Minha nova estufante

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
shinfay
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 18 Ago 2010, 10:54
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por shinfay »

Ficou legal sua estufa Crytech.
Pela primeira foto cabe bastante PC ai dentro hein! A umidade tá ficando bem alta?
Abraços.


Shinfay
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=307/]Growlist[/url] / [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=383/]Galeria[/url]
rodgaba
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 05 Ago 2010, 19:13
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por rodgaba »

Muito bom Crytec, talvez a única preocupação seriam os reatores embaixo (se é que entendi direito) da estufa o que talvez possa molha-los de alguma forma se por exemplo a agua transbordar da pratelheira e escorrer por baixo (um dia voce pode viajar e outra pessoa estar cuidando e fazer a besteira), se fosse possível quem sabe colocar um suporte de madeira mesmo atravessando na parte de traz e prendendo os reatores o mais alto possível, falo isso pois quando fiz a tampa do meu aqua infelizmente nao me atentei para estes detalhes ( a gente nunca acha que vai acontecer né..) e um belo dia um peixe safadinho pulo e respingou no reator o que causou a queima dele, nada de grave acontece, apenas queima o reator (a vantagem de serem eletrônicos, nunca vi incendiarem) mas acaba tendo o trabalho e $$ para outro reator, no mais ficou show de bola a estufa e melhor ainda ter triplicado o espaço para as plantas.


Um dia de sol, outro de chuva = obrigado pelas sementes :)
Bom cultivo
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Obrigado pelas considerações, realmente triplicou o espaço e to muito feliz com isso!! :mrgreen:

Marciel, realmente a viking x hookeriana é muito linda... To doido pra que cresça logo esse seedling, logo logo estou mudando ele de vaso!!!
Pretendo manter a iluminação 16h por dia mesmo, espero que todas gostem disso!!! :evil:

Paulo, valeu pelas considerações... Mas não vai ter nenhum apagão! ehehehehhe

Shinfay, a porta de acesso ficou horrivel com aberturas, tive que lacrar completamente a porta com durex pra segurar a umidade, agora de dia está fazendo 84% lá dentro, anoite chega a 99%. O problema é que sempre na hora de fechar tenho que fechar com durex com bastante cuidado pra não deixar aberturas, se não a umidade vaza rapidinho e cai pra 60%.

Rodrigo, sei que acidentes acontecem e devemos sempre tentar evita-los.. Já estive pensando aqui como eu faria pra proteger os reatores e pretendo isolar tudo embaixo com um plástico grande e lacrar com durex em todo o contorno da prateleira, daí se por acaso escorrer agua ela vai escorrer pelo plastico e pingar longe dos reatores, daí vai ficar bem protegido!! Vou fazer uns furos no plastico também pra dar oxigenio lá dentro e não esquentar d+ os reatores, caso escorra agua por dentro do plástico ela vai pingar através dos furos sem encostar nos reatores!! Acho que vai ficar bom, assim que eu tiver feito isso e o lance da porta eu posto aqui!!!

Valeu gente, agora posso ter um monte de Pcs!!! :twisted:


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

E ai crytech... Cara valeu pela dica da altura... =D, tenho mesmo que ver esse lado.

O esquema da cor tem diferença sim, mas não sei se é grande essa diferença, pois tem gente que diz que grolux não da diferença nenhuma para as PC, mas em aquarios faz toda a diferença. Aqui que entra os dogmas... =/

No meu proximo projeto quero usar grolux e activa da sylvania se eu as encontrar...
Se eu não encontrar vou usar tubulares, 2 Daylight e 1 lampada morna de 3000k deu 90 pila esse orçamento com calha, fios, conectores e reatores.

O esquema da quantidade das horas é doidera da minha cabeça, mas agora estou pensando em deixar com 16h tambem hehehehe...

Nos matem informados =D

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Boa, tah tudo arrumadinho ai :)
Podes esperar que não demora as plantas vão te mostrar que tao de boa no novo ambiente.
Esse seedling grandão tah bonito viu, aqui é assim tambem, de varios que nascem, alguns ficam pequenos e outros crescem muito mais (deve ser a semente mais forte, algo assim).
coloca o cephalotus mais no meio, assim ele vai pegar luz de todos os lados :mrgreen:
Muito bom cara, parada boa^^


Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Muito legal Crytech !!parabens! ficou sowww!! deu ate vontade de fazer um kk!


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

crytech escreveu: ...
Os reatores ficam pendurados na prateleira embaixo da estufa, os fios parecem bem bagunçados mas foi uma lógica bem maluca da minha cabeça! rsrsrs
...

Se alguém por acaso entender a massaroca que eu fiz nos fios dos reatores pra ligar os 2 na mesma tomada, não tente reproduzir essa idéia. Qualquer erro será fatal! rsrsrs
...
Fala Felipe,
Ficou muito boa a sua estufante, apenas ressalto alguns possiveis inconvenientes que podem ocorrer:

O lance dos reatores presos na prateleira vao gerar calor e esquentar a mesma, cedo ou tarde voce vai acabar ocupando as outras partes da estufante com mais plantas, portanto, fique alerta pros reatores nao esquentarem a prateleira base das plantas e com isso o calor começar a incomodar as plantas de cima. Isopor pode ser usado pra isolar esse calor das plantas.
Dependendo do seu tipo de reator haverá um problema no start quando se liga todos ao mesmo tempo, voce usa um interruptor por interruptor? ou um pra todos?
As calhas nem sao muito uteis, mais barato seria comprar as presilhas pros tubos fluorescentes e fixa-las com abraçadeira plástica.
O papel aluminio tambem pode aumentar muito o rendimento de seu sistema.
Como voce tem somente um andar da estufa construido, creio que as 16 horas de luz por dia nao farao muita diferença mas quando voce construir as outras...seu bolso vai pedir socorro.

Abraço!


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Oi crytech!
Cara, você e demais! Gostei dessa sua estufante. Dinheiro bem gasto. Como já comentaram, só chamo a atenção para o cuidado que se deve ter em mexer com gambiarraXágua. você sabe...
Pois bem, parabéns pela "criação" e espero ver, posteriormente, sua satisfação no cultivo de pc's neste local. Pena o espaço ser restrito.
Abs. : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Nossa ficou ótimo Crytech, as plantas vão adorar estas temperaturas, voce está com muitas PCs incomuns já, ao meu ver, que legal cara, espero que todas turbinem aí na sua Estufa ^^
Gambiarras a parte, eu espero ainda fazer uma igual a sua :mrgreen:
boa sorte


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Carnivoras_Online escreveu: Fala Felipe,
Ficou muito boa a sua estufante, apenas ressalto alguns possiveis inconvenientes que podem ocorrer:

O lance dos reatores presos na prateleira vao gerar calor e esquentar a mesma, cedo ou tarde voce vai acabar ocupando as outras partes da estufante com mais plantas, portanto, fique alerta pros reatores nao esquentarem a prateleira base das plantas e com isso o calor começar a incomodar as plantas de cima. Isopor pode ser usado pra isolar esse calor das plantas.
Dependendo do seu tipo de reator haverá um problema no start quando se liga todos ao mesmo tempo, voce usa um interruptor por interruptor? ou um pra todos?
Carlos, não entendi esse lance do start.. Interruptor que você diz onde liga a tomada?? Se for interruptor de acender luz eu não to usando, ligo os 2 direto no timer!!! Os reatores não interferem na temperatura dentro da estufa, eles estão pendurados a 2,5cm da base da prateleira e eles esquentam muito pouco (pelo menos enquanto ainda são novos), não chega a esquentar nada dentro da estufa.

Tirei uma foto de como ficou a gambiarra, veja a forma como o reator foi preso!! Minha solução foi um clipes de papel e um isqueiro!! :twisted:

[img]http://i882.photobucket.com/albums/ac24 ... C01124.jpg[/img]
Carnivoras_Online escreveu:As calhas nem sao muito uteis, mais barato seria comprar as presilhas pros tubos fluorescentes e fixa-las com abraçadeira plástica.
Eu realmente tinha pensado em ir atrás dessas presilhas ao invés das calhas, mas até que não me arrependo... Achei muito fácil instalar elas e tenho certeza q ficaram bem seguras, tenho dúvidas se daria certo instalar essas presilhas pois a parte de baixo da prateleira não é reta.
Carnivoras_Online escreveu:O papel aluminio tambem pode aumentar muito o rendimento de seu sistema.
Eu coloquei aluminio na traseira da estufa e dentro das calhas pra servir tipo como refletor!! :mrgreen:
Caio Vinicius escreveu:Oi crytech!
Cara, você e demais! Gostei dessa sua estufante. Dinheiro bem gasto. Como já comentaram, só chamo a atenção para o cuidado que se deve ter em mexer com gambiarraXágua. você sabe...
Pois bem, parabéns pela "criação" e espero ver, posteriormente, sua satisfação no cultivo de pc's neste local. Pena o espaço ser restrito.
Abs. : joia :
Valeu pelas considerações Caio, também acho que valeu muito apena!! :D

Vou dar um jeito de isolar bem os reatores, em breve coloco o resultado do mistério!! kosakoskok

Fiz esse esquema da foto abaixo pra aumentar o espaço lá dentro, as plantas que ficam embaixo perdem um pouco de luz, mas as que ficam em cima são muito beneficiadas!! Por enquanto coloquei a Cephalotus e 3 potinhos com seedlings de droseras no andar de luxo, ainda tem um bom espaço lá em cima... Pretendo plantar sementes de sarracenia purpurea e colocar lá em cima, acho que dessa vez eu consigo germinar essas benditas!! :mrgreen:

Daí embaixo vou deixar os seedlings e sementes de nepenthes que não precisam de luz muito forte... Mas até que a iluminação lá embaixo ficou melhor que eu esperava, pelo olhômetro parece pegar o mesmo nível de luz do resto da estufa.

[img]http://i882.photobucket.com/albums/ac24 ... C01128.jpg[/img]

Valeu pelas considerações galera, em breve vou postando novos resultados!! :mrgreen:


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem