Iniciante

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
isabel
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Set 2012, 15:48
Localização: rj

Iniciante

Mensagem por isabel »

Oi, sou Isabel. A pouco tempo me interessei por plantas carnívoras, pesquisei algumas coisas, tipos de plantas, onde conseguir. Porém tenho várias dúvidas e gostaria de saber se podem me ajudar. Eu optei por começar pelas sementes, sei que deve ser mais difícil do que comprar a planta já crescida, porém eu queria ver desde o início o crescimento e desenvolvimento delas. Comprei pelo site um "Kit com 50 sementes de Plantas Carnivoras: 05 sementes de Dionaea muscipula + 10 sementes Drosera capensis alba + 25 sementes de Drosera burmannii + 10 sementes de Drosera spatulata". Veio também um pouco de musgo sphagnum. Então lá vão as dúvidas.

1-=Quanto mais ou menos de musgo por cada semente?

2-Existe tempo certo para plantá-las? Podem ser juntas ou cada espécie é uma por vez? As sementes vêm por cima certo?

3-Disseram que a melhor água seria a destilada, e que a água da torneira contém cloro. Posso utilizar anti-cloro (uso em aquários) para tirar o cloro da água e também medir o ph dela?

4-Plantas já crescidas precisam se acostumar com o sol do local quando compramos, botar 1hr num dia, 2hr no outro e ver como se comportam. Mas como são sementes, eu deixo elas ao sol sempre e com bastante água (prato ou no musgo) ou deixo em um local mais fresco?

5-Posso plantar em tempos meio nublados ou seria realmente melhor o sol?

6-Sobre mudança de substrato, quando preciso mudar?


obs.:Essas são algumas dúvidas para que eu não faça besteira antes de plantá-las, recebi hoje o kit de sementes. Eu realmente me preocupo em criá-las bem, então tendo mais dúvidas com certeza postarei no fórum. Grata desde já :).


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Oi Isabel, primeiramente seja bem vinda!
Bom, vamos lá...

1-=Quanto mais ou menos de musgo por cada semente?
R: Não existe uma quantidade certa, visto que as sementes são muito pequenas. Isso é definido por você, de acordo com o tamanho do vaso, de quantas plantas vai querer ter nele, essas coisas...

2-Existe tempo certo para plantá-las? Podem ser juntas ou cada espécie é uma por vez? As sementes vêm por cima certo?
A melhor época é a primavera/verão, tempo em que a umidade e o calor estão em alta, caracteristicas que as sementes de plantas carnívoras gostam para que ocorra sua germinação. Você pode plantas todas juntas. E sim, só coloque as sementes por cima do musgo.

3-Disseram que a melhor água seria a destilada, e que a água da torneira contém cloro. Posso utilizar anti-cloro (uso em aquários) para tirar o cloro da água e também medir o ph dela?
Tem um amigo do fórum que utiliza,e parece que a curto praso não teve nenhum problema... Porém não sei afirmar... Em todo caso, utilize o metodo de descansar a água mesmo...

4-Plantas já crescidas precisam se acostumar com o sol do local quando compramos, botar 1hr num dia, 2hr no outro e ver como se comportam. Mas como são sementes, eu deixo elas ao sol sempre e com bastante água (prato ou no musgo) ou deixo em um local mais fresco?
Pode deixar elas no sol sim, mas sempre mantenha o musgo umido. Você pode utilizar uma estufinha pet com alguns furinhos na parte superior e inferior para ajudar a manter a umidade.

5-Posso plantar em tempos meio nublados ou seria realmente melhor o sol?
O sol realmente é o melhor...

6-Sobre mudança de substrato, quando preciso mudar?
No caso de plantulas recém germinadas, elas com uns 4cm já podem passar por transplante. As plantas adultas você pode fazer essa mudança anualmente, se achar necessário...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
isabel
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Set 2012, 15:48
Localização: rj

Mensagem por isabel »

Obrigada pela ajuda! :)... Sobre o anti-cloro, acabei lendo pela internet que o anti-cloro acaba dando na água umas partículas de sal que fazem mal à planta mais tarde, não sei se é verídico... =/ E vou usar água descansada mesmo, acho que é uma boa opção..pelo menos umas 4 garrafas deve dar...revesando e tudo.. E como aqui está meio nublado eu vou esperar um dia mais quente antes que cheguemos no inverno.

Queria aproveitar para perguntar outra coisa... no dia que não há sol, devo me preocupar?

E outra coisa.. verifiquei no fórum que uma pessoa fez como se fosse uma mini-estufa, com copinhos plásticos, fazendo furinhos...talvez eu adote essa idéia..mas queria perguntar: Eu posso transplantar elas quando não couberem mais nos copinhos?


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

isabel escreveu:Obrigada pela ajuda! :)... Sobre o anti-cloro, acabei lendo pela internet que o anti-cloro acaba dando na água umas partículas de sal que fazem mal à planta mais tarde, não sei se é verídico... =/ E vou usar água descansada mesmo, acho que é uma boa opção..pelo menos umas 4 garrafas deve dar...revesando e tudo.. E como aqui está meio nublado eu vou esperar um dia mais quente antes que cheguemos no inverno.

Queria aproveitar para perguntar outra coisa... no dia que não há sol, devo me preocupar?

E outra coisa.. verifiquei no fórum que uma pessoa fez como se fosse uma mini-estufa, com copinhos plásticos, fazendo furinhos...talvez eu adote essa idéia..mas queria perguntar: Eu posso transplantar elas quando não couberem mais nos copinhos?

Bom, no dia em que não houver sol não precisa se preocupar rs... às vezes acontece...
E quanto ao transplante, você pode realizá-lo sim!


PS: Peço que por favor você se apresente nesse tópico, para que todos nós possamos conhecer você melhor, Isabel!
apresente-se-f33.html" onclick="window.open(this.href);return false;


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Olá, também sou iniciante e aprendi muita coisa por aqui.
Fiz como você, iniciei semeando, mas como semeei em pleno inverno (junho), elas demoraram muito pra germinar (foi quando não aguentei e comprei uma neps, droseras e dionaeas rs).
Na verdade, A D. capillaris demorou uns 40 dias e a burmani quase 60 dias (umas 3 sementes por enquanto). A Dionaea ainda não germinou e faz quase 3 meses que semeei.

Na primeira semana deixei numa espécie de estufa (aquelas embalagens de doce de padaria... fiz furos na tampa pra ventilação...
Aqui está o post com foto:
semeadura-t2548.html" onclick="window.open(this.href);return false;


1-=Quanto mais ou menos de musgo por cada semente?
Também comprei um pacote como o seu e dividi o musgo (olhe na foto).

2-Existe tempo certo para plantá-las? Podem ser juntas ou cada espécie é uma por vez? As sementes vêm por cima certo?
É, agora é que é o tempo certo, primavera. Separe as sementes por espécie, mesmo que sejam no mesmo pote. Sempre as semente por cima do substrato e água coloque sempre no prato abaixo para que as sementes não afundem.

3-Disseram que a melhor água seria a destilada, e que a água da torneira contém cloro. Posso utilizar anti-cloro (uso em aquários) para tirar o cloro da água e também medir o ph dela?
Tem um tópico falando sobre isso aqui:
post44855.html?hilit=anti%20cloro#p44855" onclick="window.open(this.href);return false;


4-Plantas já crescidas precisam se acostumar com o sol do local quando compramos, botar 1hr num dia, 2hr no outro e ver como se comportam. Mas como são sementes, eu deixo elas ao sol sempre e com bastante água (prato ou no musgo) ou deixo em um local mais fresco?
Deixei a primeira semana na estufa pegando só a claridade da janela, dentro de casa, depois deixei no sol diretão, mas retirei a tampa do pote pra não cozinhar as sementes.

Bom, apesar de já terem respondido as questões, espero ter contribuído de alguma forma.
Boa sorte e poste fotos pra que possamos acompanhar a evolução. ;)


isabel
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Set 2012, 15:48
Localização: rj

Mensagem por isabel »

WFERnando escreveu:
isabel escreveu:Obrigada pela ajuda! :)... Sobre o anti-cloro, acabei lendo pela internet que o anti-cloro acaba dando na água umas partículas de sal que fazem mal à planta mais tarde, não sei se é verídico... =/ E vou usar água descansada mesmo, acho que é uma boa opção..pelo menos umas 4 garrafas deve dar...revesando e tudo.. E como aqui está meio nublado eu vou esperar um dia mais quente antes que cheguemos no inverno.

Queria aproveitar para perguntar outra coisa... no dia que não há sol, devo me preocupar?

E outra coisa.. verifiquei no fórum que uma pessoa fez como se fosse uma mini-estufa, com copinhos plásticos, fazendo furinhos...talvez eu adote essa idéia..mas queria perguntar: Eu posso transplantar elas quando não couberem mais nos copinhos?

Bom, no dia em que não houver sol não precisa se preocupar rs... às vezes acontece...
E quanto ao transplante, você pode realizá-lo sim!


PS: Peço que por favor você se apresente nesse tópico, para que todos nós possamos conhecer você melhor, Isabel!
apresente-se-f33.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Desculpe, estava tão preocupada em tirar minhas dúvidas que esqueci! Mas já postei lá ^^.

Obrigada a todos que responderam minhas perguntas iniciantes haha xD. Decidi que plantarei elas hoje, ontem estava meio nublado, mas saiu um solzinho ótimo agora! Vou primeiramente tratar o musgo. Caso eu tenha mais algumas dúvidas eu posto aqui ^^ Ainda não sei qual água usar, pois ainda estou começando a preparação de água descansada.

É gente, acho que fiz besteira no meu primeiro plantio. :(...acabei não fervendo o musgo, pois segui somente o que o email de instruções dizia.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem