Mais uma dionaea!

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mais uma dionaea!

Mensagem por Thássio fernandes »

Galera tá tendo uma expo de plantas aqui,pra minha surpresa tinham dionaeas ótimas,mas com aquele velho e conhecido substrato,mas a planta tá ótima mesmo,de brinde veio até uma drosera,quem puder indentificar fique a vontade!!

Dionaea muscipula:
[thumbnail]https://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos- ... 6908_n.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://sphotos-h.ak.fbcdn.net/hphotos- ... 8360_n.jpg[/thumbnail]
[thumbnail]https://sphotos-d.ak.fbcdn.net/hphotos- ... 4504_n.jpg[/thumbnail]

Drosera sp.?
[thumbnail]https://sphotos-c.ak.fbcdn.net/hphotos- ... 6007_n.jpg[/thumbnail]


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Valeu Bruno(é Brono mesmo né?),a proposito,a planta é uma D.intermedia,o Gabriel Ribeiro já indentificou pra mim no face...


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

O que eu acho estranho é como essa dionaeas conseguem se desenvolver nesse substrato.
É uma mistura maluca de não sei o que com mais alguma coisa que ninguém sabe definir.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Paulo,outro dia "dissequei" este substrato e encontrei;casca de pinus,sphagnum,xaxim,fibra de coco,e outros "bregueços" que nem sei o que eram...


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Thássio fernandes escreveu:... encontrei;casca de pinus,sphagnum,xaxim,fibra de coco,e outros "bregueços" que nem sei o que eram...
'Isso' que você identificou é a 'turfa do fundo do quintal' da chácara do produtor das mudas. É um substrato ácido composto de material em decomposição como juncos, hypnum, musgos, folhas mortas, casca de arvore, etc... Resumindo, para o produtor compensa retirar lá do brejo do terreno que tem a custo quase zero. : bad :

Não é turfa de turfeiras de sphagnum.

Abç


Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Bonita a planta! Parabens pela aquisição, agora só trocar esse substrato maluco e ser feliz com ela e a invasora hehe..abraço


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bonita Dionaea Thássio, parabéns pela aquisição. Quanto ao uso deste substrato "genérico", certa vez o forista Gino (FatherTime) explicou que PCs cultivadas em sphagnum, quando expostas ao Sol direto, tendem a esquentar muito o substrato (em alguns casos a temperatura fica acima dos 60º C) o que pode abreviar a vida da planta devido ao estresse térmico causado em suas raízes/rizoma.

Optar por um vaso de cor mais clara em oposição aos tradicionais potes de cor preta, atenua o problema, mas não o resolve por completo. Em vista disso ele (Gino), percebeu que as plantas carnívoras cultivadas em um substrato não "tradicional" (casca de pinus, chip/fibra de coco etc) tinham a temperatura no vaso estimada em no máximo 40º C.

Este fato, associado ao menor custo na hora de cultivar as plantas, são os principais fatores que regem a venda de carnívoras em Floriculturas, Gardens Centers e Exposições de flores.

Que fique bem claro que não estou incentivando o uso de substratos "genéricos" no cultivo de PCs, apenas quis explicar o porque delas serem vendidas com tais misturas malucas. O ideal seria que elas fossem plantadas em turfa, mas as que encontrei continham fertilizantes, nocivos as plantas que cultivamos, e o preço estava "salgado".

Estou cultivando algumas PCs (D. intermedia) em turfa fértil, como experiência, e prometo que em breve exporei minhas conclusões sobre a viabilidade de cultivo neste substrato, aguardem e verão.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem