Manter umidade do substrato

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Manter umidade do substrato

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Para as plantas que não gostam de solo encharcado, como nepenthes e outras estou pensando num método para manter o substrato úmido sem ficar regando elas direto.

A coisa é bem simples, colocar o substrato até 1cm da borda, plantar e depois uma camada de 0,5cm de perlita e por final uma camada de 0,25cm de areia grossa.

Penso que com isso a evaporação diminua muito, pois o sphagnum perde a umidade bem rápido e a perlita é um ótimo isolante térmico. O uso da areia seria para manter a perlita compactada, já que ela é muito leve e boia.

Como vou transplantar umas nepenthes nesse próximo final de semana vou usar esse método. O que acham?

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Paulo.

A idéia é boa.
Parece que funcionará. Tem de por em pratica para comprovar a eficiencia.

Tenho visto que o mix sphagnum + chips de coco mantem-se umido por mais tempo. Além de não ocorrer algas.

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Marciel,

Você usa o chips de coco na composição do substrato ou o colocas apenas por cima?

Outra coisa eu vi chips de coco aqui a venda, mas são grandes demais. Você os corta ou pica?

Deveria haver esse produto a venda já triturado, em diversas granulometrias.

Os problemas que vejo na perlita é que cria algas com facilidade e quando estão no topo elas ficam queimadas.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Yuri_Gpi
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 476
Registrado em: 02 Jul 2013, 11:49
Localização: Cariri Do Tocantins-To
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 82 vezes

Mensagem por Yuri_Gpi »

Paulo escreveu:Marciel,

Você usa o chips de coco na composição do substrato ou o colocas apenas por cima?

Outra coisa eu vi chips de coco aqui a venda, mas são grandes demais. Você os corta ou pica?

Deveria haver esse produto a venda já triturado, em diversas granulometrias.

Os problemas que vejo na perlita é que cria algas com facilidade e quando estão no topo elas ficam queimadas.

Abraço,

Paulo
Sim, existe ele triturado, é beeem fácil de achar, aqui, conheço como pó de casca de coco, ou casca de coco triturada


Abraços, Yuri F. Ávila
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:Deveria haver esse produto a venda já triturado, em diversas granulometrias.
Paulo, pelo que sei o chip de coco também é vendido em diversos tamanhos. Bom, pelo menos os vi a venda em lugares diferentes e tinham tamanhos distintos :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo,

Já faz mais de ano, uns dois, que comecei com o chips + sphagnum em algumas Neps. Fiquei satisfeito com os resultados e por isso 'dobrei' o n° de plantas plantadas neste mix.

O chips de coco + musgo sphagnum (1:1) fica umido por mais tempo e evita as algas. Dá maior sustentação a planta. Não compacta.

Não sei se existe diversos tamanhos de chips. Não são pequenos, entre dois e tres centimetros, uns maiores, rs, mas uso assim mesmo.

Por mim o produto está aprovado.

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Vou ver se consigo achar os chips de coco em diversos tamanhos.
É incrível, mas aqui em Sorocaba é difícil de achar qualquer coisa.
Por aqui só dionaeas a R$ 5 no Ceasa naquele fornecido naquele substrato que é uma incógnita e apenas uma vez consegui achar nepenthes.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Procure onde venda o pó de côco, Paulo.

É grande a probabilidade de encontrar também o chips. : joia :

Talves a palavra chips seja muito alienigena, tente procurar por 'lascas de côco'. Acontece sempre no Ceasa daqui.

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem