Iluminação Artificial

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Canovaaugusto
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 655
Registrado em: 05 Dez 2010, 00:03
Localização: Santa Bárbara d´Oeste - SP

Mensagem por Canovaaugusto »

Pessoal, venho percebendo que as plantas expostas a iluminação artificial, crescem muito mais rápido, e num ritmo muito mais acelerado que as expostas ao sol...

Percebi também, que aumentaram muito o número de floração, do que as demais expostas ao sol...

Tenho plantas desde seedings de D. intermedia, D burmanni e D capensis ´´alba´´... E percebi que os que estão expostas ao sol, apresentam um crescimento lento, mas ficam muito mais bonitas, vermelhinhas, com uma coloração muito mais radiante... A D. capensis ´´alba´´, parece red...

Percebi também, que a iluminação artificial, se tornou mais eficiente na germinação de sementes, melhorando a rapidez na germinação, maior crescimento, e melhor taxa de germinação, do que as expostas ao sol....

Também percebi o aumento significativo do crescimento de algas, bem maior que na estufa exposta ao sol...

Uso sombrite 70% na estufa no sol..
Uso 2 flourescentes de 40 w 5000k, 2 flourescentes 40 w 6400k, e uma hqi de 150 w 5000k... Na estufa com iluminação artificial...

Logo tiro fotos pra vcs verem.. Abs..


[url=http://carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=653]Minha Growlist[/url]

[url=http://plantas.carnivoras.com.br/topic1597.html]Minha Galeria[/url]

[img]http://img263.imageshack.us/img263/858/7255pcbr2008b.gif[/img]

Luiz Fernando Canova Augusto
Marcelo Silva
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Out 2011, 13:58
Localização: brasil

Mensagem por Marcelo Silva »

Canovaaugusto escreveu:Pessoal, venho percebendo que as plantas expostas a iluminação artificial, crescem muito mais rápido, e num ritmo muito mais acelerado que as expostas ao sol...

Percebi também, que aumentaram muito o número de floração, do que as demais expostas ao sol...

Tenho plantas desde seedings de D. intermedia, D burmanni e D capensis ´´alba´´... E percebi que os que estão expostas ao sol, apresentam um crescimento lento, mas ficam muito mais bonitas, vermelhinhas, com uma coloração muito mais radiante... A D. capensis ´´alba´´, parece red...

Percebi também, que a iluminação artificial, se tornou mais eficiente na germinação de sementes, melhorando a rapidez na germinação, maior crescimento, e melhor taxa de germinação, do que as expostas ao sol....

Também percebi o aumento significativo do crescimento de algas, bem maior que na estufa exposta ao sol...

Uso sombrite 70% na estufa no sol..
Uso 2 flourescentes de 40 w 5000k, 2 flourescentes 40 w 6400k, e uma hqi de 150 w 5000k... Na estufa com iluminação artificial...

Logo tiro fotos pra vcs verem.. Abs..
Meu nobre Canovaugusto, as pc que você notou maior crescimento sobre luz artificial receberam luz artificial como única fonte de luz (não recebendo luz solar), ou receberam luz artificial como um suplemento à luz solar? É que estou muito interessado em cultivar pc, mas somente sobre luz artificial e não sei se poderei manter umas dioneas e droseas somente com lampadas fluorescentes. Sei que isso seria impossível a sarracenias não é verdade? :geek:


Canovaaugusto
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 655
Registrado em: 05 Dez 2010, 00:03
Localização: Santa Bárbara d´Oeste - SP

Mensagem por Canovaaugusto »

Marcelo Silva escreveu:Meu nobre Canovaugusto, as pc que você notou maior crescimento sobre luz artificial receberam luz artificial como única fonte de luz (não recebendo luz solar), ou receberam luz artificial como um suplemento à luz solar? É que estou muito interessado em cultivar pc, mas somente sobre luz artificial e não sei se poderei manter umas dioneas e droseas somente com lampadas fluorescentes. Sei que isso seria impossível a sarracenias não é verdade? :geek:
Olá Marcelo... Minhas plantas, recebem luz indireta bem fraca o dia todo, e a noite recebem luz artificial, acho que por isso acontece o crescimento mais rápido... Posso garantir, pra quem não tem espaço ou luz solar, que a iluminação pode ser muito bem ultilizada.. Tenho sarracenias também em cultivo, e dionaeas, e vão muito bem... Não apresentam as cores radiantes, como as expostas a luz solar. Mas quem pode investir em lâmpadas especiais para plantas, consegue cores muito belas... Existem muitos gringos, que só cultivam plantas assim...

Qualquer dúvida pode perguntar.. Abs...


[url=http://carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=653]Minha Growlist[/url]

[url=http://plantas.carnivoras.com.br/topic1597.html]Minha Galeria[/url]

[img]http://img263.imageshack.us/img263/858/7255pcbr2008b.gif[/img]

Luiz Fernando Canova Augusto
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 956
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Fala galera estou ressuscitando esse tópico para saber quem do fórum ainda cultiva Pc's em iluminação artificial, e os resultados de cada um, as minhas estão sendo cultivadas com iluminação led, mais alguém para compartilhar experiências ?


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
evertonsca
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Nov 2019, 08:39
Localização: Mogi Guaçu SP
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por evertonsca »

Então , tambem estou com essa duvida amigo , comprei uma dionea porem o SOL aqui em casa bate 1 hora por dia só KKK , e 2 horas de tarde na parte do fundo da casa . Pois moro embaixo de um sobrado e com muros altos , sem condição de sol . Porem mesmo assim quis tentar comprar e ver no que da.
Depois do Sol das 8 as 9 da manha eu deixo uma lampada de LED 15w 6500K ligada até as 22 ~ 23 horas da noite! Sem estufa . E por enquanto esta indo , eu ja comprei ela com algumas armadilhas pretas . Pretendo comprar uma ou duas Lâmpada 28w Uv Led Grow Hidroponia Full Spectrum Indoor Ufo . Eu quero muito cultivar plantas carnivoras!

***

seu primeiro passo para a participação será a sua apresentação. : joia :
 ! Mensagem de: Edson Poscai
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação. Caso algum membro não o tenha feito, solicitamos fazê-lo e dar uma lida nos tópicos indicados. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. : joia :
Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum


Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 956
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

evertonsca escreveu: 27 Nov 2019, 19:55 Então , tambem estou com essa duvida amigo , comprei uma dionea porem o SOL aqui em casa bate 1 hora por dia só KKK , e 2 horas de tarde na parte do fundo da casa . Pois moro embaixo de um sobrado e com muros altos , sem condição de sol . Porem mesmo assim quis tentar comprar e ver no que da.
Depois do Sol das 8 as 9 da manha eu deixo uma lampada de LED 15w 6500K ligada até as 22 ~ 23 horas da noite! Sem estufa . E por enquanto esta indo , eu ja comprei ela com algumas armadilhas pretas . Pretendo comprar uma ou duas Lâmpada 28w Uv Led Grow Hidroponia Full Spectrum Indoor Ufo . Eu quero muito cultivar plantas carnivoras!
Estou cultivando algumas droseras com iluminação led também, no meu caso são 4 lâmpadas (2 amarelas 850 lm e 2 brancas 1520 lm) , também sem estufa e estão indo super bem, como você moro em apartamento e não tenho luz solar disponível e como amo essas plantas resolvi tentar, inclusive tenho um leaf brotando com apenas 12 dias de plantio, segue algumas fotos
ImagemImagemImagemImagemImagem


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
evertonsca
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Nov 2019, 08:39
Localização: Mogi Guaçu SP
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por evertonsca »

aquis escreveu: 27 Nov 2019, 22:46
evertonsca escreveu: 27 Nov 2019, 19:55 Então , tambem estou com essa duvida amigo , comprei uma dionea porem o SOL aqui em casa bate 1 hora por dia só KKK , e 2 horas de tarde na parte do fundo da casa . Pois moro embaixo de um sobrado e com muros altos , sem condição de sol . Porem mesmo assim quis tentar comprar e ver no que da.
Depois do Sol das 8 as 9 da manha eu deixo uma lampada de LED 15w 6500K ligada até as 22 ~ 23 horas da noite! Sem estufa . E por enquanto esta indo , eu ja comprei ela com algumas armadilhas pretas . Pretendo comprar uma ou duas Lâmpada 28w Uv Led Grow Hidroponia Full Spectrum Indoor Ufo . Eu quero muito cultivar plantas carnivoras!
Estou cultivando algumas droseras com iluminação led também, no meu caso são 4 lâmpadas (2 amarelas 850 lm e 2 brancas 1520 lm) , também sem estufa e estão indo super bem, como você moro em apartamento e não tenho luz solar disponível e como amo essas plantas resolvi tentar, inclusive tenho um leaf brotando com apenas 12 dias de plantio, segue algumas fotos
ImagemImagemImagemImagemImagem
Estas lampadas que você esta usando são lampadas comum de casa? E onde estão suas plantas pega algum tempo de sol ?
Vi em alguns canais do youtube os gringos cultivarem dentro de casa sem nenhum tipo de sol só com lampadas led porem não sei se são especiais . Eu quero muito cultivar estes tipos de plantas, mas preciso fazer um painel de lampadas mais ou menos igual voce fez para ver pois uso só 1 lampada e é muito fraca .


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

evertonsca,
 ! Mensagem de: Edson Poscai
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação. Caso algum membro não o tenha feito, solicitamos fazê-lo e dar uma lida nos tópicos indicados. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. : joia :
Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 956
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

evertonsca escreveu: 28 Nov 2019, 10:20
aquis escreveu: 27 Nov 2019, 22:46
evertonsca escreveu: 27 Nov 2019, 19:55 Então , tambem estou com essa duvida amigo , comprei uma dionea porem o SOL aqui em casa bate 1 hora por dia só KKK , e 2 horas de tarde na parte do fundo da casa . Pois moro embaixo de um sobrado e com muros altos , sem condição de sol . Porem mesmo assim quis tentar comprar e ver no que da.
Depois do Sol das 8 as 9 da manha eu deixo uma lampada de LED 15w 6500K ligada até as 22 ~ 23 horas da noite! Sem estufa . E por enquanto esta indo , eu ja comprei ela com algumas armadilhas pretas . Pretendo comprar uma ou duas Lâmpada 28w Uv Led Grow Hidroponia Full Spectrum Indoor Ufo . Eu quero muito cultivar plantas carnivoras!
Estou cultivando algumas droseras com iluminação led também, no meu caso são 4 lâmpadas (2 amarelas 850 lm e 2 brancas 1520 lm) , também sem estufa e estão indo super bem, como você moro em apartamento e não tenho luz solar disponível e como amo essas plantas resolvi tentar, inclusive tenho um leaf brotando com apenas 12 dias de plantio, segue algumas fotos
ImagemImagemImagemImagemImagem
Estas lampadas que você esta usando são lampadas comum de casa? E onde estão suas plantas pega algum tempo de sol ?
Vi em alguns canais do youtube os gringos cultivarem dentro de casa sem nenhum tipo de sol só com lampadas led porem não sei se são especiais . Eu quero muito cultivar estes tipos de plantas, mas preciso fazer um painel de lampadas mais ou menos igual voce fez para ver pois uso só 1 lampada e é muito fraca .
Cultivo somente com lâmpadas led comuns, sem nenhuma incidência solar, as lâmpadas amarelas são de 9,5 watts e as brancas são de 13,5 watts, eu instalei um aplicativo no celular chamado "luz light meter" e fiz a medição de luz e apresentou um resultado consistente de 40,000 a 50,000 luz, li num artigo que uma planta precisa de ao menos 30,000 lux para se desenvolver de forma rápida, e tudo parece correr bem, comprei uma lâmpada própria para plantas da China e já até chegou no Brasil mas por enquanto a alfândega não liberou.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem