Mais uma de iniciante. Qual o ácido para PC´s?

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mais uma de iniciante. Qual o ácido para PC´s?

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Ando lendo muito e acabei de ver o lance da vermiculita ficar alcalina com o passar do tempo. Estou com um saco enorme desse troço do meu lado.

Aí vem uma pergunta. As PC´s precisam de um meio ácido? Mas qual ácido?
Tem ácido de tudo que é jeito, desde aspirina até os clorídrico, etc.?

Eu aqui estou usando agua de torneira fervida e muito bem fervida. Tira o cloro, alguma bactéria, etc., mas os sais minerais continuam.

Se eu soubesse especificamente qual o ácido eu iria comprar e aumentar a acidez da agua.

Caso eu não consiga essas informações vou fazer experiências com algumas sementes usando frutas acidas quando ferver a agua, tipo limão, tomate, etc.. Não me chamem de louco, mas acho que qualquer experiencia é bem vinda.

O que os veteranos pensam de minha idéia?


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Paulo, não sabia que a vermiculita ficava alcalina com o tempo, depois de quanto tempo será?? Preciso fazer esse teste...

Então a melhor forma de acidifcar é usando um acidificante pra aquários, pode encontrar em qualquer psicultura e não passa de 5 reais o tubinho, de vez em quando eu pingo umas gotas na água das pcs depois de passar do galão p/ o regador... Aqui eu uso um da marca Acid (se não me engano é o mais caro), tem uns ruinzinhos que não prestam eu acho...

Você pode comprar também um medidor de PH pra aquários da marca atlantys, assim você descobre qual o ph da sua torneira (geralmente é alcalino) e também vai poder medir quantas gotas pra quantos litros e saber exatamente quanto de PH você quer deixar a água das suas Pcs, quando eu coloco, eu pingo logo um monte de gotas, fica com PH entre 4 e 5, as vezes eu faço com mais frequencia.. Mas geralmente é tipo uma vez por mês...

Abs.


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Paulo, acredito que a questão não seria o "ácido" em si, mas sim algo que acidifique o meio em que as plantas estão, e não acumule sais minerais. O Acid citado pelo Crytech, eu tbm uso, e se não me engano, é ácido clorídrico, e esse, com o passar do tempo, deixa restos de sais na agua. Acredito que paras plantas, até o ácido sulfúrico possa ser utilizado, desde que, em baixa (super baixa) concentração, com uma ressalva, ele vem do enxofre, não sei se seria um veneno para as carnívoras.
Resumindo: não importa qual ácido, e sim, um que acidifique o meio delas, e não envenene elas com o passar dos tempos.
ps: até CO2 de aquário acidifica a agua :D e pelo que eu saiba, não faz mal para as plantas.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,


Acho que o ácido sulfúrico não faz tão mal assim para as carnívoras, a primeira chuva que cai em qualquer lugar é justamente ácida por causa do enxofre jogado no ar por diversos meios usando queima de derivados de petróleo.

Então, vou medir o PH por aqui e ver como corrigir, quanto aos sais minerais todas espécies dependem deles e isso se encontra em seus habitat´s naturais só que em quantidades mínimas, por isso coitado dos insetos.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
rodgaba
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 05 Ago 2010, 19:13
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por rodgaba »

paulo escreveu:Rodrigo,


Acho que o ácido sulfúrico não faz tão mal assim para as carnívoras, a primeira chuva que cai em qualquer lugar é justamente ácida por causa do enxofre jogado no ar por diversos meios usando queima de derivados de petróleo.

Então, vou medir o PH por aqui e ver como corrigir, quanto aos sais minerais todas espécies dependem deles e isso se encontra em seus habitat´s naturais só que em quantidades mínimas, por isso coitado dos insetos.

Abraços,

Paulo
Mas até no seu habitat natural??? das Neps por exemlo lah no iscunfrunchim do judas da ilha deserta do imalaia ^^???

Aqui a agua da torneira sai com ph 5.2 - 5.3, e ultimamente nem separando nao estou, ligo a mangueira e chuvisco nelas, já aproveita e molha a bancada inteira (com as carnivoras e as nao carnivoras)


Um dia de sol, outro de chuva = obrigado pelas sementes :)
Bom cultivo
Inoue
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 16 Dez 2010, 20:58
Localização: Manaus - AM

Mensagem por Inoue »

De antemão já peço desculpa por ressuscitar o tópico =P
Alguém por acaso já testou acidificante específico para planta (uréia, nitrato ou sulfato de amônio, enxofre etc)? Não seria melhor já que a maioria é de forma sólida e assim permite misturar com a terra e vai liberando aos poucos?
Ou se já testou ambos, o de aquário e de planta, e comparou os resultados?

Com a atual poluição, toda parte do mundo houve um aumento de concentração de enxofre nas chuvas... então é bem provável que nep's de locais remotos também tomem um banhinho ácido :(


Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Cruzando o meu (pouco) conhecimento em química, e as informações que aprendi neste fórum a respeito de plantas carnívoras, só tenho um ácido a indicar: ácido húmico. Quais produtos comerciais levam esse ácido? Não sei. Mas esse é justamente o ácido liberado pelos nossos tão conhecidos musgo esfagno (sphagnum, todos do gênero) e Xaxim (a fibra da Samambaia-açu - Dicksonia sellowiana).
A vantagem do ácido húmico é não liberar as substâncias que já sabemos que fazem mal para nossas plantas, como enxofre, cobre e cloro. O único porém, é a adição pelo ácido húmico ao solo dos elementos: sódio, ferro, alumínio, magnésio e potássio, alguns deles sabidamente fertilizantes. Mas como esse ácido é liberado naturalmente pelo substrato que já utilizamos, não custa pesquisar um pouco atrás de um acidificante baseado nele para pequenas correções de ph, que ás vezes necessitamos fazer.

Abraço


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Inoue
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 16 Dez 2010, 20:58
Localização: Manaus - AM

Mensagem por Inoue »

Se fosse assim... as margens do rio negro seriam só plantas carnívoras... visto que a cor de chá preto é justamente do ácido húmico rs.
Enxofre não é lá essa coisa perigosa... é que nem remédio x droga: a diferença está na dose. Se você morasse em locais de extrema poluição aí sim você iria ver suas plantas sofrerem. Mas chuva ácida hj em dia é em qualquer lugar que chova.

Ácido húmico tem em fertilizantes... e é aí que está o problema: a composição dele tem partes conhecidas e outras que niguém faz idéia do que é... Por isso eu queria saber se alguém fez uso de algum ácido específico que eu citei acima que não o de aquário.

Fiquei até desanimada de ler essa que vermiculita vai neutralizando com o tempo (tinha comprado um dia desses)... por isso fiquei pensando nessa possibilidade.


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Inoue escreveu:Se fosse assim... as margens do rio negro seriam só plantas carnívoras... visto que a cor de chá preto é justamente do ácido húmico rs.
Enxofre não é lá essa coisa perigosa... é que nem remédio x droga: a diferença está na dose. Se você morasse em locais de extrema poluição aí sim você iria ver suas plantas sofrerem. Mas chuva ácida hj em dia é em qualquer lugar que chova.
Esse é um assunto delicado, envolve muitos fatores :roll:
Ácido húmico tem em fertilizantes... e é aí que está o problema: a composição dele tem partes conhecidas e outras que niguém faz idéia do que é... Por isso eu queria saber se alguém fez uso de algum ácido específico que eu citei acima que não o de aquário.
Não testei outras formas de acidificar o solo das minhas carnivoras, pois sempre corre-se o risco delas sofrerem e delfinharem. O sphagnum ja é acido por sí só, ainda existe o acrescimo do xaxim, que é mais acido ainda que o musgo. A propria agua usada aqui de manaus é normalmente ácida, e mesmo assim se preciso uso acidificante de aquario, que acidifica sem deixar a desejar. Então para que utilizar outros acidificantes?
Fiquei até desanimada de ler essa que vermiculita vai neutralizando com o tempo (tinha comprado um dia desses)... por isso fiquei pensando nessa possibilidade.
Bom, a vermiculita pode ir ficando neutra, mas não chega a se tornar alcalina, até porque fica em contato com o sphagnum (que é acido) entao a vermiculita absolve a agua com acidez e assim permanece acida. É bem aceita em solos de plantas como Droseras e algumas utricularias, além de sarracenias. Existem cultivadores que nao usam a vermiculita em solos de Nepenthes, e existem os que usam e não relatam problemas decorrentes disso.
A vermiculita acumula agua no solo, e o musgo tambem acumula bastante agua, entao para Nepenthes que precisam de solos aerados nao acho bom o uso da vermiculita. Aqui sei que as Neps apresentam desenvolvimento radicular superior quando cultivadas em solos que nao acumulam muita agua ficando apenas umido, e não ensopado ;)
: joia :


Avatar do usuário
gustavofelpe
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Set 2015, 21:08
Localização: São Gabriel RS
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por gustavofelpe »

Olá, pessoal!

Li o tópico e parece que não chegaram a um consenso sobre qual o melhor ácido a ser usado para acidificar a água da PC's.
Estou com o problema da água daqui da cidade ser muito básica e mesmo fervendo está continua alcalina, gostaria de fazer um controle quanto a isso, mas qual ácido usar? Sei que o ácido clorídrico é mais forte e em função disso deixaria menos resíduos, mas tem o ácido sufúrico que é mais franco, mas deixa o resíduo do enxofre que é menos nocivo para a planta, já esse ácido úmico acabei tirando de ideia por haver muitos elementos na sua composição.
Tentei deixar o sphagun de molho em uma garrafa para ir filtrando a água e usando, só que fungou. Agora, acho mais interessante comprar o ácido em alguma farmácia de manipulação e controlar, já que dará para trocar a água com o pH certo sem risco de contaminação.
Se alguém tiver feito os testes com os ácidos compartilhe!!!! ;)


"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo."
Paulo Freire
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem