Mercado Brasileiro de PC

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Vou postar uma dionaea tipica, que eu acho o correto, pois é fruto de sementes.
E aí a coisa fica mais doida. Essa planta tem mais de dois anos.

Paulo

Imagem


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Olá novamente, vou deixar uma imagem que mostra o principal problema da nomenclatura “Jr”.
A imagem fala por si só...
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... -39.md.png[/thumbnail]


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Alguns esclarecimentos a cerca desse post.

- Eu não falo em nome do Forum. Falo em meu nome, única e exclusivamente.
- No meu entendimento, esse espaço é um local aberto a todos e tem como objetivo trazer conhecimento e compartilhar experiências.
- Nunca presenciei aqui pessoas que se achassem "donas da razão". Nesse caso aqui mesmo houve uma correção sobre algo que falei e que não era o mais correto. O fórum existe exatamente para quebrar isso.
delagostini escreveu:
Hélio escreveu: Só vamos pontuar uma coisa que vem sendo dita, ter que registrar. Registrar é muito relativo depende de n fatores...
Obrigado pelas correções Hélio!
- O forum não existe para agradar a esse ou àquele cultivador/hobbysta. Se eu descobrir outros problemas continuarei fazendo como nesse caso. E isso continuará até que ou eu desista do hobby ou os responsáveis pelo forum resolvam me banir daqui. Pelo andar da carruagem, nenhum dos 2 parece possível de acontecer tão cedo!
- Relaxem que é o último! :lol: Não tenho rabo preso com ninguém. Não sou puxa saco de ninguém. Tô cagando pra quem acha que pode inventar regras sob o argumento de "tenho X anos no ramo". Isso não prova absolutamente nada e esse caso é só uma prova disso. Pra finalizar, volto a repetir: O Brasil está muito longe de ser um mercado sério no que diz respeito a vendas de plantas carnívoras! E mais uma vez peço desculpas aos poucos porém honestos, vendedores que se salvam no meio desse mar de lama que possam se sentir ofendidos com isso.


Por que dos esclarecimentos?
Porque existem algumas cabeças muito pequenas por aí que acham que a tentativa de padronizar o cultivo é "achismo". Porque tem gente que faltou na aula de biologia. Porque pensam que práticas ruins podem ser perpetradas apenas pelo fato de serem seguidas por alguém que eles admiram.
[thumbnail]https://oi64.offline/1zg7o1c.jpg[/thumbnail]

Então, caro AM (melhor te tratar apenas pelas iniciais né?), enquanto existir isso:
[thumbnail]https://oi67.offline/ftllld.jpg[/thumbnail]
e isso
[thumbnail]https://oi63.offline/2qbi2ir.jpg[/thumbnail]
o forum continuará sendo usado como ambiente de debates (ao menos por mim, já que claramente te faltam culhões para expor o porque acha que a discussão aqui não é válida).

Você querer ser feito de trouxa com as informações a sua disposição é um direito seu. Não dá pra julgar burrice!
Mas criticar quem tenta trazer luz a um problema é falta de caráter.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6336
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1935 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Edson Poscai escreveu:diremos o que sempre dissemos, ele estará jogando na loteria. terá um pequeno percentual de chances de conseguir alguma muda com características da planta mãe. e grande percentual para ser uma dionaea típica. se ele quiser arriscar a sorte, tudo bem.
*há variação em quantidade percentual de resultado positivo de um cultivar para outro.
eu pisei na bola e feio pessoal! eu digitei no plural como é um costume besta e infantil de minha parte, burrice! e o pior de tudo antiético.

retifico minhas palavras, pedindo desculpas e por favor reconsiderem todas as minhas palavras de tudo o que escrevi primeira pessoa no singular e não no plural c@g@d@ .

senti que minhas palavras deixou um clima pesado. principal corrigir, me desculpar e seguir a viagem :oops: :oops:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

Tentei deixar quieto, mas o silêncio significa concordar com a opinião alheia, assim como voto nulo não serve pra nada.

Tenho visto uma crescente linha de frente para defender as plantas vindas de semente como cultivares e isso decepciona qualquer um que leva a coleção a sério. "se parece deve ser tratado como clone", será que a definição de clone foi redefinida?!?

Um grande exemplo é a G3 X G14 que é amplamente vendida... isso não é um "nome bonito de cultivar", é só a nomenclatura certa. Planta 1 x Planta 2. Ninguém nunca parou para pensar nisso?

Vender ou defender que plantas oriundas de semente devem ser etiquetadas e vendidas como clone é muito mais que um mero trade mark, é estragar o hobby no longo prazo, pois em alguns anos teremos 99% das plantas com a mesma cara típica e raríssmos cultivares aonde não podem enganar o cliente (se bem que já vi RED dragon 100% verde na mão de uns clientes).


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Eu também acredito que em alguns anos, vai estourar essa bomba, onde grande parte dos cultivares espalhados pelo Brasil ficarão como típicas... Visto isso, nem estou mais comprando cultivares, é desanimador sabe...
Com relação a Red Dragon ficar verde, se deixar ela sem tomar sol ela perde a cor mesmo, não sei até onde, mas eu também já vi fotos delas totalmente verdes...


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

Eu fiquei um tempo fora e só pude acompanhar o fórum pelo celular e juro que tento, mas não consigo digitar naquele troço.

Vamos lá ao que interessa, toda a discussão tem meu total apoio não só como hobbista, mas também como administrador do fórum.
Toda discussão que leve aprimoramento ao hobbistas é sadio e não enxergo como caça as bruxas, mas sim como uma normatização das regras para denominação das plantas.
A discussão se encontra no ambiente das dionaeas porque é a mais difundida. Mas e quando chegar nas cephalotus que também só existe uma especie e muitos cultivares?

Não é ter complexo de vira-lata, mas se o ICPS normatizou então não só nós como todo o mundo deve seguir as regras.

Então pelas regras cultivar é um clone, plantas de sementes desse mesmo cultivar mesmo autofecundado eu sou xiita, nem deveria levar nenhum sufixo seja Self, Jr, etc..

Quanto ao MOFO que quis detonar o fórum como postado acima tenho algumas coisas a dizer;

1º Palavras escritas no assbook são a mesma coisa que jogar areia no deserto, somem sem deixar rastros.

2º Esse fórum aqui é referencia não só para estudos, eu já vi o mesmo sendo citado em alguns arquivos acadêmicos, como também já foi referencia para vestibular na Unesp em 2013, quem quiser pode consultar https://vestibular.unesp.br/pdf/2013/30 ... atMat_.pdf e o primo mais velho (PCBR) também deve ser referencia.

3º Estou cultivando dionaeas por 7 anos e posso dizer que sou aprendiz, toda hora aprendo alguma coisa, tenho meus acertos e meus erros que sempre publico.
O que vejo no assbook e no youtube são chupins que depois de 6 meses já se consideram mestres criam canais e ficam tentando ganhar com anúncios pedindo likes e compartilhamentos e não citam as fontes quer seja esse fórum, ou o PCBR ou mesmo um fórum de fora do Brasil.

Encerrando essas palavras, o fórum não é para defender produtor do bigode grosso ou do bigode ralo e também não é para defender hobbistas.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Hélio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 02 Mar 2014, 14:24
Localização: Blumenau SC. Brasil
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Hélio »

delagostini escreveu:
Por que dos esclarecimentos?
Porque existem algumas cabeças muito pequenas por aí que acham que a tentativa de padronizar o cultivo é "achismo". Porque tem gente que faltou na aula de biologia. Porque pensam que práticas ruins podem ser perpetradas apenas pelo fato de serem seguidas por alguém que eles admiram.
[thumbnail]https://oi64.offline/1zg7o1c.jpg[/thumbnail]

Olá pessoas, infelizmente voltamos a mesma tecla, essa noite fiquei chateado ao conversar com um grande amigo. Ele me passou uma situação onde alguém havia retirado uma tag de uma planta que fora repassada por mim, afirmando que eu apoiava a venda de dionaeas por seus atributos visuais ou seja olhometro e não pela forma certa. Indaguei sobre a origem da desconfiança e veio de resposta o print a cima, que fique claro, sim foi o comentário de um video que eu fiz tentando apaziguar os ânimos e sim eu curti. Porem eu não li o comentário, o que esta expressado em tal não condiz com o que eu penso ou faço, achei que fosse sobre o vídeo e só curti não dei meu aval. Quero deixar claro aqui todas as plantas que eu já vendi foram objeto de propagação vegetativa 'clonagem' seja leaf ou divisão de rizoma. Não vendo sementes nem plantas propagadas por sementes, sou extremamente organizado com as identificações de minhas plantas. Sei de toda a guerra que vem se travando e nessa respingou !@#$ em mim, sei que o intuito não foi me expor mas nessa eu fui, estou aberto a responder quaisquer duvidas. Sem ressentimentos Delagostini


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Hélio escreveu: Olá pessoas, infelizmente voltamos a mesma tecla, essa noite fiquei chateado ao conversar com um grande amigo. Ele me passou uma situação onde alguém havia retirado uma tag de uma planta que fora repassada por mim, afirmando que eu apoiava a venda de dionaeas por seus atributos visuais ou seja olhometro e não pela forma certa. Indaguei sobre a origem da desconfiança e veio de resposta o print a cima, que fique claro, sim foi o comentário de um video que eu fiz tentando apaziguar os ânimos e sim eu curti. Porem eu não li o comentário, o que esta expressado em tal não condiz com o que eu penso ou faço, achei que fosse sobre o vídeo e só curti não dei meu aval. Quero deixar claro aqui todas as plantas que eu já vendi foram objeto de propagação vegetativa 'clonagem' seja leaf ou divisão de rizoma. Não vendo sementes nem plantas propagadas por sementes, sou extremamente organizado com as identificações de minhas plantas. Sei de toda a guerra que vem se travando e nessa respingou !@#$ em mim, sei que o intuito não foi me expor mas nessa eu fui, estou aberto a responder quaisquer duvidas. Sem ressentimentos Delagostini
Hélio, você curtir um post na sua página não diz muito sobre seu posicionamento. Pelo menos não pra mim.
Eu não conseguiria me manter em silencio discordando de algo que foi postado num espaço que teoricamente é meu mas sei que isso não é regra e até gostaria de conseguir fazer como você de só dar um joinha e partir pra outra. :lol:

Eu não gosto muito de instagram, não sei mexer direito naquilo e comentários é um negócio que não sou muito familiarizado por lá. O link da tua página com essa resposta chegou pra mim de 3 pessoas diferentes (o que achei estranho pois chegaram praticamente ao mesmo tempo e vários dias depois da publicação - como pode ver ali, já tinha 6 dias que a pessoa tinha respondido). O fato é que só usei isso para mostrar, junto com outros prints (todos com as identidades devidamente coberta e sem revelar origem pra não criar problema pra ninguém).

De fato tiveram uma ou outra pessoa perguntando sobre você e falando sobre você ter curtido a postagem que contradizia seu posicionamento aqui. O que disse a eles e continuo dizendo aqui foi que isso não quer dizer nada. Que você não havia dito que concordava nem algo do tipo apenas por dar um like. E que seu cultivo é um dos poucos realmente organizados que temos aqui.

Se quem lhe fez os questionamentos usou o que foi dito por mim aqui, o que posso te pedir é desculpas por ter te causado essa dor de cabeça. De fato não era a intenção!
Você e o Val (que é um cara que tá acompanhando essas conversas aqui do forum e chateado com algumas coisas que falei por aqui também) são exemplos de como incentivar o cultivo de PC no Brasil. Existem outros, é claro, mas queria deixar registrado sobre vocês 2 apenas pelo fato de ter sido mal interpretado por vocês e por ter sido só os 2 a me procurar para entender/explicar o que quer que não tenha ficado claro.



Sobre o print em questão, achei engraçado ontem na confusão que deu no face. O mesmo cara que postou isso no seu instagram veio dizer que não se deve expor ninguém. Que deve-se tratar diretamente com a pessoa para que não haja exposição desnecessária e todo o blá blá blá. Engraçado que pra falar mal das pessoas do fórum ele não pensou nisso né?


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Hélio escreveu: Olá pessoas, infelizmente voltamos a mesma tecla, essa noite fiquei chateado ao conversar com um grande amigo. Ele me passou uma situação onde alguém havia retirado uma tag de uma planta que fora repassada por mim, afirmando que eu apoiava a venda de dionaeas por seus atributos visuais ou seja olhometro e não pela forma certa. Indaguei sobre a origem da desconfiança e veio de resposta o print a cima, que fique claro, sim foi o comentário de um video que eu fiz tentando apaziguar os ânimos e sim eu curti. Porem eu não li o comentário, o que esta expressado em tal não condiz com o que eu penso ou faço, achei que fosse sobre o vídeo e só curti não dei meu aval. Quero deixar claro aqui todas as plantas que eu já vendi foram objeto de propagação vegetativa 'clonagem' seja leaf ou divisão de rizoma. Não vendo sementes nem plantas propagadas por sementes, sou extremamente organizado com as identificações de minhas plantas. Sei de toda a guerra que vem se travando e nessa respingou !@#$ em mim, sei que o intuito não foi me expor mas nessa eu fui, estou aberto a responder quaisquer duvidas. Sem ressentimentos Delagostini

Hélio,

Tudo isso é por que você curtiu uma foto qualquer?

Sabe esse negócio de dar um like ou curtida em qualquer coisa no assbook pode dar uma série de interpretações.

Comigo aconteceu de participar do grupo de um amigo criado dentro da igreja Adventista e hoje é agnóstico caindo para o ateísmo.
Ele postava e como eu tenho a mesma linha de pensamento eu tecia comentários baseado na lógica.
E ele sempre dava um like, eu achava estranho que ele nunca respondia. Um dia ele postou de que os likes que dava era apenas para o inicio das respostas avisando que tinha visto, mas que não tinha lido.
Então eu saí do grupo. Se ele não lia as repostas de ninguém então para que responder?

Então é isso, os likes ou curtidas no assbook nada significam.
Você deve ter curtido a foto e pronto, mas para muita gente fica a impressão de que concordou com tudo.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem