Meu primeiro leaf-cutting em Pinguicula

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

muito show seus leaf cutting rodrigo.
a aphrodite e muito fácil de reproduzir dessa forma mesmo, de todos que ja fiz nunca falhou nenhum, e a primuliflora não tem nem o que dizer essa pc e so alegria.
parabéns pelo cultivo


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Só alegria estas Pings em Rodrigo, este vaso de Primuliflora está show, e me da gosto de ver este substrato novo e nenhum sinal de fungo nem algas : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Felipe_Steinthaler escreveu:e me da gosto de ver este substrato novo e nenhum sinal de fungo nem algas : joia :
Concordo com o Felipe.

Isso mostra a evolução e as boas condições de cultivo do Rodrigo. É isso aí meu amigo.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Uma rápida atualização:

[thumbnail]https://i1287.photobucket.com/albums/a6 ... 675df9.jpg[/thumbnail]

De todos os leafs que fiz apenas a P. 'Aphrodite' (Centro) e a P. 'Tina' x emarginata (canto inferior esquerdo) foram pra frente, mas eu sou persistente e ao receber minhas Pings novas (P. cyclosecta e P. moctezumae x 'Weser') como de costume algumas folhas se soltaram e já providenciei uma germinadora de garrafa PET com o substrato devido, para ver se consigo fazê-las brotar. Se der certo postarei fotos para que todos possam apreciá-las ;) .

Obs.: Junto de minha P. cycloseta veio um seedling que acredito que seja da mesma espécie. Ela esta junto com as folhas de Pings que aguardam o brotamento. Pelo visto tudo conspira para que eu vire um pinguiculeiro mesmo :D .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Legal Rodrigo, as vezes não da certo mesmo, mesmo depois que brotam podem morrer, mas faz parte, já que muitas delas são fáceis de reproduzir desta maneira, não é uma grande perda, o importante é não perder as matrizes.

Uma maneira que acho que pode ser eficiente é germinar as folhas no meio do misgo vivo, eu fiz assim, apenas afundei no meio do musgo vivo 2 folhas, elas brotaram lá no meio com a umidade alta e foramaram raizes aéreas em busca do solo, apenas puxei elas do musgo e plantei em substrato depois. Acho que é mais garantido de não apodrecerem as pontas das folhas antes que brotem, é um teste "beta" anda :mrgreen:

Pinguiculeiro com certeza, sucesso com este genero : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dando um "up" neste tópico, segue uma foto do meu atual "berçário" de Pings:

[thumbnail]https://farm4.staticflickr.com/3706/107 ... 9edd_o.jpg[/thumbnail]

Peço que ignorem o leaf de Dionaea que, por falta de local adequado, eu coloquei junto as Pinguicula. E antes que alguém me pergunte a ID das PCs eu confesso que fiz uma tremenda bagunça e só posso dizer ali há P. 'Aphrodite', P. emarginata, P. esseriana, P. moctezumae x 'Weser' e P. moranensis, mas tirando uma ou outra, as demais não sei o que são :? . Somente quando atingirem a maturidade e florescerem saberei dizer com certeza o que tenho ali :roll: .

Obs.: para aumentar a confusão em semeei ali 5 sementes de P. moctezumae que o Felipe me enviou e, com sorte elas hão de germinar :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Hehehehe... Rodrigo... um berçário "kinder ovo"... :D O legal é q, além de ser muito gostoso de acompanhar o desenvolvimentos delas, ainda haverá a expectativa do "o q será?"....

Vai ser bacana acompanhar isso, mesmo de longe... :mrgreen:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

WFERnando escreveu:As quatro pegam com muita facilidade. Tenta usar uma estufinha p/ não ressecar as folhas!
Boa sorte!

eu vou receber umas folhas de pinguiculas para tentar um leaf e estou na duvida quanto aos cuidados...
Mas esta informação me chamou atenção!!

É recomendado deixar as folhas em uma estufa para aumentar a umidade e impedir que elas ressequem?? ou é preferível colocar no sol com pratinho de água embaixo?? :?:


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Deixe as folhas no substrato úmido em uma estufa num local com bastante claridade, porém sem Sol direto que em 2 semanas elas começarão a brotar ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem