Meu primeiro leaf-cutting em Pinguicula

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Agora segue mais uma atualização com a evolução das brotações de leaf-cuttings de Pings mexicanas que fiz:

[img]http://farm9.staticflickr.com/8530/8620 ... eb5073.jpg[/img]

A P. x "Aphrodite" esta com o desenvolvimento a todo vapor e já consta com duas folhas grandes e uma por vir, enquanto a P. "Tina" x emarginata dividiu-se em duas mudas, uma com 2 folhas formadas e duas se formando e a outra com 2 folhas formadas (já ficando velhas) e outra que esta vindo.

Notem que ampliei o número de leaf-cuttings no vaso. Aí, adicionei outra P. x "Aphrodite" (ainda por brotar), 2 folhas de P. x "Sethos" (as maiores enterradas no substrato, também esperando brotar) e P. esseriana (brotou, porém ainda não lançou nenhuma folha), de forma que pude comprovar tudo o que li a respeito da facilidade em se propagar plantas deste género de forma assexuada :D .

Por enquanto é só, até a próxima e fiquem na paz.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Que beleza Rodrigo! : joia :

Desse jeito realmente vai tornar-se um expert em leaf-cutting de Pinguiculas, rs. 8-)

Abç


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Que beleza, está se enchendo de mudas delas haha, as pinguiculas são interessantes de mais, ainda mais quando florescem :mrgreen:
sucesso com elas : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,


Parabéns pelas mudas, é muito bom quando temos sucesso. : joia :


Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marciel, Felipe e Paulo - Valeu pelos comentários, definitivamente estou gostanto muito de cultivar este género de PC, pois o mesmo adaptou-se bem as condições de cultivo que lhes proporciono, além de produzirem lindas flores :mrgreen: .

É como não podia deixar de ser, eu estou disponibilizando mais fotos de algumas mudas de P. primuliflora (afff! a planta mãe não para de produzir clones :shock: ) e da evolução dos leaf-cuttings das Pings mexicanas que fiz:

Mudas de P. primuliflora

[img]http://farm9.staticflickr.com/8262/8639 ... 95fd_z.jpg[/img]

Eu não sei mais o que fazer, pois esta PC cria clones com uma facilidade incrível. Se não os retirar de tempos em tempos eles tomam todo o vaso aonde a PC se encontra e aí danou-se, vira praga. Algumas dessas plantas serão doadas para uns amigos que devo uns favores e as outras manterei comigo como uma espécie de reserva de mercado, caso algo de errado aconteça com a planta mãe.

Leaf-cuttings de Pings Mexicanas

[img]http://farm9.staticflickr.com/8258/8641 ... aa34_z.jpg[/img]

Essas aqui são o meu xodô, pois fui eu que as fiz. Na esquerda e acima temos folhas de P. x "Aphrodite" (uma por brotar e aoutra com três folhas formadas e uma por vir), a direita temos uma folhas de P. x "Sethos" por brotar (havia duas, mas uma delas não foi pra frente), abaixo esta a P. "Tina" x emarginata evoluindo a todo vapor e ao centro uma novidade; uma folha de P. moctezumae x hemiepiphytica que se soltou enquanto providenciava a troca do substrato da planta que comprei do Maurício (Orquidário MV).

Da mesma forma que as mudas da P. primuliflora, essas daí serão usadas para pagar alguns débitos a pessoas que muito me ajudaram/ajudam neste hobby. Futuramente faço mais delas, que serão usada para eventuais trocas.

Obs.: Infelizmente o leaf-cutting da P. esseriana não foi pra frente. Eu acredito que o diminuto tamanho da folha necessite de condições específicas para brotar, de forma que preciso pesquisar um pouco mais antes de tentar novamente um leaf nesta PC. Ainda hei de descolbrir o "pulo do gato" para propagá-la assexuadamente, isso lhes garanto ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Maravilha, realmente pegou a manha das pings por ai, estão bem bonitas e pelo visto gostaram bastante do clima daí.
Parabéns pela propagações bem sucedidas : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Muito bonitas :)
e estão se espalhando que nem u.arenaria :lol: Você é a primeira pessoa que eu vejo que tem pings como pragas, e não utricularias :lol:
Algo legal de se fazer quando tem plantas sobrando, é um bog ou vasos variados. Vou fazer isso aqui em breve,as plantas não param de dar sementes e incusive fiz um leaf-cutting de D.affinis que pegou e ja está crescendo! Vou fazer um bog grandão, deve ficar legal.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Felipe - Pois é amigo, pelo visto este género de PC gostou daqui e ao contrário que tinha ouvido falar, o mesmo não é de difícil cultivo não 8-) . Se tudo correr bem irei adquirir outras espécies, pois pretendo me tornar um "expert" em Pings :mrgreen: .

Vitor - Eu não digo que são como a U. arenaria, mas acredito estarem chegando perto :lol: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

rdrgobra escreveu:
Felipe - ... pretendo me tornar um "expert" em Pings :mrgreen:
100% apoiado : joia : , frageis elas até que são, mas dificeis acho que não.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom, deixo aqui uma pequena atualização de minhas Pings:

Leaf-cuttings de Pings Mexicanas

[img]http://i1287.photobucket.com/albums/a63 ... 1367284816[/img]

Na parte de cima temos uma novo leaf de P. esseriana esperando brotar (a folha esta ali há aproximadamente 10 dias) e um pouco abaixo uma muda jovem de P. x "Aphrodite" já com as folhas características do híbrido. Logo abaixo esta uma folha de P. moctezumae x hemiepiphytica que, apesar da foto não demonstrar, brotou e pelo visto irá me trazer muita alegria. Do lato esquerdo da foto temos a P. "Tina" x emarginata, que infelizmente perdeu um dos brotos por apodrecimento. Eu tive que agir rápido e consegui salvar o outro que agora encontra-se são e salvo. Ainda no lado esquerdo, porém mais abaixo temos uma outra muda de P. x "Aphrodite" que acabou de brotar, o que pra mim só vem a comprovar a facilidade deste híbrido em se propagar por leaf-cutting. Não obtive sucesso nas tentativas de leafs de P. x "Sethos" e P. x "Wesser", em outra oportunidade tento novamente propágá-las por via assexuada.

Mudas de P. primuliflora

[img]http://i1287.photobucket.com/albums/a63 ... 1367284755[/img]

Esta PC só me traz alegria, reparem na quantidade de mudas que ela gerou. Vou doar algumas delas a amigos próximos e o restante manterei comigo, podendo efetuar algumas trocas ocasionais.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem