen:

Eu não mataria as minhocas dos meus subtratos, até porque as Nepenthes (por exemplo) possuem certa tolerancia a niveis baixos de adubação, inclusive se beneficiam de pequenas quantidade de adubos no solo, e isso ja é certo, não é impirismo.
Além disso, as minhocas formam galerias nos solos, essas galerias contrinuem para a aeração do solo. Eu acredito que em habtat natural algumas carnivoras convivam com minhocas no solo, como é o caso das n. ampullarias.

Eu tambem ja obsevei colegas aflitos informando que encontraram vermes, criaturas, seres, bixos, larvinhas, monstrinhos e coisas do tipo no solo dos vasos deles, isso me leva a crer que talvez nem sejam minhocas as pilantras da historia causando problemas, e sim outros seres que eventualmente habitam vasos de plantas cujo substrato é de origem super duvidosa.
Se você entende a importancia de um solo de qualidade para as plantas, irá fazer uma higienização adequada no mesmo afim de proporcionar um ambiente saudavel para as raizes de suas plantas, caso contrario irá conviver com os possiveis infortunios que um solo de má qualidade pode oferecer ;)

Mas em fim, eu não me preocuparia com uma minhoca, e sim com o solo em que as plantas de floriculturas são plantadas : joia :

não sei dizer se é mito ou não, mas a principio acho que seja muito relativo isso, pois pra Neps não creio que faria mal, talvez até bem de certa forma.

até mais pessoal


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Boa Daniel, eu tambem acho que a minhoca em si não faça mal(convencido depois de ler seu texto). ME preocupo extremamente com os acaros por aqui, não sei da onde sai, e os vermes tambem...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem