Minha 1° experiência com dormência induzida!

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Ainda não começou o inverno, portanto as temperaturas tendem a cair mais nos próximos três meses. Não somente a temperatura baixa, mas o fotoperíodo mais curto, informam a planta o momento de dormência.

Como está o desenvolvimento das suas Dionaea? Desacelerou ou continua crescendo normalmente?

Abç


Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

as 3 desaceleraram...
uma delas até perdeu o tom verde e esta pendendo para o amarelo e com uns pontos pretos nas armadilhas e folhas...
:/


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Vish!

Posta umas fotos para a gente ver e poder opinar com mais segurança.

Abç


Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

perdão, MarcielS...
n pude postar as fotos ontem pq meu filho estava mal e passei a noite toda entre cuidar dele e ter q ir em mercado e farmacias então n pude providenciar as fotos.
perdão mesmo... :cry:

bom... quanto as fotos...
a q esta melhor é essa:

[img]https://i288.photobucket.com/albums/ll183/Hercilio_Souza/IMG-20150618-WA0000_zps4lj0i80p.jpg[/img]

essa esta mal no meu ponto de vista...:

[img]https://i288.photobucket.com/albums/ll183/Hercilio_Souza/IMG-20150618-WA0003_zpsbr7qxyr6.jpg[/img]

essa estava começando a ficar mal e pro meu azar esse vaso tentou suicidio ontem de manha se lançando ao chão... mentira, foi descuido meu mesmo na pressa de sair e não me atrazar no serviço:

[img]https://i288.photobucket.com/albums/ll183/Hercilio_Souza/IMG-20150618-WA0001_zpshhqbd3kr.jpg[/img]

mas ja se ve claramente começando a amarelar as folhas...

e esta é a aquisição da minha senhora. morangos. ela ama isso e agora vai criar. :?
cada louco com suas loucuras, né...!?!

[img]https://i288.photobucket.com/albums/ll183/Hercilio_Souza/IMG-20150618-WA0002_zps0y92ma6l.jpg[/img]

bom... voltando ao topico...
devo colocar tudo pra dormir...?
quanto as temperaturas aqui, mesmo sendo mencionado q oq tambem pesa muito é o fotoperiodo ontem estava na casa de 8º, 10º e hoje ja esta 19º com previsão de até 21º :afraid:

e é isso.
um otimo dia a todos. : joia :


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Sem problemas, todos nós temos contratempos do cotidiano, e família é em primeiro lugar. :geek:

Amigo, tem razão, estão realmente debilitadas.
De todo modo, nestes casos, não é garantia que a dormência resolva o problema, pois falta a elas 'reservas de energia' para que sobrevivam durante a hibernação. É como fazem os ursos polares que se empanturram antes de 'dormirem' todo o inverno polar.

Caso estivessem bem, poderia optar pela dormência natural, mas do jeito que aparentam fraqueza, não sei se essas variações de temperatura afetariam o processo.

Espero que consiga recuperá-las com o procedimento e desejo boa sorte a sua esposa no cultivo dos morangos. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

poizé...
não entendo oq possa ser pq as armadilhas delas não são ativadas por engano ou por crianças mexendo, o substrato dela é o correto...
elas estão espostas ao sol diariamente... as temperaturas dentro da estufa ficam na casa de 20 e tantos graus nos dias ensolarados...
oq posso fazer...?
será q posso optar por algo q forneça a ela as vitaminas q ela precisa...?
tem alguma forma de reverter essa debilidade?

PS: vi a discução a respeito do osmocote... será q poderia dar uma ajudada nisso...?


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

De acordo com pesquisas que o Paulo fez, dá para usar fertilizantes para orquídeas, diluindo bastante a dose mínima recomendada. : joia :

O lado bom é que são Dionaea típicas. Com isso você adquire experiência para quando tiver algum 'cultivar' mais raro e caro da Dionaea.
Reverter esse quadro é o desafio. 8-)

Abç


Avatar do usuário
Hercilio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 108
Registrado em: 16 Mai 2015, 13:01
Localização: Curitiba, Paraná
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 16 vezes
Contato:

Mensagem por Hercilio »

blz, Marciels...
hoje mesmo vou providenciar algum desses fertilizantes.
vo fazer essas plantas ficar gigante. :evil:

valeu.
muito agradecido pela ajuda. : joia :


Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.
Charles Chaplin
Avatar do usuário
Wallace_willians
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 22 Abr 2015, 14:41
Localização: Pindamonhangaba-Sp

Mensagem por Wallace_willians »

Coloquei Hoje minha Dionaea para dormência, Coloquei-a dentro de um pote de sorvete com tampa e furos laterais como recomendado.
Porém, não tive coragem de cortar as armadilhas,e as deixei no vasinho. Alguma sugestão?


A natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Wallace, qto ao cortar as armadilhas me foi recomendado cortá-las. tbm me explicado pelo Rodrigo. q estas em muitas terão sujeiras, restos, etc. estes geram fungos e outros q prejudicam e podem matar a planta em dormência.
entenda, apenas estou repassando informações q não havia pensado e qdo alertado concordei plenamente no corte das armadilhas. tbm não queria cortar, rsrsr


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem