Minha Primeira Nepenthes o que fazer?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
MatheusD
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Abr 2015, 16:33
Localização: São Jerônimo - RS

Minha Primeira Nepenthes o que fazer?

Mensagem por MatheusD »

Olá pessoal,
No inicio dessa semana eu ganhei uma nepenthes, mas nao tenho muita ideia do que fazer, eu vi os outros topicos, mas continuo sem entender.
Gostaria de saber se preciso transplantar minha nepenthes pra um vaso novo, pq ela veio da floricultura nao muito confiavel e nao sei se tá tudo certo com ela, entao queria saber o que eu preciso pra transplantá-la pra um novo vaso?
O substrato que encontro em minha cidade é a argila expandida, e tambem as cascas de pinus, e substrato de orquídea e o esphagnum que veio junto com a planta.
Esse esphagnum que veio junto dela tem como eu planta-lo ou só se eu comprar esphagnum vivo e plantar?
Qual o tipo de substrato que preciso pra minha planta com essa variedade que encontro em minha cidade?
Aqui a umidade do ar nessa época fica em torno de 48% e 60% é uma umidade boa ?
A luz que ela pega é indireta, passa pelo vidro ondulado pra depois bater nela, pode ser ou preciso de outro local? A nepenthes pode pegar luz do sol direta em algum horário ?

A que eu ganhei ai esta a foto dela

Imagem


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Linda Nepenthes graciliflora, saiba que este foi um belo presente que lhe deram. Bom, a planta precisará de cuidados especiais cujos links específicos eu deixo logo abaixo:

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Com relação ao último link, esta planta pode ser cultivada só em Sphagnum, mas o ideal é adicionar a este substrato chips de coco (devidamente esterilizado para eliminar o excesso de tanino, substância nociva as raízes das plantas) visando deixar o "solo" bem aerado e drenado.

Atenção que esta planta precisa de Sol moderado (pela parte da manhã está de bom grado) e nada de pratinho com água embaixo do vaso, OK ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
MatheusD
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Abr 2015, 16:33
Localização: São Jerônimo - RS

Mensagem por MatheusD »

em relação aos chips de coco como posso esterilizar eles, ou pode ser as cascas de pinus?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Então,

Apenas deixe de molho em água e troque algumas vezes até a mesma ficar limpa (incolor). Evite a casca de pinus, pois degrada muito rápido. : joia :

Abç


MatheusD
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Abr 2015, 16:33
Localização: São Jerônimo - RS

Mensagem por MatheusD »

ta bem obrigado! Eu plantei sphagnum com argila expandido areia e fibra de coco espero que de certo


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Matheus,

Deve ter ficado bom. Posta fotos de como ficou. : joia :

Abç


MatheusD
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Abr 2015, 16:33
Localização: São Jerônimo - RS

Mensagem por MatheusD »

pode deixar q qndo eu estiver com pc eu posto as fotos u.y


MatheusD
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Abr 2015, 16:33
Localização: São Jerônimo - RS

Mensagem por MatheusD »

em relação a luz ela deve ser indireta ou devo acostumar aos poucos a luz direta?
Em relação a estufa do sphagnum eu fiz ela num pote deve ficar o dia inteiro no sol? Normalmente deixo umas horas


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem