Iluminação artificial para plantas carnívoras

Divulgue as fotos das suas plantas carnívoras.
Responder
ROBSON
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Out 2014, 12:09
Localização: ENGENHO DE DENTRO, RIO DE JANEIRO, RJ

Iluminação artificial para plantas carnívoras

Mensagem por ROBSON »

Pessoal,
Moro em um apartamento no RJ e resolvi criar algumas plantas, várias dificuldades apareceram, a primeira delas foi a falta de espaço, aonde colocar as plantas, depois de intensa negociação com a minha mulher, descolei um móvel na sala. Aí apareceu um outro obstáculo, o local não tem iluminação suficiente. Comprei uma luminária e coloquei um lâmpada de LED de 10W, com isso os cactos que tinha começaram a crescer de uma maneira estranha, muito compridos e estreitos. Foi neste momento que passando em uma barraca dessas que vendem plantas vi duas Dionaeas, acheias lindas e as comprei, comecei a ler sobre elas e vi que o buraco é mais embaixo para se ter sucesso com elas, mas gostei e vou continuar. Pelo que li elas gostam de iluminação intensa minha lampádazinha de 10W não ia dar conta do recado, então troquei a luminária por um refletor de LED de 40W que está posicionado a 50 cm de distância das Dionaeas . Agora a iluminação parece boa mas como fiz isso a somente cinco dias não sei se terei resultados positivos.
Acredito que este problema de falta de iluminação natural suficiente seja comum a muitos dos que gostam de PCs e podíamos então trocar nossas experências a fim de facilitar a nossa vida.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pelo que entendi pretende cultivar suas PCs junto com seus Cactos, é isso mesmo? Bom, se for isso saiba que as primeiras vivem em ambientes úmidos e os segundos em regiões áridas o que pode ser um problema. A única coisa em comum é que ambos apreciam o Sol, porém conforme disse irá se valer de iluminação artificial para lidar com a falta de luz solar direta.

A priori isto não vejo empecilho algum nisso, mas conforme o cultivo aumenta terá que ir melhorando o esquema o que tende a encarecer o hobby a médio/longo prazo. É claro que os custos nem se comparam a manter um aquário profissional, entretanto cabe a mim alertá-lo desse detalhe.

Eu sugiro que dê uma olhada no tópico Iluminação Artificial que tenho certeza que ali você encontrará a resposta para a maioria de suas dúvidas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
ROBSON
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 07 Out 2014, 12:09
Localização: ENGENHO DE DENTRO, RIO DE JANEIRO, RJ

Mensagem por ROBSON »

Rodrigo F. Costa
Obrigado pela informação,
Na verdade os cactus e as carnívoras só terão em comum a iluminação, quanto ao substrato estarão em recipientes diferentes e nas composições especificas para cada tipo. Dei uma olhada no tópico Iluminação Artificial que você recomendou e achei muito legal, vou pegar algumas dicas e comparar com o que estou fazendo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem