Mensagem Comprei minha Dionaea hoje - Está saudável?

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
ricardoacj
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Jul 2012, 20:15
Localização: RJ

Mensagem Comprei minha Dionaea hoje - Está saudável?

Mensagem por ricardoacj »

Olá, comprei hoje e ela tem partes bem vermelinhas por dentro. Me pareceu saudável, e não tinham muitas outras pra escolha no local.

Por favor me ajudem.

O substrato está correto?

Devo induzí-la a hibernação, já que no RJ não faz tanto frio, ou não devo hiberná-la esse ano?

Notei que ela tem duas armadilhas que estão pretas. Devo retirá-las?

Se sim, como procedo?

Obrigado.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Antes de dizer se é ou não o substrato correto, preciso saber aonde você comprou ela? Quanto as armadlhas pode removê-las sim. Use um estilete ou tesosura pequena. Cuidado para não atingir o rizoma da planta.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
ricardoacj
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Jul 2012, 20:15
Localização: RJ

Mensagem por ricardoacj »

rdrgobra escreveu:Antes de dizer se é ou não o substrato correto, preciso saber aonde você comprou ela? Quanto as armadlhas pode removê-las sim. Use um estilete ou tesosura pequena. Cuidado para não atingir o rizoma da planta.

Abs,

Rodrigo F. Costa
Comprei na Florália de Niterói.

Ela te pareceu saudável?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Neste caso você terá que replantá-la em sum substrato mais apropriado senão ela irá morrer em poucas semanas. Na secção de "Produtores e fornecedores nacionais & internacionais" você pode encontrar alguma dica de onde encontrar o musgo Sphagnum (Esfagno), necessário para o replantio. Procure em lojas de aquarismo, areia de quartzo para compor o substrato junto com o musgo.

Duvidas referentes a dormência, germinação de sementes de Dionaea etc, procure pelo tópico específico no site. Procure usar a ferramanta pesquisar sempre que quiser achar alguma informação extra e, caso não a encontre poste uma dúvida.

Dê uma olhada neste tópicp que o amigo Fernando criou:

aos-iniciantes-o-basico-t2595.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Obs.: Quanto à planta estar saudável, sim ela aparenta estar OK mesmo estanto em um substrato impróprio. No vaso há também algumas Droseras, que podem ser acomodadas em outro vasinho para se desenvolver melhor.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
ricardoacj
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Jul 2012, 20:15
Localização: RJ

Mensagem por ricardoacj »

Aproveitando o tópico, gostaria que me dissessem se isso que encontrei numa loja do RJ chamada Caçula, é Sphagnum:

Imagem
Imagem


Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Oi Ricardo,
Isso é musgo, mas não é sphagnum. Não serve para cultivo de carnívoras. Já fi o teste. Ele não retém umidade nenhuma e "deixa a água colorida".

Abs. : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
ricardoacj
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Jul 2012, 20:15
Localização: RJ

Mensagem por ricardoacj »

rdrgobra escreveu:
Neste caso você terá que replantá-la em sum substrato mais apropriado senão ela irá morrer em poucas semanas.

Obs.: Quanto à planta estar saudável, sim ela aparenta estar OK mesmo estanto em um substrato impróprio. No vaso há também algumas Droseras, que podem ser acomodadas em outro vasinho para se desenvolver melhor.
Já estou com Sphagnum e areia de quartzo. Posso fazer o replantio mesmo nessa época de inverno, ou devo esperar?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pode sim Ricardo, pois se esperar até a primavera pode ser que a Dionaea não resista. Aproveite e coloque as Droseras em outro vaso para que se desenvolvam bem. Não se esqueça de postar fotos delas depois do replantio.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Eder

Mensagem por Eder »

rdrgobra escreveu:
Neste caso você terá que replantá-la em sum substrato mais apropriado senão ela irá morrer em poucas semanas. Na secção de "Produtores e fornecedores nacionais & internacionais" você pode encontrar alguma dica de onde encontrar o musgo Sphagnum (Esfagno), necessário para o replantio. Procure em lojas de aquarismo, areia de quartzo para compor o substrato junto com o musgo.

Duvidas referentes a dormência, germinação de sementes de Dionaea etc, procure pelo tópico específico no site. Procure usar a ferramanta pesquisar sempre que quiser achar alguma informação extra e, caso não a encontre poste uma dúvida.

Dê uma olhada neste tópicp que o amigo Fernando criou:

aos-iniciantes-o-basico-t2595.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Obs.: Quanto à planta estar saudável, sim ela aparenta estar OK mesmo estanto em um substrato impróprio. No vaso há também algumas Droseras, que podem ser acomodadas em outro vasinho para se desenvolver melhor.

Abs,

Rodrigo F. Costa
Nao entendi, pq o substrato esta improprio sendo que a planta esta saudavel aparentemente? julgar o substrato pelo local que foi comprado??? na minha opiniao, deixaria este substrato por enquanto, com agua no prato, pois nao deve mata-la, se fosse inadequado, a planta nao estaria nessa aparencia... acho melhor deixar para a primavera ou entao remova uma parte do substrato e mostra no topico para tentarmos ver do que eh composto...

Obs: Possuo uma dioneia com o substrato identica a este, e nem por isso morreu....

Abracos
Eder


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Nao entendi, pq o substrato esta improprio sendo que a planta esta saudavel aparentemente? julgar o substrato pelo local que foi comprado??? na minha opiniao, deixaria este substrato por enquanto, com agua no prato, pois nao deve mata-la, se fosse inadequado, a planta nao estaria nessa aparencia... acho melhor deixar para a primavera ou entao remova uma parte do substrato e mostra no topico para tentarmos ver do que eh composto...

Obs: Possuo uma dioneia com o substrato identica a este, e nem por isso morreu....

Abracos
Eder
Entendi seu ponto de vista Eder, mas lembre-se que cada caso é um caso ;) , afinal é sempre melhor começar no hobby com o pé direito :mrgreen: .

Fique na paz e sucesso no seu cultivo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem