Micro estufa para germinaçãos, projeto que deu errado.

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Micro estufa para germinaçãos, projeto que deu errado.

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Pesquisando e lendo muito sobre germinação de nepenthes resolvi fazer um micro estufa para algumas sementes que eu tinha aqui, sendo que algumas eram bem frescas e outras não posso dizer.

Para isso eu comprei uma bandeja com 27x18x7cm branca e colei 12 copinhos de café sem furos no fundo usando cola quente.
Em cada copinho coloquei um pouco de sphagnum umedecido semeei, borrifei um pouco de Captan em cada copo, coloquei um dedo de agua na bandeja e cobri com plástico filme.

Isso foi no dia 27 de outubro passado e hoje depois de tanta espera e vendo que não deu resultados desmontei tudo fazendo um passo a passo ao contrário.

Para não poluir a leitura coloquei as fotos escondidas, basta apertar no botão que aparecem. Caso alguém não consiga abrir as fotos deixe uma mensagem informando.

Uma foto de minha estufa que já foi detalhada em outro tópico, hoje ela tem 4 lampâdas tubulares de 20W cada sendo 2 brancas de 6400k e duas amareladas de 3500k que ficam ligadas 12hs por dia.
Foi dentro dessa estufa aonde eu coloquei meu projeto.

[thumbnail]https://www.minorprice.com/pdaneu/fotos ... ufa/m1.jpg[/thumbnail]

Nessa segunda foto minha micro estufa depois que retirei da principal, vejam que a umidade dentro dela era bem alta.

[thumbnail]https://www.minorprice.com/pdaneu/fotos ... ufa/m2.jpg[/thumbnail]

Agora uma vista geral sem o plástico filme, percebam que um copinho está vazio, devo ter esquecido de borrifar Captan e deu fungo umas 3 semanas depois, quando fui verificar como estavam. Preferi retirar as sementes e musgo do que borrifar captan.

[thumbnail]https://www.minorprice.com/pdaneu/fotos ... ufa/m3.jpg[/thumbnail]

As duas fotos seguintes são close de dois copinhos diferentes, num até o musgo já estava ficando verde.

[thumbnail]https://www.minorprice.com/pdaneu/fotos ... ufa/m4.jpg[/thumbnail] [thumbnail]https://www.minorprice.com//pdaneu/foto ... ufa/m5.jpg[/thumbnail]

Por final o mapa da germinação com a data em que foi feita.

[thumbnail]https://www.minorprice.com/pdaneu/fotos ... ufa/m6.jpg[/thumbnail]

Detalhe de tudo, a Stenophylla eu consegui germinar rapidamente em uns 20 dias sem usar a micro estufa só que não desenvolvem. Na micro estufa nem germinar eu consegui.

Essa foi uma experiência que fiz e não deu resultados apesar de tudo que andei lendo.
O motivo da apresentação desse projeto que deu errado é discutir aonde errei para que outros não cometam o mesmo erro.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Olá Paulo! Acreidito que voce poderia ter continuado acreditando nas sementes por mais um tempo... não me paresceram tão ruims assim não e não haviam fungos também pelo que reparei, Tem sementes que germinam após 1 ano plantadas :/
Eternidade que nunca acaba...
Poxa é uma pena ter perdido tantas sementes, mas vou te falar. Até hoje, já perti acho que mais que o triplo de sementes que voce plantou ai, acho que bem mais ainda por cima...
o jeito é não desistir. Pra voce ter noção da minha frustração até conseguir alguns seedlings e N. gracilis eu tentei umas 3 devez com diferentes sementes, e até hoje só as N. gracilis resolveram aparescer por aqui...

Tenque tomar o máximo cuidado com fungos e algas, que forma meus erros aqui! Mas pelo visto voce fez tudo corretamente!!!!
Talvez seja pouca luz solar, com a luz artificial eu não tenho experiência nenhuma, não posso te dizer se teve algo ha ver com isso!

Mas te digo uma coisa, não deissita de tentar...
Te aconselho a ir tentando germinar as Carnivoras mais fáceis, depois ir partindo para as mais incomuns, Caso não queria gastar tanto dinheiro.
Pois com o tempo voce consegue obter mais experiência com as mais fáceis e por ai vai.

Sei que não é nada legal Pagar caro em sementes de nepenthes e elas não germinarem, frustrante.

Boa sorte na proxima tentativa. A final, na sua primeira voce já germinou uma highlander muito interessante! isso já é uma grande coisa, e não te digo apenas para te incentivar, eu ainda quero conseguir germina-la aqui também hehehe
AS Lowiis que eu tanto queria não germinaram até agora, fico frustrado também.

Abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
gilson
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 11 Fev 2011, 15:34
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 10 vezes

Mensagem por gilson »

Paulo,
tive alguma sorte com elas e não posso dizer que você fez algo que possa ter prejudicado a germinação, mas para mim faltou um pouco mais de exagero nas doses.
Eu coloco em um aquário totalmente fechado, como parece que você fez, mas os vidros brancos por dentro e pretos por fora, para não perder luminosidade, que me parece que a sua esteja boa, mas por pouco tempo, em casa ficam ligadas das 7 as 24 horas, portanto 17 horas. Do sábado para domingo, não desligo.
A temperatura deve estar em torno de 27ºC.
Os potinhos devem ser furados e como o meu é um aquário, deixo com 5 a 10 mm de água, para um musgo dentro do pote de 25 a 30mm.
Como você não falou qual das sementes eram frescas, tente ver com seus amigos ou com o próprio vendedor, se ele conseguiu germinar alguma.
Sobre a Stenophylla, é uma planta chata, tive algumas germonações, mas alem de não crescerem, morreram todas com o tempo.
Tenho uma Tomoriana com 2 anos, que parece que germinou ontem.
Não desanime, elas germinão.
Sobre o bactericida, eu nunca usei, mas pelas fotos das sementes parecem não ter ajudado muito.
Uma outra coisa que notei, 5 a 10 sementes não vai te ajudar muito nas germinações a taxa de germinação é muito diferente das de droseras, tente comprar um pouco mais.

Gilson


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

paulo escreveu: ... eu comprei uma bandeja com 27x18x7cm branca e colei 12 copinhos de café sem furos no fundo usando cola quente.
Em cada copinho coloquei um pouco de sphagnum umedecido semeei, borrifei um pouco de Captan em cada copo, coloquei um dedo de agua na bandeja e cobri com plástico filme.
-faltou furar os copinhos para que o sphagnum tivesse contato com agua da bandeja e com isso mantivesse o musgo sempre úmido. A condensação da agua não retornava para o copo e por consequencia não chegava as seeds.

...Uma foto de minha estufa que já foi detalhada em outro tópico, hoje ela tem 4 lampâdas tubulares de 20W cada sendo 2 brancas de 6400k e duas amareladas de 3500k que ficam ligadas 12hs por dia.
Foi dentro dessa estufa aonde eu coloquei meu projeto.
-Para comparação, germinei todas as seedlings de neps com uma lampada tubular de 20w branca a 15 cm de distância das germinadoras ligadas por 18 hs e tentei manter a temperatura sempre estável acima dos 25°.

... a Stenophylla eu consegui germinar rapidamente em uns 20 dias sem usar a micro estufa só que não desenvolvem.
-Percebi que o tempo de desenvolvimento muda não só entre espécies diferentes como também entre seedlings de um mesmo lote de sementes de mesma espécie.

...foi uma experiência que fiz e não deu resultados apesar de tudo que andei lendo.
O motivo da apresentação desse projeto que deu errado é discutir aonde errei para que outros não cometam o mesmo erro.
-Tenha certeza que todos que hoje atingem um certo grau de sucesso em germinar nepenthes já perderam centenas de seeds tentando.
Na minha opinião foi no quesito umidade que as seeds não vingaram. 8-)


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

 ! Mensagem de: Daniel Souza
Topico movido para "Ideias e projetos"


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem