Meu bog de dionaeas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Meu bog de dionaeas

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Há algum tempo eu levei uns vasos de dionaeas (diversos cultivares) para casa de meus pais, só que a trajetória do sol é estranha devido a orientação da casa que é face oeste.
Como lá é divido em dois na frente a casa, no meio as garagens e no fundo o quintal foi muito difícil achar um lugar que tenha sol durante grande parte do dia.
Eu tinha deixado elas ao relento na frente da casa, mas que começa a bater sol perto do meio dia e vai até as +/- 15hs.
Eu não estava lá numa semana que choveu muito e minha mãe tirou as plantas e colocou num lugar protegido, mas que bate apenas uma hora de sol.

Eu achei um lugar legal, que bate sol entre as 7hs da manhã e vai até as 16hs com uma folga de +/- 1h por volta das 10hs. E para não dar trabalho ao pessoal resolvi fazer um bog.

Antes das fotos vou passar os detalhes do vaso e do substrato.
Vaso com 11,5cm de largura, 31,5cm de comprimento e entre 11 e 12cm de profundidade.
Substrato, fundo com uma camada leve de bolotas de cerâmica, depois uma leve camada de perlita, depois uma leve camada de areia média de filtro de piscina, depois uma camada de sphagnum, depois mais areia, depois mais sphagnum, depois mais areia e por final uma camada mais grossa de areia 40% e sphagnum 60%. Até 2 cm da borda do vaso. 3cm abaixo do topo do substrato eu fiz furos para escoamento do excesso de água. O cano tem um enchimento de um material inerte que é usado em artesanato que fica ao nível do substrato para prevenir a proliferação de mosquitos.

Vamos as fotos, o vaso fica protegido de uma chuva direto em cima dele, apenas a água que bate na parede é que cai nele.
Imagem

Aqui duas fotos do vaso, sinto que estejam tortas.
Imagem Imagem

Essas fotos são do dia 26/09, quando eu fiz o bog, no último dia em Osasco dei uma olhada e vi que 2 ou 3 morreram ou vão brotar novamente e que as sobreviventes estão bombando.
Eu só tenho uma preocupação que é o calor, eu verifiquei que o vaso esquenta muito e fico receoso que esquente as raízes apesar de todo isolamento que coloquei.
Na minha próxima ida a Osasco vou tirar fotos e postarei para verem como está o desenvolvimento delas.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Uia, aí sim este projeto tem tudo para dar certo. Meus parabéns e sucesso por aí : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Ficou muito legal, Paulo.
Paulo escreveu:Eu só tenho uma preocupação que é o calor, eu verifiquei que o vaso esquenta muito e fico receoso que esquente as raízes apesar de todo isolamento que coloquei.
Talvez seja bom colocar esse vaso dentro de um maior e mais claro (branco), com água dentro.
Aqui em casa deu certo com algumas Dionaea e com as Sarracenias. Ficam o dia todo no sol e o substrato não esquenta.
Usei uma floreira sem furos, "tampei-a" com isopor. Abri cavidades para inserir os vasos.
Mantenho sempre com muita água.
O isopor impede a proliferação de mosquitos e ajuda a manter a água fresquinha.
Eu já usava quando vi algo muito semelhante postado no fórum.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Aloysio,


Obrigado pela dica, mas penso que teria alguns problemas para implementar isso lá na casa de meus pais.
O primeiro seria encontrar um vaso maior do que esse, o segundo seria o peso e por final eu não estou o tempo todo por lá.

Mas penso que poderia usar parte dessa solução, que seria "montar um vaso" de isopor em volta dessa jardineira o que criaria um isolação térmica. Assim o sol só pegaria na borda da jardineira e não em toda a lateral. Eu faria alguns furos na base de isopor para que não criasse um efeito estufa.
Na próxima ida vou tentar essa solução e depois posto fotos.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá
Aloysio escreveu: Talvez seja bom colocar esse vaso dentro de um maior e mais claro (branco), com água dentro.
Aqui em casa deu certo com algumas Dionaea e com as Sarracenias. Ficam o dia todo no sol e o substrato não esquenta.
Usei uma floreira sem furos, "tampei-a" com isopor. Abri cavidades para inserir os vasos.
Mantenho sempre com muita água.
Poderia postar uma foto Aloysio?

Paulo, qual é a temperatura média por aí?

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Dener escreveu:Olá

Paulo, qual é a temperatura média por aí?

Abç
Dener,

A previsão para hoje é 35ºC, as folhas aguentam bem, mas as raízes não.
Como bate sol direto nas laterais da jardineira eu fico preocupado, mas penso que usando placas de isopor em volta eu diminuo em muito o aquecimento do substrato.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Paulo escreveu:Como bate sol direto nas laterais da jardineira eu fico preocupado, mas penso que usando placas de isopor em volta eu diminuo em muito o aquecimento do substrato.
Acho que vai dar certo, Paulo. : joia :
Dener escreveu:Poderia postar uma foto Aloysio?
Imagem


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Aloysio,

Ótimo projeto esse seu, vou experimentar na minha próxima floreira.
Na atual não dá para fazer isso no momento porque é a 3ª vez que eu transplantei e elas ainda estão se adaptando. Além disso eu espalhei mudas por toda a floreira e não daria para ficar pegando uma a uma novamente.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

tb amei a ideia, e o bom que não e so para floreira pois o isopor e moldavel, posso recorta-lo do tamanho que quiser e fazer do formato que quiser, no caso de tampas para os vasos, muito bom mesmo, eu ja estava procurando substitutos para as latinhas de leite longa vida...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Ótima idéia do isopor vou tentar com todas as minhas plantas!!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem