Iluminação

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Iluminação

Mensagem por b.alecio »

Galera!

Ja li sobre iluminação através de lampadas para plantas.

Estou com alguns seedlings e sementes que nem germinaram ainda...

Moro em apartamento... coloco as plantas na janela mas o sol só pega na parte da manha... No período da tarde não estou em casa para remanejá-las para outra janela.

Por isso, estou pensando em colocar uma lâmpada com temporizador para que elas sejam iluminadas por um período do dia.

Da para fazer isto?
É saudavel para a planta?
Se sim, qual lampada devo utilizar?


Abraço


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
rodgaba
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 05 Ago 2010, 19:13
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por rodgaba »

Olá,
De uma pesquisada em iluminação Led gasta muito pouca energia e tem uma eficiencia muiiiiito melhor, eu estou usando leds em um aquario plantado e as plantas estão indo muito bem.

normalmente led de 3w brancos e azuis ligados em serie com um resistor e uma fonte 12v (eu usei fonte de computador).
Fica a dica


Um dia de sol, outro de chuva = obrigado pelas sementes :)
Bom cultivo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Bruno.

Pode utilizar sim.
Coloque 2 fluorescentes de 20w (luz do dia) a distância de 15/20cm das germinadoras. Fotoperíodo de 16h/8h.

: joia :


Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Entao eu coloco as lampadas a esta distancia e deixo ligada das 18hrs as 8hrs? é isso?

Elas vao passar o dia na janela recebendo luz solar direta durante a manha e durante a noite receberão luz da lâmpada?

Me corrija se estiver errado. haha 8-)


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Isso mesmo. Mantenha esta distância e com este fotoperíodo 16h/8h.

Se for apenas para as sementes, pode ser só uma lampada PLL de 25w. Pode deixar na luz artificial mesmo que receba a luz do sol durante a parte da manhã. : joia :


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Para melhor rendimento da luz voce pode forar os cantos e o teto do local onde elas estiverem, com papel aluminio, para que a luz seja totalmente aproveitada.
: joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigo,


Dá uma olhada nesse tópico upgrade-na-minha-estufa-t2755.html" onclick="window.open(this.href);return false; é minha estufa.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Paulo escreveu:Amigo,

Dá uma olhada nesse tópico upgrade-na-minha-estufa-t2755.html é minha estufa.

Paulo
Legal Paulo,
Obrigado pela dica!

Vou fazer um em casa e futuramente posto as fotos!

Abraço!!


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem