Micro Estufa Auto Sustentavel

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Rodrigo escreveu:Caio, acho, ñ tenho certeza, mas vaso de barro ñ retem muita humidade, por ser poroso, é mais aerado e seca mais rapido.
Rodrigo, o vaso de barro retém humidade, mas depende do tipo de argila utilizado na fabricação do barro. Se for tipo argila expandida, do jeito que absorve água com facilidade a mesma evapora rapidinho.
O esquema que utilizo é esse:

[img]http://img600.imageshack.us/img600/726/minibogseedseimprovisop.jpg[/img]

Mesmo se colocar a planta debaixo de sol forte o vaso não seca. O que acontece é a evaporação da água de baixo do vaso que condensa-se por cima do mesmo e retorna, em menor proporção. É um ciclo. Dá mais certo sob luz solar indireta.
;)
At+.
Editado pela última vez por Caio Vinicius em 13 Abr 2011, 05:54, em um total de 1 vez.


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Muito bom Caio!
Gostei da adaptação do projeto estufa para a sua cephalotus.
Você colocou argila expandida ou pedriscos no fundo do vaso?
Se colocou, deixe a agua da base pouco acima do nível da argila do vaso.
Dessa forma o ciclo da agua (evaporação/condensação) dura por mais tempo. O uso do vasinho de cerâmica para as cephs é favorável à planta pois ela se dá melhor com agua fria nas raízes (habitat original).

Parabéns! :mrgreen:


Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Excelente idéia, parabéns!
Pra quem quer algo de baixíssimo custo(se é que se pode dizer que custa algo rsrsrsrs) e extremamente prático essa é a idéia adequada.
O único ponto que eu alerto, se me permite, é o calcanhar de aquiles desse projeto que assim como a maioria dos projetos tem seu ponto fraco e já foi lembrado por um companheiro anteriormente:
Como se trata de um mini-ambiente, a quantidade de ar é mínima e consequentemente, a troca de calor é muito mais rápida devido a pouca massa de ar ali existente. Por isso deve-se ficar sempre atento nos dias mais quentes.
Creio que não cabe deixar mais nada devido a simplicidade e eficácia do projeto, mandou bem!

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

MarcielS escreveu:Muito bom Caio!
Gostei da adaptação do projeto estufa para a sua cephalotus.
Você colocou argila expandida ou pedriscos no fundo do vaso?
Se colocou, deixe a agua da base pouco acima do nível da argila do vaso.
Dessa forma o ciclo da agua (evaporação/condensação) dura por mais tempo. O uso do vasinho de cerâmica para as cephs é favorável à planta pois ela se dá melhor com agua fria nas raízes (habitat original).

Parabéns! :mrgreen:
Obrigado MarcielS! Coloquei argila expandida. Concordo com você.
Vlw!
Carnivoras_Online escreveu:Excelente idéia, parabéns!
Pra quem quer algo de baixíssimo custo(se é que se pode dizer que custa algo rsrsrsrs) e extremamente prático essa é a idéia adequada.
O único ponto que eu alerto, se me permite, é o calcanhar de aquiles desse projeto que assim como a maioria dos projetos tem seu ponto fraco e já foi lembrado por um companheiro anteriormente:
Como se trata de um mini-ambiente, a quantidade de ar é mínima e consequentemente, a troca de calor é muito mais rápida devido a pouca massa de ar ali existente. Por isso deve-se ficar sempre atento nos dias mais quentes.
Creio que não cabe deixar mais nada devido a simplicidade e eficácia do projeto, mandou bem!

Abraço
Vlw Carnivoras_Online! Custou quase nada. O vasinho, um real; a garrafa, consegui (2L e 1/2). Também concordo com você. ;)
Espero que tmbm seja útil pra alguém.
Abs.
At+...


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

vamos la. amei a ideia do cultivo do musgo e irei tentar aqui tb.
vamos as duvidas.

quanto a esses buracos, segundo uma experiencia que fiz no 8 ano toda planta que faça fotossíntese e auto suficiente em seu oxigênio. sendo assim a inserção de tais buracos so removeria a umidade criada no ambiente artificial. quanto a troca de calor acredito que uma meia sombra seria bem mais o ideal ate pq apesar de quente o ambiente fica com um nível de umidade bem elevado o que num geral não as deixa queimar as folhas. isso e apenas uma base minha utilizada em tese no meu experimento porem não era com musgo e sim com outras especies. com base nisso não seria melhor remover esses buracos?

outra duvida e quanto ao musgo, eu consigo adquiri-lo apenas seco, será q consigo tirar alguma muda? eles brotão mesmo depois de secos?

nas matas da região aqui tem muito musgo porem acredito que não seja ideal, alguém ae sabe me dizer se podem ser utilizado (aqueles q aparecem em lugares com muita umidade tipo troncos no chão, pedras, casca de arvores ou mesmo nos troncos)

quanto a utilização do copo seria para separar a água do musgo? ou poderia plantar direto na garrafa pet?

qual a diferença entre musgo e algas, pelo q vi em outro poste elas vem junto do musgo


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Natanael_jr
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 14 Jul 2015, 21:48
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Natanael_jr »

Excelente... vou fazer para a minhas Dio que fiz leaf cuttings..

Esse musgo vivo bem verdinho fica muito bonito .. pena que o meu é "morto"

Como faço para conseguir musgo vivo ? da mais problemas com fungos.. bactérias e etc?


Avatar do usuário
Gabrielrcr
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 01 Jun 2013, 11:12
Localização: Itabuna , Bahia
Agradeceu: 31 vezes
Agradecimentos: 28 vezes

Mensagem por Gabrielrcr »

Muito bom ! Vou tentar fazer : joia :


Abs,

Gabriel S. Rocchigiani
__________________________________________________________________________________________________
''Quando o Amor for o único saldo de todas as tuas contas com a Terra, então a Terra te dará quitação de teu débito com ela. ''
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

smart2 escreveu:... a inserção de tais buracos so removeria a umidade criada no ambiente artificial.
Na realidade se reparar bem nas imagens, os furos possibilitam a movimentação do ar interno, pois o ar mais quente sai pelo furo cima e o ar mais frio (externo) entra pelo furo inferior.
smart2 escreveu:... outra duvida e quanto ao musgo, eu consigo adquiri-lo apenas seco, será q consigo tirar alguma muda?
É normal ter esporos no musgo seco ou que partes ainda verdes voltem a brotar novamente.
smart2 escreveu:... sabe me dizer se podem ser utilizado (aqueles q aparecem em lugares com muita umidade tipo troncos no chão, pedras, casca de arvores ou mesmo nos troncos)
Não servem
smart2 escreveu:... quanto a utilização do copo seria para separar a água do musgo?
A idéia é ter um container/reservatorio de fornecimento de agua.
smart2 escreveu:... qual a diferença entre musgo e algas, pelo q vi em outro poste elas vem junto do musgo
Algas são algas, musgos são briófitas. A alga não vem com o musgo. Aparecem quando existe excesso de umidade. 8-)

Abç


rsistem
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 50
Registrado em: 17 Jul 2015, 18:54
Localização: Pará de Minas
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por rsistem »

Gostei demais da postagem também. Vou fazer uma agora mesmo com pet de 2 litros. Dá pra manter planta adulta nele?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

As sementes pode deixar no artificial, fotoperíodo 12/12. Plantas suportam ficar na luz natural mesmo nessa época de luz escassa.

Desde que não precise movimentar as plantas, pode fornecer luz artificial e natural. : joia :

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem