Minha primeira Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Minha primeira Nepenthes

Mensagem por Lucy »

Estava comentando com um amigo aqui do fórum, que eu estava tão louca por uma nepenthes que cheguei a sonhar uma ela por dois dias consecutivos. :lol:

Hoje pela manhã liguei em todas as floriculturas e viveiros da cidade, atrás da danadinha. Outro amigo aqui do fórum já tinha me indicado 2 lugares onde provavelmente encontraria alguma PC, e foi num desses lugares que achei a minha nepenthes. : love :

Depois acabei passando em outra floricultura e encontrei 2 droseras. Mas o melhor é que ganhei 4 mudinhas de dionaeia do dono, depois conto a história no outro tópico rs.

Então...
Eis minha bela. O que acham? Será que ela está bem? Qual a espécie? As folhas marrons são normais? Devo podá-la? Tenho uma dúvida sobre as folhas que já tiveram jarro, se devo podar... mas isso eu procuro em outros tópicos.
Imagem

Esse é o único jarro bonitão, mas têm muitos novinhos, em formação. Detalhe: estava seco e coloquei um pouco de água parada porque li que não tem problema fazer isso.
Imagem

Segundo um tópico recente, isso é normal, né? Esse visual meio murcho rs.
Imagem

Esse faleceu, então passo a faca pelo que li por aqui rs.
Imagem

O que mais me preocupa é o substrato. O vendedor não soube informar o que é. Tem casca de árvore porque isso sei reconhecer hahaha, mas e agora? O que faço? Deixo aí? E o vaso está bom? Ela está meio pendendo para um lado, porque está alta. O que fazer?
Imagem


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Que legal Lucy, você deve estar muito feliz por conseguir encontrar a PC que tanto queria. Quando possível poste fotos das outras carnívoras que comprou.

No que diz respeito ao estado de sua Neps, ela aparenta estar OK. Proporcione a ela um local bem iluminado, porém sem sol direto com direito a borrifos de água nas folhas duas vezes ao dia. Lembre-se que o substrato dela deve estar úmido, jamais encharcado ou as raízes apodrecerão.

O substrato é aquela velha história; um coringa, sendo assim a melhor coisa a fazer é trocá-lo por sphagnum + areia de quartzo. Quanto a identificação estou em dúvida, mas vou arriscar que possa ser uma N. sp. "Spotted" por conta das manchas no jarro.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Linda Lucy, parabéns pela compra... : joia :
Ainda não tenho conhecimento aprofundado em Nepenthes mas achei muito parecida com esta:
Nepenthes faizaliana
https://home.arcor.de/j.danz/N_faizaliana_f.html" onclick="window.open(this.href);return false;
" onclick="window.open(this.href);return false;

Lembra também a N. wrigleyana, neste tópico tem foto dela:
concurso-ascidio-t1327-10.html#p20202" onclick="window.open(this.href);return false;

Poderia ser um híbrido?
O ascídio que secou parecia ter mais manchas...
Quanto a ela estar inclinada, poderia colocá-la perto de um suporte para as gavinhas apoiarem..

Abc.


Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Oi Lucy,
Bela planta! Parabéns pela aquisição!
Bem, a respeito da sp., é uma Nepenthes wrigleyana, que é um híbrido entre as sp's.[mirabilis x (rafflesiana x ampullaria)]. Quanto às folhas e ascidios secos, vá podando à medida que secarem completamente. Sobre o substrato, ele aparenta ser bem velhinho, nesse caso seria bom trocá-lo, mesmo. Um substrato bem legal seria 1/3 de musgo + 1/3 de areia + 1/3 de casca de pinus. :geek:
Não sei se foi o flash da câmera, ou alguma outra interferência, mas vejo umas manchinhas amarelas nas folhas. Se tiver como tirar mais umas fotos da planta, sem usar flash, seria legal pra ter uma ideia melhor da planta.

Abs! : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Legal heim Lucy! Parabéns!

Sonhar com Nepenthes é um sinal, rs. Sinal de que você foi contaminada com o 'virus Nepentheiro'! Pela história que nos contou vejo que você está muito feliz com a nova aquisição, heheh. : joia :

Rodrigo e Ivan deram ótimos palpites, mas quem acertou na identificação foi o Caio. É uma N.wrigleyana e está com ótima aparência. O peristomio grosso e riscado é característica deste hibrido.

Plantas recém compradas geralmente ficam estressadas por causa do transporte e das más condições de manutenção na 'loja'. Neste período de stress elas param de se desenvolver. É quando devem passar por um breve período de adaptação.

Esse hibrido é resistente e cresce muito fácil. As manchas nas folhas ocorrem geralmente por causa do sol excessivo.

A poda do ascidio deve ser feita somente quando este estiver 'completamente seco', já sem o líquido digestivo. É só cortar no tendril, mantendo a folha, pois essa continua a realizar a fotossintese.

Dá para ver que sua planta foi propagada por estaquia por que este ascídeo da foto já é um 'intermediário'. Logo terá belos jarros upper aí. Os ascidios lower são de um tom bem avermelhado.

É isso aí. 8-)

Abç


Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

rdrgobra escreveu:Proporcione a ela um local bem iluminado, porém sem sol direto com direito a borrifos de água nas folhas duas vezes ao dia. Lembre-se que o substrato dela deve estar úmido, jamais encharcado ou as raízes apodrecerão.

O substrato é aquela velha história; um coringa, sendo assim a melhor coisa a fazer é trocá-lo por sphagnum + areia de quartzo.
As folhas estão impregnadas de poeira, vou limpar com um pano molhado.
Areia de quartzo não estou achando em lugar algum! Andei lendo alguns tópicos sobre outras composições.
Thanks. : joia :

ivan escreveu:Quanto a ela estar inclinada, poderia colocá-la perto de um suporte para as gavinhas apoiarem..
Sim, vi alguns vasos por aqui com suporte e vou dar um jeito nisso hehe. Valeu. ;)

Caio Vinicius escreveu:Um substrato bem legal seria 1/3 de musgo + 1/3 de areia + 1/3 de casca de pinus.
Não sei se foi o flash da câmera, ou alguma outra interferência, mas vejo umas manchinhas amarelas nas folhas. Se tiver como tirar mais umas fotos da planta, sem usar flash, seria legal pra ter uma ideia melhor da planta.
Eis o problema: a tal areia de quartzo...
Aqui estão as fotos sem flash e obrigada pelas dicas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Bom , vou sair atrás de areia de quartzo mais uma vez.
Em alguns lugares achei areia grossa, mas os vendedores não sabem se são de quartzo. ai , ai... :x
Li que pode usar também argila expandida, fibra de coco e musgo. Será que os 3 dariam certo?
Bom, enquanto saio à procura, vou acompanhando pelo celular pra ver se tem alguma dica nova hehe.
Obrigada.


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Bom Lucy, levando em conta que nepenthes gostam do solo bem aerado, aqui eu utilizo sphagno, fibra de coco higienizada e bolinhas de isopor, rs
Argila expandida no fundo do vaso é valido também, visto que ajudaria a drenar a água e impedir que a mesma fique empoçada, coisa que não é legal para as nepenthes...
A planta está muito linda, e tenho certeza de que ficará ainda mais linda na sua mão!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Eh,o povo ja disse tudo!Parabens,eh uma linda nep,olha que nepenthes eh algo complicado
nunca se tem uma soh rsrs
Garanto que ira ficar muito bem sob seus cuidados : joia :


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Bela planta Lucy, enorme já. Apesar do pessoal ter identificado ela, eu achei super parecida com os hibridos do Ono de N. gracillima x rafflesiana var. nivea. O jarro vermelho se parece com os da minha só que com o peristômio mais fechado.

Eu não sei quanto a voce mas eu quando comprei a minha N. maxima a uns (sei lá) 4 anos atraz apenas passei para um vaso maior com mais substrato e deixei este original, a planta virou no que tá hoje, não apresentou problemas. Até hoje nunca encotrei PCs plantas em terra, somente em pó de coco que tem a aparência parecida com terra depois de um tempo sendo ultilizada.

Mas se preferir mudar, é mais garantido, com certeza. Só tome cuidado para não danificar muito as raizes dela, pode usar izopor no substrato (eu ralo ele no ralador) para dar mais volume, ai na sua cidade se não me engano tem um fornecedor de clips de coco e fibra também, pode ser usada se quiser. Sempre usei por aqui e até agora não tive problemas.

Sucesso com as novatas :)
Um abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem