Minha primeira Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Lucy, pode usar a areia grossa que você encontrou, apenas lave bem ela para tirar as impurezas e depois jogue água fervente para eliminar possíveis agentes patogênicos, que podem vir a afetar sua Neps.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

WFERnando escreveu:eu utilizo sphagno, fibra de coco higienizada e bolinhas de isopor, rs
Isso que vou fazer! Já fervi o sphagno, agora a fibra de coco vai pra panela rs. Devo triturá-la? Algumas pessoas dizem que sim, outras que deve-se cortar com a tesoura... qual a melhor maneira? E qual a proporção? Seria sphagno, fibra de coco e isopor (2:1:1)? Thanks.


arquimedes escreveu:Eh,o povo ja disse tudo!Parabens,eh uma linda nep,olha que nepenthes eh algo complicado
nunca se tem uma soh rsrs
Garanto que ira ficar muito bem sob seus cuidados
Pior! hahaha já fiquei de olho em algumas do Ono... mas vou dar um tempinho e cuidar direitinho dessa primeiro, estudar mais sobre elas e tal hehe. Valeu. ;)
Felipe_Steinthaler escreveu:Bela planta Lucy, enorme já. Apesar do pessoal ter identificado ela, eu achei super parecida com os hibridos do Ono de N. gracillima x rafflesiana var. nivea. O jarro vermelho se parece com os da minha só que com o peristômio mais fechado.

Eu não sei quanto a voce mas eu quando comprei a minha N. maxima a uns (sei lá) 4 anos atraz apenas passei para um vaso maior com mais substrato e deixei este original, a planta virou no que tá hoje, não apresentou problemas. Até hoje nunca encotrei PCs plantas em terra, somente em pó de coco que tem a aparência parecida com terra depois de um tempo sendo ultilizada.

Mas se preferir mudar, é mais garantido, com certeza. Só tome cuidado para não danificar muito as raizes dela, pode usar izopor no substrato (eu ralo ele no ralador) para dar mais volume, ai na sua cidade se não me engano tem um fornecedor de clips de coco e fibra também, pode ser usada se quiser. Sempre usei por aqui e até agora não tive problemas.
Agradeço muito pelas dicas. Você rala no ralador grosso ou fino? hahaha Mãe de primeira viagem é fogo! :lol:
Só achei a Fibra de Coco da marca Vitaplan, e segundo a embalagem é natural, não contém adubo nem nada. Acha que sphagno, fibra e isopor 2:1:1 é um bom substrato? Mistura-se tudo? Li alguns tópicos, mas tenho medo d efazer algo errado rs.
rdrgobra escreveu:Lucy, pode usar a areia grossa que você encontrou, apenas lave bem ela para tirar as impurezas e depois jogue água fervente para eliminar possíveis agentes patogênicos, que podem vir a afetar sua Neps.
Posso usar?! :o
É que li um montão de coisas, falando que qualquer outro tipo de areia poderia matar a PC. Só achei areia de construção... aliás, tenho um monte dela e casa, poderia peneirar e deixar só as mais grossas. Mas e o medo? rs


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Felipe_Steinthaler escreveu:... achei super parecida com os hibridos do Ono de N. gracillima x rafflesiana var. nivea...
Mas e o peristomio stripped? Você está escondendo plantas aí Felipe? :lol:

Que variação é essa que você tem e eu ainda não tenho, rs.
Nenhumas das tres variações deste hibrido (alba? X raff. Nivea) que tenho em cultivo apresenta o peristomio riscado e encorpado como a N.wrigley.

Por falar em wrigleyana, tem boas notícias da sua? 8-)


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Lucy escreveu:Posso usar?! :o
É que li um montão de coisas, falando que qualquer outro tipo de areia poderia matar a PC. Só achei areia de construção... aliás, tenho um monte dela e casa, poderia peneirar e deixar só as mais grossas. Mas e o medo? rs
Geralmente recomendamos a areia de quartzo pelo fato dela vir esterilizada, mas a areia de construção grossa pode ser usada desde que você siga os procedimentos citados anteriormente.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Ah, entendi!
Vou agora mesmo peneirar a areia e fazer os procedimentos. :D
A noite mostrarei as dionaeas bebês que ganhei, e mais duas droseras também pequeninas.
Obrigada a todos pela atenção.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Lucy escreveu:Agradeço muito pelas dicas. Você rala no ralador grosso ou fino? hahaha Mãe de primeira viagem é fogo!
Só achei a Fibra de Coco da marca Vitaplan, e segundo a embalagem é natural, não contém adubo nem nada. Acha que sphagno, fibra e isopor 2:1:1 é um bom substrato? Mistura-se tudo? Li alguns tópicos, mas tenho medo d efazer algo errado rs
Eu ralo naquela parte mais grossa do ralador, da para comprar as bolinhas soltas mas eu ralei uns que tinha por aqui, fiz uma reciclagem :)
Quanto a fibra, é desta marca mesmo que costumo ultilizar. Esta mistura está boa, acho que voce pode até colocar mais fibra e um pouco menos isopor, se ver que fica bom colocar mais pode colocar. Se ultilizar areia junto não coloque muita. Para que tudo se misture bem eu picoto bem o sphagnum, não precisa virar pó kkk e a fibra eu picoto também até que fiquem com uns 8cm mais ou menos, se não aquela bolotas que vem não se misturam direito, para que se unam bem os elementos usados é uma boa misturar com o substrato umido, se tiver encharcado ou muito seco a areia fica por baixo e não se une. Mas isso voce vai pegando o jeito com o tempo, e também não tem tanta importancia assim.

Boa sorte : joia :
MarcielS escreveu:
Felipe_Steinthaler escreveu:... achei super parecida com os hibridos do Ono de N. gracillima x rafflesiana var. nivea...
Mas e o peristomio stripped? Você está escondendo plantas aí Felipe? :lol:

Por falar em wrigleyana, tem boas notícias da sua? 8-)
Haha queria estar escondendo :roll: acho que tens razão quanto a ID wrigleyana, eu não me apeguei a ela ainda kkk achei diferente aquele ascidio seco que ela mostrou e bem parecido com aque alba x raff RED que o pessoal tem. Mas realmente o peristômio que não me deixou afirmar kkk e o upper meio gordinho :)
Quanto a minha wrigleyana, elá está crescendo, até agora não parou, e com o calor vem crescendo mais rápido, está no mesmo copinho ainda :? Vou replanta-la naqueles vasos marrons bonitões que compramos, ela merece e muito :mrgreen:

Um abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Valeu, Felipe! Todas as minhas dúvidas se acabaram... por enquanto :lol:
Visitei seu álbum e fiquei de boca aberta... coisa linda!!! Parabéns pelas plantas.


Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Parabéns Lucy,uma das duas nepenthes que tenho é uma N.wrygleiana,mas ainda é novinha e não tem jarros,parabén pela aquisição!!!


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Lucy escreveu:Valeu, Felipe! Todas as minhas dúvidas se acabaram... por enquanto :lol:
Visitei seu álbum e fiquei de boca aberta... coisa linda!!! Parabéns pelas plantas.
Que bom que as dicas foram úteis, se tiver mais, pergunte.
HEhe Obrigado fico feliz que tenha gostado :mrgreen:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

A pioneira hehe...
Atualizando imagem... Cresceu pra caramba! Está com jarros lindos e pintadinhos! :D
Acabei deixando com musgo, carvão e isopor e ela adorou.

Imagem

Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem