Leaf cutting - P. x Sethos

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Desenvolvimento leaf cutting - P.x sethos

P.x sethos (planta adulta)
[img]http://farm5.static.flickr.com/4111/507 ... 0951_b.jpg[/img]

muda seedling germinada no final de maio
[img]http://farm5.static.flickr.com/4111/507 ... 2545_b.jpg[/img]
muda leaf depois de 1 mês e meio
[img]http://farm5.static.flickr.com/4092/507 ... f91e_b.jpg[/img]

Não somente o tempo de desenvolvimento é diferente mas também a forma como acontece.
Propagada por sementes a plantinha gerada é uma miniatura da planta adulta, com a roseta mais densa e leva muito mais tempo para crescer.
Por leafcutting, as folhas do broto são quase adultas e tem o crescimento acelerado.

: joia :
Editado pela última vez por MarcielS em 19 Abr 2011, 15:24, em um total de 1 vez.


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

UOLL...

Parabéns Marciel...
E obrigado por compartilha conosco...
Pois pouca informação sobre Pinguiculas temos por aqui...

Demorou quanto tempo pra germinar ai?

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

J4ck,
+ ou - 2 meses para que as poucas sementes que minha P.x sethos deu germinassem.
Comparando os dois métodos penso ser melhor o leaf cutting, pela agilidade e certeza em se obter a muda. :mrgreen:

Mas é bem legal acompanhar o desenvolvimento das seedlings.
Editado pela última vez por MarcielS em 19 Abr 2011, 15:25, em um total de 1 vez.


crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Fala Marciel, muito bom heim!? 14 mudas de 9 folhas!! :shock:

Eu ganhei folhas de P. Eseriana e P. Gigantea do Fabriciopvt de Goiania e comprei mudas de P. Tina, P. Cyclosecta, P. Agnata e uma que ainda não identifiquei..

Daí eu já coloquei as folhas de eseriana e gigantea no substrato, daí queria saber como você fez com umidade e iluminação?

Abrx.


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Blz crytech!! Então, somente deixo as folhas em cima do substrato e dou o maximo de umidade possível. Local bem iluminado. Eu uso até aquelas caixas retangulares de bombons Ferrero. Faço uns furinhos em cima, coloco o substrato dentro, umedeço bem e coloco as folhas sobre o substrato. Deixo longe do sol direto. : joia :


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Muito bom! 14 mudas de 9 folhas!? O.O
Não seriam 9 mudas de 14 folhas? Se for a primeira opção, deve valer muito a pena fazer os leaf cuttings...
Parabéns pelo sucesso! Adoro pings ^^

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Miguel Pandini
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 55
Registrado em: 28 Jun 2010, 09:42
Localização: Colatina - ES - Brasil
Agradecimentos: 1 vez
Contato:

Mensagem por Miguel Pandini »

Daniel Souza escreveu::) Show!!
Marciel, ja tentei aqui fazer isso mas a folha sempre apodrece, você pode informar os detalhes de como obter exito nisso? :roll:
Aqui uso musgo puro, e as minhas ficam apenas na claridade, oque você aconselha?

Obrigado
Olá, Daniel!
Acho que o problema aí é parecido com o meu aqui: clima!
Parece que a única ping que vive bem aqui é a P. primuliflora... Tenho muita vontade de cultivar outras espécies, mas esse calor infernal me desanima...


Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI

https://www.facebook.com/flora.pandini
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Marciel, fiz como voce mostrou no topico, utilizei tres folhas de P. gigantea, mantive longe do sol, e a umidade sempre alta. Ja estão la a mais de 1 semana e não apodreceram : joia :
Voltarei aqui para mostrar o resultado, seja positivo ou não ^^
Miguel Pandini escreveu:Olá, Daniel!
Acho que o problema aí é parecido com o meu aqui: clima!
Parece que a única ping que vive bem aqui é a P. primuliflora... Tenho muita vontade de cultivar outras espécies, mas esse calor infernal me desanima...
Olá Miguel
Então, aqui ja morreram muitas Pinguiculas (desconfio que curtam climas mais intermediarios).
Estou conseguindo manter estas:
P.gigantea,P.ionantha,P.primuliflora (todas cultivadas na sombra)

As duas primeiras estão bem, inclusive a P. gigantea deu haste floral. Ja a primuliflora, me deu varios sustos. Por exemplo, da ultima vez eu mudei o substrato, e as folhas da base foram escurecendo e ela ficou murcha, parecia prestes a morrer... Mantive a umidade alta e a sobra. Esta semana ela simplesmente promoveu varias brotaçoes nas folhas que ficam encostando na superficie do substrato, tem mudas nascendo a partir do centro da folha, nas bordas tambem, e ela parou de escurecer... até me assustei com essa :lol:
(Breve posto fotos)
Então, Miguel, acredito que nos casos como o nosso (clima quente), até podemos cultivar algumas Pings, porém com cuidados extras como : mante-las em umidade alta, sombra e solo adequado. Ao menos assim to mantendo estas que informei.
Estou fazendo um mini viveiro para elas, com iluminação artificial :mrgreen: (vamos ver no que da).
Não me conformo em não conseguir cultivar Pinguiculas, e não vou "jogar a toalha" tão facilmente, acredito que seja apenas uma questão de tecnica :lol:


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

E ai Daniel, mas a sua primuliflora chegou a morrer e deixou seus clones?
Ou continua crescendo tambem?

"acredito que seja apenas uma questão de tecnica"
hahahah, creio nisso também... Nem que eu tenha que comprar um refrigerador, hehehehe...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
bylex
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 22 Set 2010, 08:53
Localização: Barueri,SP

Mensagem por bylex »

Pessoal, uma dúvida: eu fiz um leafcutting com minha binata, dioneia e spatulata; as folhas começam a ficar marrons...marrons.. normal isso ou fiz algo de errado? Enterrei a base das folhas alguns mms embaixo do sphagnum molhado e cobri com 1 plastico e deixei numa janela que recebe claridade.

Abraços!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem