Lowlanders e a resistencia ao frio

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Lowlanders e a resistencia ao frio

Mensagem por Pendragon »

Olá a todos.

Me surgiu uma dúvida recentemente, quando estranhamente começou a esfriar muito por aqui.
Tenho uma N. bellii, que é lowlander, e acabei trazendo-a para dentro de casa, quando recentemente as noites começaram a bater temperaturas entre 12° e 15°C. Mesmo eu eliminando a mudança de temperatura entre o dia e a noite, aqui dentro de casa as temperaturas estão variando entre 19° de dia e 24° a noite (medido com um termômetro mínima/máxima).
Essas temperaturas são baixas demais para uma lowlander, ou ela pode suportar tranquilamente? Qual seria o limite que ela aceitaria durante o inverno?

Grande abraço.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Olá...

Rapaz... Não sei te dar uma resposta exata para sua pergunta, mas acredito que sejam como as highlanders.
Se a temperatura não é ideal, elas deixam de desenvolver jarros, diminuem o crescimento ou estacionam,
mas quando a temporada esta a favor elas voltam ao normal...

Então, o mais importante seria proteger do frio e ventos para não queimarem as folhas...
Apesar de sua temperatura não estar extrema...

No último dos casos faça uma estufa com iluminação artificial usando as próprias lâmpadas como aquecedores...

Como disse não sei responder diretamente sua pergunta, só algumas 'saidas', até porque aqui não tem inverno...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Aqui, no inverno ( ou agora que ta frio :P) tambem faz mais ou menos essas temperaturas, tem umas lowlanders que continuam crescendo ficam muito mais lentas e dao jarros muito pequenos, as outras param de crescer, dai as intermediarias vao melhor, eu nao faço nada, o jeito é pegar algumas que gostam de frio e ir acompanhando no verao o crescimento de umas e no inverno o de outras.... hahaha


I'm a wild flower, the thing that feels
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Bom, se for a N. bellii que o Marcos Ono vende então não é lowlander.

Ja tentei algumas vezes cultivar essa planta e elas sempre delfinham assim como N. Lady Pauline.

Esta planta está mais para intermediaria que lowlander, caso contrario responderia bem aqui em manaus.

As lowlanders aguentam temperaturas relativamente baixas durante as noites, de 20 pra cima é tranquilo. :)

Mesmo que fique um pouco mais frio que isso tambem é tranquilo, desde que nao sejam muitas noites seguidas, pois elas vao se debilitando aos poucos nessa situaçao.

abraço


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

André, dei uma olhada na sua "Growlist" e vou te dizer quais as que eu acho que voce deve proteger do frio...

D. scorpioides
D. omissa


Estas ainda não conheço muito bem, e não sei se são fortes a mudanças de temperaturas...

Sarracenias - estas se começar realmente a cair o inverno purai (geadas e tudo mais) deixe-as ao ar-livre para que entrem em dormencia e floresça na primavera...
Quando as armadilhas queimarem voce pode cortar todas ou deixar algumas.

P. esseriana eu não sei ao certo se ela vai curtir, mas pelo que sei muitas pinguiculas passam por invernos rigorosos, se for o caso dessa voce pode deixar no tempo... mas não sei se é uma boa arriscar, não entendo muito sobre as pinguiculas ainda...

A I. lutea acho que não aprecia frio e umidade, ja perdi uma por apodrecimento assim...

N. alata - Resiste protegida de geadas, praticamente não cresce muito, mas não morre é bem resistente.

N. gracilis - Esta é uma Lowlander e é bom protege-la, se puder dar abrigo em estufa para ela... valido para a N. alata também se tiver como...

N. bellii - Esta planta do Ono eu não sei o que ele cruzou ou o que plantou, mas imagino que seja um hibrido mais pra highlander do que para Lowlander. Creio que seja intermediaria como o Daniel falou. Pra min esta planta é uma N. x Ventrinermis que nasceu diferente da que ja sabemos que é por sementes... Quando pesquisei achei fotos dela parecidas com esta que o Marcos chama de "Bellii".
Se fosse minha eu cuidaria como a N. x Ventrinermis, ela nem liga pro inverno, ela adora e se desenvolve melhor no inverno...
Curte muito aquele solzinho da matutino (muita luz indireta) e umidade sempre constante que é consequencia dos nossos invernos por aqui...

N. 'Lady Pauline' - Esta eu tenho uma muda também, e cuidarei da mesma forma que a N. x Ventrinermis para ver como ela vai se sair.
Ela não se desenvolvia muito bem aqui quando estava dentro da estufa com muita umidade e calor, acho que não terá problemas com ela no frio.

N. albomarginata - Cuida dela em lugar com mais calor, ela não curte muito frio...

N. sanguinea - esta pode cuidar como as outras, é uma highlanders. Só tenha mais cuidado pois é seedling.

Unicos cuidados com estas Intermediarias é não deixa-las expostas a geadas, agora chuva ou garoa de vez em quando e um local muito iluminado que pegue muita umidade é ideal : joia :

Boa sorte qualquer dúvidas estamos ai...
O bom de voce morar aqui por perto é que o clima é praticamente o mesmo, fica mais fácil ajudar!
abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Olá...

Tem quem acredite que a N.bellii do Ono seja um hibrido como N.bellii x ventricosa, por isso o comportamento highlander...

Daniel o que ocorria ai com ela???
Aqui está sempre com jarros, não falha uma folha, só não duram muito como os da N alata e N gracilis.

Falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Jack escreveu: Daniel o que ocorria ai com ela???
Aqui está sempre com jarros, não falha uma folha, só não duram muito como os da N alata e N gracilis.
Jack, aqui de inicio nas primeiras semanas até pareciam normais, entao o verao aparece e elas pararam de crescer, depois param no tempo e por vim delfinham.
aqui em verao as noites sao muito quentes, ja teve noite em verao que fez 30 graus
Plantas intermediarias aqui durante o inverno até se desenvolvem , com a chegada do verao vao minguando.


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Poxa que chato...
Aqui na seca(de 22° +- de noite e 36° pra cima de dia) ela se desenvolveu bem até... Agora nas chuvas(20° de noite até 35° de dia) está a todo vapor...

A N 'Lady Pauline' que resolveu dar as caras... Está desenvolvendo um jarro... hheheh...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Nossa...
Bom saber desse comportamento da N. bellii do Ono. Eu a estou mantendo dentro de casa sob iluminação artificial, junto com as droseras D. scorpioides e D. omissa e a Pinguicula esseriana; mas vou acabar pondo ela pra fora, junto com as outras plantas.
Achei excelente tua descrição das preferências das minhas plantas Felipe :D
Ainda bem que voce avisou sobre a N. albomarginata. Ela estava lá fora pegando um friozinho... vou por já pra dentro. Só não vou mexer na I. lutea, porque são duas plantas num vaso enorme, e não vou ter lâmpada suficiente pra por elas embaixo. As N. alata também estão grandes demais pra vir pra dentro e vão ter que aguentar o frio dos campos gerais...
Obrigado Felipe, Daniel, Jack e Matheus.

Abraços.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Não que voce precise coloca-las dentro da estufa, as maiores, é so dar a elas uma cobertura se voce tiver por ai, tipow com teto transparente, pelo menos para protege-las de geadas e muito frio diretamente...
Boa sorte!


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem