Minhas pequenas - Fatima -- at. em 16/04/17

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Lindas aquisições! Adoro essa ping!
Parabéns!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Brigada, meus amigos!

Hehehe... Rodrigo, a primeira coisa q pensei qdo vi o sphagnum vivo, foi isso mesmo: retirar um pouco pra cultivar... já até li o topico sobre o cultivo de sphagno pra iniciar o meu... :) Ainda assim, valeu pela dica! : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Atualizando a minha galeria, queria dividir com vcs o q pra mim é uma gde alegria:

O primeiro ascideo (nascido aqui) da minha nep "primogênita" (nepenthes ventricosa x inermis)

O ascideo é bem menor do q os q ela tinha qdo chegou aqui em maio, mas ainda assim, me deixou muito, muito feliz hj qdo o vi com sua "tampinha" aberta e seu peristomio "vermelhando".... :D
[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-41ps ... G_4381.JPG[/thumbnail]

Achei novidades tb no vaso da minha pinguicula hemiepiphytica... tem um seedling crescendo ao lado dela... não sei se veio de algum divisão natural da planta (embora eu ache q ele esteja um tanto distante pra isso, cerca de 1cm do centro da planta), se veio de algum leaf cutting natural ou se é fruto de alguma semente q acabou parando por ali... o fato é q retirando mais um pouco de musgo vivo pra colocar em um outro vaso, descobri essa pequenina...
[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-q_nN ... G_4387.JPG[/thumbnail]

Olhando não sei dizer q ping é (talvez ainda seja cedo pra isso), mas seja qual for, já me deixa feliz do mesmo jeito... rs...rs...rs...

Os seedlings de P. sethos estão indo bem... mas apenas no vaso com o substrato mineral... no vaso com o substrato sphagnum + areia, não vi nenhuma germinação ainda...
[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-hSYW ... G_4373.JPG[/thumbnail]

E a minha recém-chegada estaquinha de N. khasiana x ventricosa (do Felipe)... Amanhã completará uma semana aqui... e acho q tá indo bem... Brigada, Felipe!! : joia :
[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-XrkK ... G_4341.JPG[/thumbnail]

É isso aí... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Fátima, posso falar com toda certeza que você tem mão pra pinguiculas! Como a sua P.hemiepiphytica está linda!
Uma graça o jarrinho da sua X ventrinermis... aqui a minha quase não produz jarros :{
Parabéns!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Fátima, você está com a mão muito boa para cuidas das carnívoras. : joia :
As pinguiculas estão muito bonitas. A ventrinermis está vindo com força, e a khasiana x ventricosa deve crescer muito rápido no seu clima.
Pelo menos aqui em casa é a planta que mais cresce, quando abre uma folha, a nova que aparece ainda enrolada, já tem a ponta da seguinte aparecendo (como o alien rompendo o hospedeiro).


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Eita que o cultivo anda de vento em popa, só vejo progresso. Felicito-a pelos cuidados dispensados a suas plantas.

Obs.: Fico feliz de saber que os seus seedlings de P. 'Sethos' estão se desenvolvendo a todo vapor no substrato mineral. São necessários mais testes, porém confesso que estou surpreso com a alta taxa de germinação neste "solo experimental" :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Parece ser um broto natural por 'leaf' da hemiepiphytica. : joia :

Interessante o resultado das germinações da Sethos. Sinais fortes da preferência por um substrato menos ácido. Ao menos para germinar.

Gostei muito do jarrinho da sua ventrinermis. Agora é época da khasiana x ventricosa começar a se desenvolver, preparando ascidios para a primavera. : joia :

Bacana Fatima, seu cultivo está cada vez melhor!

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

MarcielS escreveu:Parece ser um broto natural por 'leaf' da hemiepiphytica. : joia :
Marciel, o curioso é que minha P. cyclosecta também desenvolveu uma pequenina muda ao seu lado, convenientemente alocada em um vaso "berçário" junto a outros clones de Pings ;) . Não me parece que ela tenha sido gerada por leaf cutting, porém não tenho como assegurar o contrário, se é que me entende :mrgreen: . Tai mais um mistério a ser solucionado...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Fernando, obrigada!! Receber um elogio de cultivador experiente dá sempre um ânimo a mais! : joia :

Aloysio, obrigada!... tive q rir da comparação com "o alien rompendo o hospedeiro" :lol:

Rodrigo, obrigada! Eu tb fiquei muito surpresa com as germinações do substrato mineral... e olha q os dois vasos (mineral e o padrão) estão no mesmo local, um ao lado do outro, mas até aqui neeem sinal de germinações no sphagnum... enqto q no mineral as seedlings tem se desenvolvido até bem rápido... :shock:

Marciel, obrigada! Todos vcs tem me ajudado muito... e acho q tô fazendo a lição de casa direitinho...rs...rs... Eu queria q o jarrinho crescesse mais, mas hj ele resolveu abrir e como você mesmo comentou q depois q se abrem param de crescer... Eu espero q a khasiana x ventricosa esteja enraizando... e q ela se adapte bem, assim como a ventrinermis...

Agora eu tb partilho da mesma dúvida q o Rodrigo, com relação ao possivel leaf da hemiepiphytica.. pode um broto de leaf surgir da ponta oposta à raiz? Fiquei confusa com isso... rs...rs... de qq modo, estou feliz... mais uma pingzinha pra minha coleção :mrgreen:

Brigada, "mestres"! :rever: : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Juliano Alves
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Abr 2013, 21:52
Localização: Presidente Venceslau SP
Agradeceu: 17 vezes
Agradecimentos: 38 vezes

Mensagem por Juliano Alves »

Parabéns Fatima, realmente como os amigos disseram, você tem uma mão boa para as Pcs, boa sorte com todas : joia : .

Abraços!


"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."


Nenhum de Nós
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem