Manchas estranhas

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Manchas estranhas

Mensagem por rdrgobra »

Olá amigos, dessa vez sou eu quem precisa de um conselho com um problema que esta ocorrendo em uma de minhas Neps que tenho em meu cultivo. É o seguinte; uma das estacas de N. maxima que comprei há alguns meses atrás esta desenvolvendo duas manchas, uma delas é próxima a gema apical (ou axilar, sei lá) e me parece uma lignificação, mas a outra é preta e parece estar apodrecendo. Abaixo deixo algumas fotos das respectivas manchas:

[thumbnail]https://farm3.staticflickr.com/2811/128 ... 183a_o.jpg[/thumbnail] [thumbnail]https://farm8.staticflickr.com/7333/128 ... b2bf_o.jpg[/thumbnail]

A da imagem a esquerda é a possível lingnificação, mas a da direita esta me preocupando. E aí, será que estou vendo "chifre em cabeça de cavalo"?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigo,

Fique tranquilo. Pelas imagens, são apenas manchas de lignificação.

Fique atento ao aspecto geral e ao desenvolvimento do broto.

Por estética, pode 'podar' a parte da foto da direita.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ufa!!! Obrigado pela resposta Marciel, eu fiz esta pergunta no Face e o pessoal de lá disse que a estaca poderia estar apodrecendo de dentro pra fora e que não havia nada que pudesse ser feito, e devido a isso fiquei deveras triste. Afinal a planta apresenta gozar de boa saúde, apesar destas manchas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Não vejo sinal algum de apodrecimento. Nem imagino o que viram aí. :roll:

Abç


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Rodrigo, a foto da direita tá mais estranha pela mancha amarelada, o que dá a impressão de ser apodrecimento, já na primeira foto parece que está mais seco e pontual.

Marciel, seria bom mostrar como é o processo de lignificação pra podermos diferenciar.

No meu caso, quando fiz estaquias, elas brotaram e depois de certo tempo essas manchas apareceram e evoluíram muito rápido, em questão de 2 dias já tomaram todo o caule e chegaram nos brotos, que também apodreceram.
Mostrei isso nesse >> tópico <<

A única que salvei foi a da N. maxima, com aquela mistura de própolis e canela.

Enfim, acredito que esse processo de lignificação seja muito comum e esperado, mas depois de quanto tempo geralmente ele aparece?
Seria bem depois do início da brotação?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

ivan escreveu:... a foto da direita tá mais estranha pela mancha amarelada, o que dá a impressão de ser apodrecimento...
Oi Ivan.

Na foto da direita vemos que trata-se da parte superior do galho original do qual foi feito a estaquia. Nesta parte não há mais nada de útil para a planta, nem gemas e nem folhas fotossintetizantes. A planta está protegendo-se fazendo um auto-curativo (lignificação).
ivan escreveu:... seria bom mostrar como é o processo de lignificação pra podermos diferenciar.

... acredito que esse processo de lignificação seja muito comum e esperado, mas depois de quanto tempo geralmente ele aparece? Seria bem depois do início da brotação?
Bom,

Pode acontecer simultâneamente ou logo depois da brotação vingar.
Esse processo pode ocorrer a qualquer momento da vida planta e em qualquer parte desta. A lignificação pode ser total, ocorrendo em toda uma faixa do galho (como um anel), não somente na base.

De todo modo, reafirmo que, ao menos visualmente nas fotos, não há nada com que preocupar-se.

Abç

ps tão logo meus compromissos deixarem, e eu lembrar, farei umas imagens para um tópico sobre lignificação em Nepenthes.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom, pelo sim pelo não eu resolvi podar a parte que aparentava estar comprometida e o resultado foi esse:

[thumbnail]https://farm3.staticflickr.com/2834/128 ... 3f75_o.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://farm4.staticflickr.com/3785/128 ... 7b00_o.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://farm4.staticflickr.com/3679/128 ... 587d_o.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://farm8.staticflickr.com/7394/128 ... 8870_o.jpg[/thumbnail]

Se vocês reparem, a mancha estava se alastrando e pela última foto pode-se ver que o apodrecimento era de dentro para fora. Eu creio que agi rápido, pois cortei num ponto aonde o interior estava verde.

Utilizei canela em pó para cicatrizar o corte e torço para que nada mais venha a ocorrer com minhas estas de N. maxima.

Obs.: A parte ruim é que algumas raízes foram arrancadas neste processo de troca de substrato/separação das plantas, mas fazer o que né, afinal como dizem por aí é impossível "fazer um omelete sem quebrar alguns ovos" :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Thveigas
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 143
Registrado em: 02 Jan 2013, 21:27
Localização: Valença-RJ
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Thveigas »

Creio que agora a planta não morrerá mais, Rodrigo ^^ realmente parecia uma necrose. Tomara que agora ela fique bem (mesmo que sinta um pouco, já que foi necessário mexer nas raízes).

abraços


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Beleza Marciel, isso ajudará a todos ;)

Boa sorte Rodrigo, acho que se já têm raízes a chance de sobreviver é maior.

Abraço.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

rdrgobra escreveu:... resolvi podar a parte que aparentava estar comprometida...

... pela última foto pode-se ver que o apodrecimento era de dentro para fora.
Bom,

Rodrigo, o apodrecimento era de dentro para fora e de cima para baixo.
Posso estar enganado, mas na minha visão não há necessidade do 'miolo' manter-se verde em uma parte que a planta sabe que não tem mais utilidade.

Que bom que 'cortou' fora. 8-)

Abç

Valeu Ivan. : joia :

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem