Lesmas minusculas

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Lesmas minusculas

Mensagem por Edson Poscai »

Minhas pinguiculas estão sendo atacadas por lesmas minúsculas. é chato comentar isso, mas é a vdd e não tenho vergonha não.
venenos q procurei todos são fortes, penso para as ping's serão fatais. Eu estava seguindo uma dica q peguei no google sobre farinha de milho, e ontem coloquei fio de cobre ao redor da prateleira (tbm dicas no google).
gostaria de saber se algum colega já teve suas plantas invadidas por lesmas e como agiu.

Sou constantemente incomodado por algum tipo de fungo ou outros mais e agora está sendo lesmas minúsculas. Um terreno abandonado vizinho com até taboa...
começaram chuvas constantes aqui e lesmas estão atacando todos os vasos q ficam em sombra e local de forte umidade. (só atacam a noite)

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-oUhh ... to0447.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-t8DY ... to0448.jpg[/thumbnail]

daqui a 15 dias +/- irei trocar o substrato de minhas ping's (até antes). espero as dicas q comecei e as dicas q terei dos colegas ajudar a resolver meu problema. caso contrário temo perder minhas ping's.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Edson.

Existe algumas receitas caseiras que utilizam cerveja para atrair as lesmas. Sal de cozinha mata, mas fica aquela gosma nojenta. :roll:

Achei isso, https://www.insetimax.com.br/site/produtos/lesmax.

Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Agradecido Marciel, irei dar uma lida atentamente. abç

*pelo que li agora e pelo o q eu ouvi em lojas destes produtos, acho q terei q continuar com as dicas caseiras em casa. (farinha milho, fio de cobre, cerveja, etc) e devido a ter gatos e cachorras, venenos assim só poderei usar no terreno ao lado, q é a fonte. irei comprar e passar de ponta a ponta ao lado externo do muro de minha casa. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Edson Poscai escreveu:... irei comprar e passar de ponta a ponta ao lado externo do muro de minha casa. : joia :
Na verdade pensei nisso quando achei esse veneno. Usar no terreno e no muro. : joia :

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Edson, por acaso tem como tirar uma foto dessas "lesmas"? Eu pergunto isso, pois antes de partimos para uma ação enérgica usando defensivos agrícolas, nos devemos ter certeza absoluta contra o que estamos lutando para não metermos os pés pelas mãos.

Obs.: Evite usar veneno nas Pings, em especial aqueles a base de cobre uma vez que estas PCs são sensíveis a determinadas substâncias químicas. Em minhas buscas pela web me deparei com poucos produtos que poderiam ser usados em PCs (em especial Pinguicula) sem que se corresse o risco de perdê-las. Pra piorar, nenhum deles se encontram a venda por aqui :cry: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

estou ciente Rodrigo,

Serão somente usados as dicas caseiras como farinha de milho, cerveja, fio de cobre, etc. qto ao cobre é ref. ao fio envolvendo toda a prateleira, como na foto (não o produto químico). onde li de várias fontes q as lesmas não passam sobre o fio de cobre. percebem um cheiro e caem fora. *agora aguardo confirmação.

qto ao veneno químico será usado na parte externa inferior do muro e no solo ao lado. antes todos os vasos qdo na aplicação e alguns dias após serão mudados de local.

por hora, não vejo outra alternativa.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

cara eu tenho uma solução 200% eficaz e sem uso de qualquer veneno.

tenho o mesmo problema em horta aqui em casa. e minha solução foi fazer tudo suspenso.
ou seja pegue uma tabua ou qualquer outro material que queira e pendure de uma forma que não encoste em nenhuma parede, pode ate ficar próximo da parede, e so você calcular ela deve conseguir se esticar no máximo 5cm sendo assim a tabua deve ficar uns 7~10cm longe da parede. eu pendurei foi cachotões grandes para horta heh. so cuide para usar um material mais resistente para evitar cair, e de preferencia com uma corda mais longa tipo nada de pendurar uns 20cm de corda tá usa da viga do teto ou sei la 1m de corda de cada lado deve ficar ótimo e garanto que amenos que elas aprendam a voar ou uma boa escalada suas pc's estarão muito bem seguras.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Agradecido Smart,

foi isso q fiz +/-, uso prateleiras.observe q deixei uns fios de segurança, coloquei estes fios para prevenir pq afastei a tábua da parede e na base de sustentação "L" deixei sal em cima alem de várias voltas com fio de cobre (e tbm na madeira). parece q resolveu, mas só terei certeza nas próximas chuvas. sei q o terreno todo na parte onde fica sem sol, debaixo de vasos de flores de minha mãe continua cheio, devorando tudo.
veneno interno não podemos usar, temos cachorro. armadilha de cerveja pensei o cachorro tomar e ficar bêbedo. (brincar para distrair). : joia :
vlw as dicas


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então amigo edson, nesta foto das prateleiras, a que esta em destaque não tenho noção do estado de distancia da parece e nem da altura do pendulo, porem o vaso que esta a esquerda esta encostado na parede, e assim não adianta. quanto ao uso do sal, eu não recomendo pois ele não repele, ele apenas agride e se não for muito bem aplicado em cima da lesma nem matar ele consegue, alem de outros fatores problemáticos como, muito corrosivo para vários materiais como o ferro, muito prejudicial para plantas (caso seja jogado sobre o substrato) e solúvel em água ou seja em caso de lavagem da parede ja era... uma coisa eu sei lesma escalam 2m sem problema porem não aprenderam a pular e nem descer em materiais finos ou lisos, por se usar fio grosso pode ate ser que elas dessam por ele, ja recomendaria a troca por tipo linha de anzol, tipo a 0,200mm que aguenta 80kg em media. porem caso queira continuar com o seu uma tática que estudei e não implementei foi o uso de graxa + sal e no caso passar no fio. porem lembrando novamente o material para ficar bom deveria ser pendurado com material fino, lizo e com comprimento minimo por volta de 1m e não encostar em nada inclusive a o fio ou linha não marados na parede vertical.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

irei entrar em contato por mp. tudo o q eu puder fazer para não ver mudas perdidas, de outras s metade comida, farei. e buscar a precaução, qto mais, melhor. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem