Meu "Bog" - Daniel Souza

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
megat
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2010, 22:43
Localização: Santos -sp

Mensagem por megat »

desculpem a minha ignorancia mas o que é "BOG"?? :roll:


Thiago
Xekom
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Jun 2010, 13:01
Localização: Severinia - SP

Mensagem por Xekom »

megat escreveu:desculpem a minha ignorancia mas o que é "BOG"?? :roll:
Bog é tipo de vaso que tenta imitar as condições ideais das PC's, como solo, temperatura e umidade.
Em varios forums gringos você encontra Bog's com camadas de argila espandida em baixo, para assegurar a umidade e diminuir o gasto com substrato, devido as raizes das pc's não serem tão grandes a ocupar todo o tamanho do vaso. Varios Bog's são compostos de mais de um tipo de Pc.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Orrah!! Muito legal!

Bog da hora que você montou hein Daniel!
Põe fotos novas pra poder comparar!
megat escreveu:desculpem a minha ignorancia mas o que é "BOG"?? :roll:
BOG = É uma simulação em miniatura de um pântano.
Pântano = habitat original de várias pcs

Não dá pra cultivar Neps em bogs. (Perdi uma N.alata achando que dava!)


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Felipe_Steinthaler, tem sim duas pequenas brotações de Neps ali sim, uma morreu e a outra esta lá hoje em dia bem mais bonitinha, esta ultima é uma alata :mrgreen:
Se teu clima for propicio ara sarras faz um sim, vai ficar bonito, se fizer um não esqueça de mostrar pra nois.

Marcelo, ja vi muitas carnivoras convivendo juntas sem problemas aparentes, mas misturar Neps com Dionaeas não sei não, até porque as Dionaeas irao precisar de dormencia e aew complicaria um pouco, deu pra fazer ideia? ;)

Bruno Millan, sim, tem duas pequenas Neps na foto como ja comentei com o Felipe ^^
Cultive um Cephalotus da forma certa e veja como são tranquilas.
Sabe que não sei sobre um vaso com varias Neps, nunca pensei no assunto, mas pode ser possivel mas seria interessante pesquisar um pouco mais sobre isso neh!?
Sei que com ampullarias poderia rolar e até acho que ja vi em algum lugar... mas não tenho certeza.
De repente até seria legal testar se desse^^

crytech, Acho que ficaria show mesmo, e até possivel... 1 metro é legal em, da até pra imaginar como ficaria lindão.... :roll:

Rodrigo, uso um prato grande com agua e deixo o vaso de molho por 1 dia, depois retiro oque nao for absolvido de agua do prato e deixo ele vazio embaixo do vaso, faço isso cerca de 1 vez por semana. Por cima apenas burrifo agua varias vezes ao dia.

megat, faço das palavras do amigo Marciel as minhas:
BOG = É uma simulação em miniatura de um pântano.
Pântano = habitat original de várias pcs

Xekom, não creio que seja isso, e a utilização de bolinhas de argila expandida afim de aumentar a umidade no vaso ao menos para mim é controversia. Na verdade acho que nem tem sendido porque o substrato é umido geralmente até ensopado, essa argila serve para tentar aerar o fundo do substrato e melhorar um pouco a drenagem afim de proporcinar para as raizes condições melhores para o desenvolvimento, esse material pode ser substituido por pedaços de isopor no fundo do vaso.

Marciel, Ahh... gostou em :)
Vou postar fotos recentes em breve, pode deixar^^
Sobre o cultivo de neps em bogs de repente até da, mas teria que ser bem pensado e algumas coisas como especies que se colocariam neles, o tipo de substrato e etc... Aqui tenho alguns vasos de neps com varias Droseras, mas nem sei se isso conta como bog.

Isso aew pessoal, obrigado pelas considerações
Em breve posto fotos de como esta atualmente
grande abraço


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Acho que quando for trocar as nepenthes de vaso vou colocar as de cultivo semelhante, tipo khasiana x ventricosa e alata, juntas, deve ficar legal. Qualquer coisa, pra garantir, vou pesquisar um pouco antes


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
megat
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2010, 22:43
Localização: Santos -sp

Mensagem por megat »

oi, por baixo do substrato você usou o que? ou foi só substrato ? e o substrato é composto de que?


Thiago
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Ola , nossa , nao entro no forum aqui a muito tempo , tmbm participo de trez e ainda tem o blog, muito legal esse blog ai seu !! o tapete de musgos ficou otimo e muito bonito rerere !! :D



ps: galera entrem no novo blog meu e do bruno millan !!! o blog : https://www.carnivorastop.blogspot.com" onclick="window.open(this.href);return false;


abraço


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

megat, a respeito do substrato que utilizei foi o seguinte:
dentro do vaso, inicialmente adicionei pequenos pedaços de isopor, a camada desse material nao ultrapassou 2cm de expessura. Em seguida adicinei a mistura de 2 de musgo, 1 de areia, 1 de xaxim desfiado e 1 de mini bolinhas de isopor.
Não usei bolinhas de argila e tambem nao usei cano para a rega, quando rego apenas deixo o vaso sob um prato com agua e espero que o substrato absolva a agua do prato, em seguida retiro o restante da agua que fica no prato. : joia :

Vitor Meireles,
muito legal esse blog ai seu !!
Obrigado vitor, que bom que gostou do meu blog :lol:
ah, acho que tapetinhos de musgos dão um charme especial nesse tipo de vaso saca^^

Abraço


Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Também gostei, ficou muito legal ^^
pena que aqui o musgo nao fica tao bonito assim, só se deixar com pratinho com agua no vaso


I'm a wild flower, the thing that feels
Hase
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 443
Registrado em: 31 Mai 2010, 11:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Hase »

Vi o tópico de novo! Parabéns! Posta mais fotos para a gente ver como as plantas se desenvolveram... Bonito seu bog!


Abraços,

Hase

Hase -> Eduardo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem