Mercado Brasileiro de PC

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Unforgible escreveu:Não entendo muito sobre, mas sementes de uma Dioneia auto-fecundada não carregam o mesmo DNA? Já que ela se auto fecundou e não ouve a inserção de DNA novo de nenhuma outra Dioneia.

Se sim, então essas sementes carregam as mesmas características da "mãe", não é ?

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Amigo,

Infelizmente não acontece isso porque só existe uma especie de dionaea e os cultivares nada mais são do que aberrações da especie.
As plantas nascidas de sementes tendem a carregar o DNA correto da especie, algumas podem germinar plantas semelhantes as da mãe, mas com DNA diferente tentando voltar para o correto.
Pode ser também que um cultivar gere plantas mais interessantes que a mãe.

Hoje se usa muita química nas sementes para que suas características se alterem.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Hélio escreveu:Olá a todos, fico extremamente feliz por ser lembrado Delagostini e de forma positiva, já conversamos por algumas vezes e concordamos que os parâmetros internacionais deveriam ser seguidos.( ICPS) Posso dizer que estas informações que temos hoje com tão fácil acesso não esteve sempre disponível ou não era facilmente acessada, daí se criou uma cultura distinta que hoje diverge do que temos por correto. Estive esse fim de semana e conversei bastante com a pessoa em questão meu amigo, divergimos em alguns pontos e consegui flexionar ele em outros. Mas a mudança por vezes é um processo lento, não estou defendendo ninguém mas expondo meu ponto de vista, queria muito que fosse tudo mais simples, mas não é. Queria deixar claro que concordo com os parâmetros dos ICPS, tanto que estou a me tornar membro. Como dito acima fiz alguns cruzamentos de dionaeas, fiz pois estou a busca de coisas novas, as que não forem de meu interesse serão repassadas como típicas no máximo típicas diferenciadas. Todas as mudas de cultivares que eu produzo são oriundas de propagação vegetativa(clonagem). Acho que o mercado para plantas de qualidade é muito amplo, em minha trocas trocas venho perguntando a origem das plantas, recomendo que todos façam isso. O mercado é controlado pelos clientes, infelizmente não temos uma cultura que seja evolutiva, ainda estamos caminhando em passos lentos. Smart2 não temos só típicas no mercado nacional, mas já comprei dionaeas que tenho dúvidas, estão na minha coleção particular e prontas para virarem típicas e não vieram da pessoa em questão. Acho que os leaf são extremamente eficientes para propagação, ano passado fiz 16 mudas com uma única folha de B52, não vejo utilidade para as sementes além da busca de novas formas. Fico feliz e triste com os rumos que as coisas vem tomando.


Grande abraço amigos.
Muito bom Helio!
A unica observação fica sobre o "pessoa em questão". Entendo que algumas mensagens citam o nome dessa pessoa mas não falo apenas dele. Aliás, poderia facilmente citar nomes de outros 2 que fazem algo similar. Se pensar mais uns minutos vou conseguir pensar em outros. A questão é que quanto maior você é, mais fácil é de virar o alvo das pedradas mas não acho que dá pra gente resumir o problema que enfrentamos a 1 fornecedor de plantas. Se fosse, estaria fácil de resolver! hehehehe
E é bom saber que andam conversando sobre isso. Mostra que evoluir esse nosso hobby não é algo tão longe de se tornar real como eu imaginava. : joia :
Paulo escreveu:
delagostini escreveu:
A questão do cultivo invitro não sei mesmo a respeito. O pouco que vi é que a esterilização de tecido e de sementes é onde mora a principal diferença entre eles e esterilizar esse tecido seria mais complicado do que esterilizar as sementes. Não sei se confere a informação!
Matheus,

Existe uma diferença entre cultivo em vidro e cultura de tecidos. Apesar de ambos usarem o método da cultura dentro de um ambiente estéril que tanto pode ser uma semente ou uma folha.

A cultura em tecido é um pouco mais complexa, mas com material certo e um pouco de experiencia dá para fazer.
No caso das dionaeas pega uma folha o corta a parte branca em lâminas, não me pergunte a espessura, e dessas lâminas que são feitas a cultura em tecido.
Cada lâmina gera um monte de plantas (já vi casos que chegam a mais de 10), então imagine você ir tirando algumas folhas de uma planta e fazendo lâminas delas. E depois imagine que dessas plantas que foram geradas você faça o mesmo processo.

É isso,

Paulo
O processo parece ser bem interessante! Dá até vontade de estudar a esse respeito... Mas não terei condições de fazer e ficarei com vontade! hahahaha


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Hélio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 02 Mar 2014, 14:24
Localização: Blumenau SC. Brasil
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Hélio »

Paulo escreveu:
Unforgible escreveu:Não entendo muito sobre, mas sementes de uma Dioneia auto-fecundada não carregam o mesmo DNA? Já que ela se auto fecundou e não ouve a inserção de DNA novo de nenhuma outra Dioneia.

Se sim, então essas sementes carregam as mesmas características da "mãe", não é ?

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Amigo,

Infelizmente não acontece isso porque só existe uma especie de dionaea e os cultivares nada mais são do que aberrações da especie.
As plantas nascidas de sementes tendem a carregar o DNA correto da especie, algumas podem germinar plantas semelhantes as da mãe, mas com DNA diferente tentando voltar para o correto.
Pode ser também que um cultivar gere plantas mais interessantes que a mãe.

Hoje se usa muita química nas sementes para que suas características se alterem.

Paulo
Isso mesmo, podemos fazer o seguinte exercício de imaginação: Sabemos que o nome do cultivar esta atrelado a exata assinatura genética, quando fazemos um self essa assinatura pode fica muito parecida ou até igual mas não a torna original logo podemos dizer que é uma tentativa de cópia.


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Unforgible escreveu:Não entendo muito sobre, mas sementes de uma Dioneia auto-fecundada não carregam o mesmo DNA? Já que ela se auto fecundou e não ouve a inserção de DNA novo de nenhuma outra Dioneia.

Se sim, então essas sementes carregam as mesmas características da "mãe", não é ?

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Pra ser mais simples entender como isso funciona, imagine que inventaram uma máquina de clonar pessoas... Você entra nela, aperta um botão e qnd você sai, existem 2 de você!
Ele é seu clone... Exatamente igual e vcs, como não são bobos nem nada, vão fazer alguns desses clones... Um pra trabalhar, um pra estudar, etc. para que vocês possam curtir a vida jogando videogame em casa o dia todo.

O leafcutting e a divisão de rizoma é essa máquina de clonagem.

Agora, imagine que você (ou um de seus clones) teve um filho... Ele não será exatamente igual a qualquer um de voces, certo? Pode ser parecido... Mas pode ser a cara da mãe também... Ou não parecer com nenhum dos 2...
Pode ser mais feio ou mais bonito que você! As chances disso acontecer é como jogar um dado pra cima... Pode cair um numero maior ou menor que o esperado! E esse filho não terá o mesmo nome que você... Afinal, ninguém acreditaria que ele é você, diferente de seus clones.

A propagação por sementes seria isso!


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Unforgible
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 25 Jan 2018, 09:50
Localização: Fortaleza/Ceará
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Unforgible »

Haha, excelente exemplo delagostini, deu pra entender bem.

Agora assim, se só existe uma espécie de Dioneia, como se chega a essas plantas maiores, vermelhas, todas vermelhas ?

Por exemplo: imaginem que eu só tenha uma Dioneia, nessa Dioneia eu faço auto fecundação, dai vou ter sementes e com essas sementes terei novas Dioneias e assim cruzarei umas com as outras. Nessa misturada toda é possível eu chegar em uma Red Dragon, ou uma B52, por exemplo ? Ou seja, a partir daquela uma planta só no começo, chegar a essas mais especiais.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Unforgible escreveu:Haha, excelente exemplo delagostini, deu pra entender bem.

Agora assim, se só existe uma espécie de Dioneia, como se chega a essas plantas maiores, vermelhas, todas vermelhas ?

Por exemplo: imaginem que eu só tenha uma Dioneia, nessa Dioneia eu faço auto fecundação, dai vou ter sementes e com essas sementes terei novas Dioneias e assim cruzarei umas com as outras, nessa misturada toda é possível eu chegar em uma Red Dragon, uma B52 ? Ou seja, a partir daquela uma planta só no começo, chegar a essas mais especiais.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Não. Você nunca chegará a uma Red Dragon ou a uma B52 pois esses cultivares já existem e só pode se chegar a eles através de clonagem. Mas com as sementes você pode simplesmente "ganhar na loteria" e nascer uma planta mais bonita que elas... A chance é quase 0 mas ela existe.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

a questão nem e como acontece, entenda apenas que e como o amigo disse ali e uma falha genetica, aberação, defeito, falta de cromossomos sei la, a questão e q por essa falha sai elas belezuras, e essa falha apos analize vendo que se mantem pode ser registrada com o nome que o papai querer, porem tem q ser registrada para poder ter um nome...

essa falha pode ser causada por N fatores ate manipulação genetica...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Hélio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 02 Mar 2014, 14:24
Localização: Blumenau SC. Brasil
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Hélio »

smart2 escreveu:a questão nem e como acontece, entenda apenas que e como o amigo disse ali e uma falha genetica, aberação, defeito, falta de cromossomos sei la, a questão e q por essa falha sai elas belezuras, e essa falha apos analize vendo que se mantem pode ser registrada com o nome que o papai querer, porem tem q ser registrada para poder ter um nome...

essa falha pode ser causada por N fatores ate manipulação genetica...

Só vamos pontuar uma coisa que vem sendo dita, ter que registrar. Registrar é muito relativo depende de n fatores, um deles é a publicação e descrição que deve ser feito em revista científica, digamos a trimestral da ICPS, tem que ter espaço e casar com o resto da edição, tanto que hoje temos somente 121 cultivares registrados. Mas creio que o queria ser dito é que o cultivar deva ser descrito e atender o parâmetros minimos. Hoje contamos com uma infinidade de cultivares descritos.


Lista de cultivares registrados: https://cpnames.carnivorousplants.org/C ... me=Dionaea

Lista dos cultivares descritos: https://cpphotofinder.com/Dionaea.html

Como registrar um cultivar: https://www.carnivorousplants.org/cp/cultivars

Espero que essa informação corrija alguns equívocos ou inverdades compartilhadas.


Avatar do usuário
Unforgible
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 25 Jan 2018, 09:50
Localização: Fortaleza/Ceará
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Unforgible »

Aberrações foi hilário, haha. Então se eu quisesse fazer uma planta diferente como uma Red Dragon não seria possível através de cruzamento nenhum, apenas clonando as que já existem ?

Se sim, surge um questionamento, como foram feitas estas que já existem ? Elas sempre existiram desde o princípio junto com as mais básicas ?

O que eu quero saber, é se é possível chegar a uma planta dessas sem clonagem, compreendem ?

Pode estar parecendo que estou batendo na mesma tecla, mas essa questão não ficou muito clara, ou pode ser que eu não estou entendendo mesmo.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk


Avatar do usuário
Hélio
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 02 Mar 2014, 14:24
Localização: Blumenau SC. Brasil
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por Hélio »

Unforgible escreveu:Aberrações foi hilário, haha. Então se eu quisesse fazer uma planta diferente como uma Red Dragon não seria possível através de cruzamento nenhum, apenas clonando as que já existem ?

Se sim, surge um questionamento, como foram feitas estas que já existem ? Elas sempre existiram desde o princípio junto com as mais básicas ?

O que eu quero saber, é se é possível chegar a uma planta dessas sem clonagem, compreendem ?

Pode estar parecendo que estou batendo na mesma tecla, mas essa questão não ficou muito clara, ou pode ser que eu não estou entendendo mesmo.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk


Sim agora ficou claro. Vamos ao início, quem veio antes o ovo ou a galinha? Em teoria o ovo, mas vamos voltar as dionaeas. Os novos cultivares vem da propagação por semente, uma fração muito pequena apresenta alterações genéticas, e uma fração ainda menor apresenta aberrações ou alterações interessantes, essas são selecionadas e propagadas por "clonagem". Entenda que a chance de aparecer algo diferente é remota mas existe, eu estou fazendo algumas polinizações cruzadas esperando achar algo diferente. Espero ter ajudado.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem