Minha dionaea morreu. :(

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
lucasmedeiros
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 11 Nov 2012, 11:25
Localização: Pelotas-RS

Minha dionaea morreu. :(

Mensagem por lucasmedeiros »

Bom, troquei o substrato da minha dionaea como indicado aqui no fórum (50% areia e 50% Sphagnum) e uns dois ou três dias depois as armadilhas começaram a apodrecer e em uma semana ela morreu completamente.
Lembro que quando retirava as armadilhas que iam apodrecendo, elas saiam com muita facilidade, como se a raiz tivesse completamente podre e isso aconteceu até ela ficar com umas 5 armadilhas novas que de um dia pro outro começaram a murchar. Então fui retirar as murchas ela veio toda com a raiz preta e aparentemente podre.

Agora comprei umas sementes para plantar, mas não quero cometer o mesmo erro, então gostaria de saber o que pode ter acontecido com minha PC e como fazer o plantio das novas sementes.

PS: Tenho sementes variadas, sendo elas de dionaea, Drosera intermedia, drosera capillaris, drosera burmannii.


vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Todas devem ser semeadas assim:

[youtube][/youtube]


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Não desanime Lucas, pois estes percalços são comuns em nosso hobby. O esquema e não esmorecer diante de uma perda, por mais traumática que ela possa vir a ser. Se sua PC veio de uma floricultura, é possível que os maus tratos ministrados a ela lá tenham contribuído para o seu enfraquecimento e posterior morte. Mesmo que você a tenha colocado em um substrato ideal, o dano causado a planta jamais pode ser reparado.

Fica aqui a dica; procure comprar Dionaeas de cultivadores experientes, pois mesmo pagando mais caro por elas, vai ter a certeza de que não perderá a planta e, sendo assim, jogar dinheiro fora. Caso decida comprar uma VFT (Venus Flytrap = Dionaea muscipula) de uma floricultura/Garden Center, assim que chegar em casa remova-a do substrato aonde se encontra e ponha ela para dormir por 6 semanas na geladeira, independente da época do ano.

Isso é necessário uma vez que dificilmente, em floriculturas/Garden Centers, os responsáveis pela vendas destas plantas adotam este processo essencial para a saúde da planta. No tópico Minha 1ª experiência com dormência induzida, do amigo Thássio, você aprenderá o procedimento correto da dormência artificial.

Para semear as sementes faça como o Gabriel no tópico Últimas dúvidas..., pois ali saberá como proceder com as sementes que adquiriu ou faça como no vídeo disponibilizado pelo amigo Vitor, logo acima.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
lucasmedeiros
Newbie
Newbie
Mensagens: 13
Registrado em: 11 Nov 2012, 11:25
Localização: Pelotas-RS

Mensagem por lucasmedeiros »

rdrgobra escreveu:
Não desanime Lucas, pois estes percalços são comuns em nosso hobby. O esquema e não esmorecer diante de uma perda, por mais traumática que ela possa vir a ser. Se sua PC veio de uma floricultura, é possível que os maus tratos ministrados a ela lá tenham contribuído para o seu enfraquecimento e posterior morte. Mesmo que você a tenha colocado em um substrato ideal, o dano causado a planta jamais pode ser reparado.

Fica aqui a dica; procure comprar Dionaeas de cultivadores experientes, pois mesmo pagando mais caro por elas, vai ter a certeza de que não perderá a planta e, sendo assim, jogar dinheiro fora. Caso decida comprar uma VFT (Venus Flytrap = Dionaea muscipula) de uma floricultura/Garden Center, assim que chegar em casa remova-a do substrato aonde se encontra e ponha ela para dormir por 6 semanas na geladeira, independente da época do ano.

Isso é necessário uma vez que dificilmente, em floriculturas/Garden Centers, os responsáveis pela vendas destas plantas adotam este processo essencial para a saúde da planta. No tópico Minha 1ª experiência com dormência induzida, do amigo Thássio, você aprenderá o procedimento correto da dormência artificial.

Para semear as sementes faça como o Gabriel no tópico Últimas dúvidas..., pois ali saberá como proceder com as sementes que adquiriu ou faça como no vídeo disponibilizado pelo amigo Vitor, logo acima.

Abs,

Rodrigo F. Costa

Então, a PC era de floricultura sim, e não sabia da necessidade da dormência induzida.. talvez daí o erro. Vou providenciar a semeadura das sementes e qualquer dúvida volto a postar no fórum. (:

Só mais uma coisa, quanto ao substrato que falei (areia e Sphagnum), o ideal é ser tudo misturado, por camadas ou como?

Obrigado


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

lucasmedeiros escreveu:Então, a PC era de floricultura sim, e não sabia da necessidade da dormência induzida...
A Dionaea muscipula, em seu habitat (EUA), passa naturalmente por dormência no inverno quando as temperaturas baixam e a planta necessita diminuir seu ritmo, e usar as energias armazenadas em seu rizoma para conseguir sobreviver ao frio. O estranho é que você mora na região Sul do Brasil e aí o inverno costuma ser semelhante ao da região aonde esta planta vive, portanto ela deveria entrar em dormência de forma natural e não induzida.

Talvez as toxinas liberadas pelo substrato original, aonde a planta se encontrava quando a comprou, a tenham debilitado há um ponto em que ela regrediu, por isso acredito que o problema apresentado por ela foi uma exceção. Se comprar outra planta de floricultura/Garden Center, troque o substrato imediatamente e ponha a planta em observação e caso note algo de errado com seu desenvolvimento, induza a dormência artificial nela. No inverno deixe-a do lado de fora da casa, para que a dormência possa ocorrer de foma natural.
lucasmedeiros escreveu:Só mais uma coisa, quanto ao substrato que falei (areia e Sphagnum), o ideal é ser tudo misturado, por camadas ou como?
Misture o musgo com a areia na proporção 1:1, não faça camadas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Que pena... mas não desista.
Já perdi 4 dionaeas de floricultura, agora só compro de pessoas confiáveis, recomendadas pelo pessoal aqui do fórum.


sael
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 03 Mar 2015, 16:07
Localização: bh mg
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por sael »

A Dionaea muscipula, em seu habitat (EUA), passa naturalmente por dormência no inverno quando as temperaturas baixam e a planta necessita diminuir seu ritmo, e usar as energias armazenadas em seu rizoma para conseguir sobreviver ao frio. O estranho é que você mora na região Sul do Brasil e aí o inverno costuma ser semelhante ao da região aonde esta planta vive, portanto ela deveria entrar em dormência de forma natural e não induzida.


pegando carona aqui eu devo colocar ela na geladeira quando entrar em dormência natural aqui no Sul do Brasil???


A sabedoria vem do homem o dom vem de deus
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

sael escreveu:... devo colocar ela na geladeira quando entrar em dormência natural aqui no Sul do Brasil???
Penso que não. As temperaturas de inverno aí na sua região são o suficiente para fornecer uma dormência adequada a sua Dionaea. : joia :

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem