Minha 1ª experiência com reprodução assexuada de Neps

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Minha 1ª experiência com reprodução assexuada de Neps

Mensagem por rdrgobra »

Olá pessoal, como alguns de você devem saber eu comprei uma "big" N. alata e resolvi podá-la, mas como não tenho experiência nisso resolvi ir com calma e fiz apenas duas tentativas cujas fotos mostro abaixo:

Estaca

[img]http://farm9.staticflickr.com/8068/8213 ... 22dd_z.jpg[/img]

Alporque

[img]http://farm9.staticflickr.com/8341/8215 ... f46b_z.jpg[/img]

Acredito que fiz tudo certo e se tudo correr bem, em 1 mês terei uma estaca e um alporque enraizado. Sintam-se a vontade para comentar esta minha 1ª experiência com reprodução assexuada de Neps.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Que legal, Rodrigo, ficou muito Bom! : joia : nunca fiz alporquia, não sei o procedimento, mas as estacas são muito fáceis, pegam muito fácil, eu fiz muitas estacas de N.Alata, então ela acabou virando ''mato'', aqui em casa, é praga :lol: . Tem 6 clones da mesma planta aqui :lol:
quero ver os resultados.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Vitor - Legal que você gostou do tópico. Agora, no que diz respeito a técnica de alporquia, dê uma olhada no tópico Técnica de alporquia em Nepenthes, do amigo Felipe, e tente fazer igual com sua Neps.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Valeu Rodrigo, agora entendi : joia : vou fazer isso em uma das N. sp ''spotted''.


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Estou pensando em fazer a mesma coisa por aqui, já que acho que só assim a minha alata vai dar ascídeos...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

WFERnando escreveu:Estou pensando em fazer a mesma coisa por aqui, já que acho que só assim a minha alata vai dar ascídeos...
Pelo visto não é só o Marciel que tem problemas com Neps que teimam em não dar ascídios :lol: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Minha primeira experiência com estaquias não foi nada agradável. Foi com uma N. Xwrigleyana.
Eu comprei ela já adulta com lindo vaso, aqui parou de dar vasos e nasceu um tremendo broto basal.
Então da planta mãe eu fiz 4 estaquias e 3 enraizaram e eu fiquei feliz da vida.
Só que precisei passar um mês fora e deixei instruções para minha mulher e meu filho para aguarem as plantas.
Quando voltei não acreditei, estavam todas esturricadas, perdi as estaquias, todas as sarracenia, droseras e algumas outras neps que estavam lindas.

Com a praga que deu aqui, eu cortei muitas nepenthes e fiz estaquias das que consegui e estão enraizadas. A propagação via estaquia é fácil, principalmente quando fazemos de nossas plantas.
Mas eu já comprei "estaquias" de conhecidos vendedores e nenhuma vingou.

O unicos que me enviaram estaquias decentes foram o Marciel e o Daniel que já estavam enraizadas.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Ôpa, que legal Rodrigo!

Parece que fez tudo certo com os dois métodos de propagação.
Agora é aguardar enraizar. : joia :

Abç

Pois é Paulo, a perda foi grande. Não dá para confiar que cuidem direito de nossas plantas, rs. 8-)

Abç


Logan
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 101
Registrado em: 13 Nov 2012, 20:00
Localização: São Paulo

Mensagem por Logan »

Nossa Rodrigo muito legal essa técnica eu não conhecia e pelo que vi conserteza vai da certo ai, Boa Sorte!


Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Estaquia do Marciel é de 1° categoria,minhas nepenthes(wriggleyana e alba x rafflesiana) estão lindissimas e comessaram a dar ascideos agora kkkk tô aqui feliz da vida!!!!


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem