Leaf Cutting Pinguicula Gigantea (Passo a Passo)

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Acho muito legal ver o desenvolvimento das pc's... pra quem tá começando dá um gas a mais...

A proposito... pra "matar" minha curiosidade... qto de diâmetro tem uma P. gigantea qdo adulta? Qdo comprei minha esseriana, até tomei um susto com o tamanho diminuto dela... kkkkkkkk... eu sei q as fotos, as vezes, enganam, mas a P. gigantea me parece beeeeeeeeeem maior q a P.esseriana, é isso mesmo?


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Fátima, a P. esseriana é a menor das Pings enquanto a P. gigantea é a maior ;) . Esta espécie pode passar dos 15 cm de diâmetro quando adulta :shock: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Como minha dúvida de hj tem a ver com o leaf de pings, inclusive da pinguicula gigantea, vou postar aqui... se não for o local mais apropriado, peço q me avisem... q refaço a pergunta, tá? :D

Meus brotinhos q consegui a partir de leaf cuttings, estão assim:
[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-GSmP ... G_4155.JPG[/thumbnail]

Qdo eu sei q já é hora de transplantá-las pro vaso definitivo? Qdo a folha q as originou "some" completamente, ou posso fazer isso antes? Até pensei em mudar o brotinho da gigantea e da sethos nesse final de semana, mas fiquei com medo de fazer sem perguntar aos mestres e comprometer a saúde das mesmas... já q até aqui elas estão indo bem.... :D

Brigadin pela ajuda...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Eu tô gostando de ver tamanha dedicação ao hobby, meus parabéns Fátima. Quando a sua pergunta, eu sugiro que espere a folha que gerou o clone sumir por completo para poder remover as plantas e replantá-las nos vasos definitivos, mas isto é apenas uma sugestão minha, ou seja, você não é obrigada a segui-la a risca ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Eder

Mensagem por Eder »

Oi Fatima, ja pode transplanta-la se quiser, coloque uma em cada vasinho, escolha vasos pequenos.... :)


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Parabéns Fatima!

Se tiver raízes pode mudar para um vaso. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Hehehe.. .acho q vou pelo caminho do meio... rs...rs...

Vou colocar a sethos num vasinho q já tenho aqui separadinho e a gigantea vou esperar mais um tico... falta pouco pra folha-mãe (se é q posso chamá-la assim) "sumir"... até lá, acho q terei tempo pra ajeitar um cantinho pra ela na minha parede de pings mexicanas... :D

Brigada a todos!


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Fátima,

Uma curiosidade. Essa foi sua primeira tentativa?

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Oi, Paulo!

É a primeira com essas especies (sethos e gigantea)... antes dela fiz aquele leaf cutting com a folhinha da p. esseriana q compreio com o M.Ono e q veio toda reviradinha na caixa ("desserviço" dos correios). Essa pegou, mas como fiz no próprio vaso, não estou me preocupando com replantes... Depois vieram essas (sethos e gigantea) cujas folhas se soltaram tb sozinhas e q acabei colocando em outro pote, provisório, uma vez q não sabia se teria ou não sucesso com elas...

Agora a folhinha de esseriana q está no cantinho desse mesmo pote, essa foi "totalmente intencional", pois minha cunhada está tentando leaf cuttings dessa especie e não está obtendo sucesso... aí eu destaquei duas folhas da minha esseriana e as coloquei nesse potinho. Uma folha morreu e a outra já começou a ficar com "umbiguinho"... Agora resta descobrir pq os leafs da minha cunhada não "vingam"....


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Fátima,

Eu não lembro quantas tentativas fiz para conseguir leaf cutting de pinguicula gigantea, com a xSethos foi mais fácil (menos tentativas).

Meu grande problema é falta de sol, aqui tudo é na estufa.

Facilidades eu tive com estaquias de nepenthes e sem precisar usar nenhum artificio.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem