Minha má sorte com carnivoras

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
JP Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 27 Mai 2016, 16:22
Localização: Araçatuba-SP
Agradeceu: 163 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Minha má sorte com carnivoras

Mensagem por JP Martins »

olá, aqui estão fotos de algumas plantas minhas, em botânica me interesso por dois "tipos" de plantas em particular: orquídeas e carnívoras, com orquídeas estou tendo muita sorte como mostra a imagem abaixo:

Oncidium sharry baby

Imagem

Já em carnívoras...

S.leucophylla quando comprei:

Imagem

Ai ela começou a morre em estagios, primeiro apareceu m fungo na base, estagio1:

Imagem

e então os jarros começaram a secar, estagio 2:

Imagem

e la se foi minha primeira sarra, estagio 3:

Imagem

Com Drosera burmannii, também não tive sorte:

Imagem

Para vocês terem uma noção, eu não tive sorte nem com Dioneias (não tenho fotos), e nem com Utricularia arenaria ( que pelas postagens que eu vejo aqui, ela pega tão bem que chega a ser quase uma praga),kkkkkkk e nem com isso tive sorte :lol:
Mas tudo tem um porem:

Minha Nepenthes que comprei em uma floricultura já dura mais e um ano( imagino ser N.alata):

Imagem

E minha Pinguicula gigantea que comprei com Marcos Ono :rever: (otimo fornecedor, e bem atencioso), fora a nepenthes todas as outra eu comprei com ele, vieram muito bem embaladas, e bem desenvolvidas (o fato delas terem morrido é culpa minha, não teve nenhum erro por parte dele):

Imagem

porem acho que esta morrendo :oops: , me digam oque vcs acham :?:

Ontem fiz a troca e vaso da Nepenthes, e a coloquei no vaso da foto, plantei só em sphagnum, será que vou ter problemas??
Editado pela última vez por JP Martins em 30 Mai 2016, 21:03, em um total de 1 vez.


"Pessoas quietas possuem mentes barulhentas" - Stephen Hawking
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

olha, até o momento nunca vi tanta má sorte.

primeira pergunta você usa um pires com água abaixo para absorção de água? recomendação: água de chuva ou de rua descansada por mais de 48 horas. sol o mais tempo possível. isso para com as perdidas....

mas no momento o principal agora é cuidar de sua pinguicula. sugiro trocar este substrato por um 1/3 sphagnum e 2/3 areia (ambos higienizados) e deixar em local de claridade sem sol direto (pouco somente do sol fraco da manhã ou tarde). esta espécie água com uma colher ao redor. eu em particular, coloco 1 vez por semana. não gosta de muita umidade.

sua nep. graciliflora, você molhar o substrato dia sim 2 não (+/-) e usar um spray para água 2 ou 3 vezes ao dia em toda a planta.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Alph@
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 73
Registrado em: 05 Fev 2016, 20:38
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 36 vezes

Mensagem por Alph@ »

Olá Amigo,

Realmente tu não teve sorte, mas não desanime cuide bem destas que lhe restaram, siga os conselhos do Edson e quando se sentir confiante continue investindo no hobby. Só um conselho ao adquirir plantas anuais como o caso da burmannii, procure por sementes e as plante você mesmo, assim acompanha o desenvolvimento da planta ou se optar por muda se certifique que a mesma é jovem ainda e que ainda não floresceu.

Abraços


Avatar do usuário
JP Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 27 Mai 2016, 16:22
Localização: Araçatuba-SP
Agradeceu: 163 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por JP Martins »

Edson Poscai escreveu:olha, até o momento nunca vi tanta má sorte.

primeira pergunta você usa um pires com água abaixo para absorção de água? recomendação: água de chuva ou de rua descansada por mais de 48 horas. sol o mais tempo possível. isso para com as perdidas....

mas no momento o principal agora é cuidar de sua pinguicula. sugiro trocar este substrato por um 1/3 sphagnum e 2/3 areia (ambos higienizados) e deixar em local de claridade sem sol direto (pouco somente do sol fraco da manhã ou tarde). esta espécie água com uma colher ao redor. eu em particular, coloco 1 vez por semana. não gosta de muita umidade.

sua nep. graciliflora, você molhar o substrato dia sim 2 não (+/-) e usar um spray para água 2 ou 3 vezes ao dia em toda a planta.
sim, eu usei pires antes de morrerem. Em relação a ping, acho que o substrato já é areia e sphagnum, é que a foto não saiu muito boa e não da pra ver direito (aquele que eu falei no fina era o substrato da nepenthes):
JP Martins escreveu:
Ontem fiz a troca e vaso da Nepenthes, e a coloquei no vaso da foto, plantei só em sphagnum, será que vou ter problemas??
tenho duas curiosidades:
1ª :como se chama o cabinho que segura o ascídio das nepenthes?
2ª: a N.alata quando ainda é jovem não possui a características de trepadeira?


"Pessoas quietas possuem mentes barulhentas" - Stephen Hawking
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Como as demais dúvidas já foram respondidas eu irei apenas me ater as suas curiosidades:

1) O cabinho chama-se tendril, mas popularmente também é conhecido por gavinha :mrgreen: .

2) A N. graciliflora (a planta sofreu uma reclassificação taxonômica recentemente e dorante deverá-se-a chamar-se por este taxon ;) ) só adquiri as características de trepadeira quando adulta 8-) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
JP Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 27 Mai 2016, 16:22
Localização: Araçatuba-SP
Agradeceu: 163 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por JP Martins »

muito obrigado Rodrigo :D .Vejo que com dois dias de fórum já aprendi varias coisas novas com vocês e espero aprender bem mais : joia :


"Pessoas quietas possuem mentes barulhentas" - Stephen Hawking
Avatar do usuário
JP Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 27 Mai 2016, 16:22
Localização: Araçatuba-SP
Agradeceu: 163 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por JP Martins »

tenho mais duvidas, tem algum fórum especifico para eu perguntar, ou pergunto aqui mesmo???


"Pessoas quietas possuem mentes barulhentas" - Stephen Hawking
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

fique a vontade a perguntar, aqui ou diretamente a alguma pessoa que sobre o assunto em questão pode lhe ajudar melhor.

eu já perguntei a quase todos os amigos aqui alguma coisa, ou muita coisa :? e continuo perguntando. o importante a meu ver é não ficar com dúvida enquanto o assunto/dúvida não ficar de todo esclarecido. duas ou mais mentes, sempre pensam melhor que uma : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Alessander Gomes
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 24 Jan 2016, 23:05
Localização: Aldeia - Camaragibe - Pernambuco
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Alessander Gomes »

Nossa cara que má sorte, mas não desiste não pesquisa mais um pouco e tenta adotar as dicas aqui do fórum. Valeu :)


Avatar do usuário
JP Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 27 Mai 2016, 16:22
Localização: Araçatuba-SP
Agradeceu: 163 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por JP Martins »

A duvida que eu tinha era sobre substrato, mas achei um tópico muito bom do Edson, que me tirou quase todas as duvidas, porem ainda permanecem algumas:

1) Poderia usar só sphagnum no substrato de Dionaea, Sarracênia e Droseras?

2) Como eu disse lá em cima na publicação, eu transplantei minha Nepenthes e usei somente sphagnum como substrato, será que seria bom trocar ou posso deixar assim mesmo??

3)
Edson Poscai escreveu:
1.4 - Areia: a comum de material de construção, lavada 4 ou 5 vezes e fervida em média por 10 min para eliminação de fungos, ou a areia de piscina. Areia de piscina não necessita de ser lavada e fervida, exceto se já usada anteriormente.
Como faço para lavar a areia de construção? O que seria "areia de piscina"?


"Pessoas quietas possuem mentes barulhentas" - Stephen Hawking
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem